Ogum repudia Oyá por causa de Xangô

Postado por: Ebomi at 14:09 2 Comentarios
Conta a lenda/iton que Ogum repudia Oyá por causa de Xangô. Orixá Ogum vivia com Oyá, um dia seu irmão Xangô foi visitá-lo e, na casa de Ogum, Xangô deparou com sua bela mulher. Voltou para casa atormentado pela beleza que vira. Desejou Oyá ardentemente.

Não desistia da ideia de possuir a mulher do seu irmão. Xangô voltou à casa de Ogum dizendo-se doente, nem conseguia se alimentar.

ogum - ogun - oggun - orisa - orixá - orisha - candomble - umbanda

Ogum acudiu-o e pediu-lhe que ensinasse a Oyá (Yansã) o preparo de seu prato predileto, o amalá, que sem dúvida saciaria sua fome e o curaria.

Oiá preparou o amalá conforme ensinado.

Antes de comê-lo, Xangô pediu a Oiá que acrescentasse um pó, advertindo-a contudo que não provasse da comida. Xangô comeu com gula e saciou a fome.

A proibição deixou Oiá muito curiosa. No dia seguinte, Iansã fez novamente a comida, mas desta vez não resistiu e provou dela. Disse a Xangô não ter sentido nada especial.

Xangô entregou-lhe o pó para acrescentar. O pó tinha o poder de botar labaredas pela boca.  Oiá pôs o pó no amalá e comeu dele.

Ogum repudia Oyá


Desde então Oiá tem o poder de botar fogo pela boca. Ogum, ao ver sua mulher cuspindo fogo, repudiou Yansã e a entregou a Xangô,  Xangô cinicamente recusou a oferta. Ogum insistiu para que levasse Oiá dali.

Xangô tinha enganado Ogum. Xangô levou Oiá para casa, feliz com sua vitória.


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top