O QUE É SACUDIMENTO? Ebó ou Limpeza?

Postado por: Ebomi at 17:43 25 Comentarios
Sacudimento, o que é? Ebó tem a ver com o “sacudimento” Ebó ou limpeza? O que realmente é o termo “sacudimento”? “Sacudimento” é um termo da língua portuguesa que quer dizer ritual e sendo feito pela grande maioria dos terreiros, e que faz parte da vida do Orixá.

Se nós o analisarmos melhor veremos que “sacudimento” quer dizer “ebo”, pois se trata de um ritual realmente muito semelhante ao “ebó” praticado.

ebó - sacudimento - limpeza - descarrego - candomblé - umbanda

*Uma profunda e eficaz limpeza espiritual - **muito semelhante a um ebó completo* É um descarrego muito forte e ao mesmo tempo uma reorganização energética. Pode ser feito em pessoas ou ambientes. Costumam conter muitos elementos como ervas, frutas, verduras, flores,
velas, água de mar, rio, chuva ou cachoeira, sementes, comidas dos orixás ebós diversos, axés de procedência animal, etc. É feito pelo Babalorixá ou Yialorixá, após uma consulta ao oráculo de Ifá para saber se há problemas de Odús e quais as energias de Orixás
necessitam ser trabalhadas na pessoa em questão.

Pode ser feito no Ilé (terreiro, casa de santo) ou em ambientes da natureza, principalmente matas com cachoeiras.

Quase sempre é feito em pessoas que estão por demais carregadas e desenergizados, sofrendo com doenças físicas e psíquicas. Antes, durante e após o "sacudimento" alguns preceitos devem ser rigorosamente cumpridos.

Exige uma grande mobilização por parte do Babalorixá de Candomblé  (Yialorixá) e de seus filhos de santo mais preparados. Normalmente é cobrado pelo feito e pelos materiais usados. O que é muito justo, pois demanda tempo, dedicação e gastos financeiros e energéticos.
Os elementos são passados no corpo da pessoa para que haja uma transferência das energias carregadas do corpo e aura da pessoa para esses elementos.

Outros têm a função de após o descarrego, energizar e reorganizar os padrões vibratórios energéticos da pessoa.

As pessoas que são beneficiados por esse trabalho, quando feito por quem sabe e de modo correto, melhoram significativamente em todos os sentidos: libertação de energias de Eguns, feitiços, maldições, pragas, inveja, etc. Mas faça com um Babalorixá ou uma Yialorixá de fato candomblecistas e
não aventureiros que não têm conhecimento, moral e competência e apenas querem tomar o seu dinheiro.

ELEMENTOS MAIS USADOS NOS SACUDIMENTOS


milho amarelo e branco /pipoca/ amido de milho
farinhas diversas em forma de massas e bolinhos
arroz
feijão
canjica
pães
ovos cozidos e crus (galinha, pata, codorna)
aves
peixes
carnes
vísceras - O sacudimento com bifes, fígado e outras vísceras têm como objetivo principal atrair para esses elementos os miasmas, elementares (normalmente vampiros por natureza) e outras formas de "vida astral" que estejam buscando na aura de alguém os princípios que encontrarão mais facilmente nesses elementos que lhes são ofertados e pois que a ele se agregam. Neste caso, quanto mais "frescos", melhor funcionarão].
Sal grosso
carvão vegetal
enxofre
argila - lama - lodo pantanoso
areia de diversas procedências (mar, rio)
terra
água de diversas procedências (mar, rio, cachoeira)
batata
cará
alho
cebola
alface
Comidas dos Santos, principalmente as Iansã, Omolú, Nanã e Exú. ____________

A palavra “ebo” tem a interpretação muito ampla dentro do culto tradicional. No afro-brasileiro “ebo” é aquele em que Exu (Eshu) é ofertado e demais acessórios são oferecidos a este ritual, em que a pessoa está envolvida. No tradicional “ebo” é utilizado nas práticas dos sacerdotes do Orixá, e também de Ifá.
Ele envolve além dos sacrifícios a Exu, outros rituais relativos as outras divindades em questão, que participam das narrativas dos “Ésè Ifá” narrados, quando da apresentação do “Odu” ao consulente.

Mas todo este aspecto está envolvido somente num só “ebo”, que como explicamos se trata do culto tradicional. Por isso “sacudimento” também pode ser chamado de “ebo”, porque também é um ritual semelhante a este último. Para os iorubás o termo de “sacudimento” é desconhecido dentro do seu
culto, e o mesmo nós poderemos ver em outros rituais, os quais são aplicados através de outras formas.

Ebó” quer dizer que na língua portuguesa: que vós cultuais, afirmando assim a prática do culto a ser realizado enfatizando a necessidade do ritual.


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

25 comentários:

  1. Na boa para mim voces não deveria ta mostrado isso pos muitas gente pega daqui certo alguams dessa coisas de fato pega e cada nacoes tem sua forma de trabalho mais de lipeza de egun e ebo sao um poucos diferente mais quase as mesma coisas ai um vem e pega por aqui e atrapalha a vida dos outro meu zelador faleceu agora pouco tempo tava com 19 dia de ter dado meu bori completo ele mi deu o dolugu com a firma de todo os orixa mais ele encomedor uma conta de buzios africanos eu não sei porque ele encomefor para mi e se vou busca ou n mas mo ponto de vista voces n deveria colocar isso em a mostra de ebo e sacudimeto desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo seu ponto de vista, mas está esquecendo de um pequeno fator, todo ebó só pode ser retirado no jogo, na grande maioria dos ebós que vejo por aí em casas de candomblé é (saiu 7 Odi negativo), então faz a receita de bolo do ebó de 7, mas não é assim, tudo que tem no site serve de orientação, mas o que é determinante é o EXÚ do jogo que traz o ebó correto para cada caso. Sorte axé.

      Excluir
    2. irmão, isso irá depender realmente de cada cultura (nação, etc), mas o resguardo é para o corpo, não apenas sexo.

      Excluir
  2. Gostaria de tirar uma dúvida se a pessoa não consegui emprego,td está dando errado e mandam ir para a mata quebrar a idade desta pessoa em ovos brancos na cabeça e quebrar a idade em ovos vermelhos com os pés,isso é para tirar td que está atrapalhando a vida desta pessoa

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de uma explicação,se uma pessoa não está conseguindo trabalho e td que faz não dá certo e mandam a pessoa ir a uma mata quebrar a idade dela em ovos brancos na cabeça e a idade em ovos vermelhos com os pés,é um ebó de descarrego?

    ResponderExcluir
  4. Ola ,eu tomei um ebo,tem 32 dias esta tudo dando errado,e eu li aqui q eu n poderia ter relaçoes nem beber,,o pai de santo n disse nada esta certo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure alguem de confiança!

      Excluir
    2. Todo ebo tem seu preceito, dependendo do que o ebo levar vc não pode comer, e pior ainda ter relação sexual, usar drogas bebê etc... O pai de santo tinha que te falado tudo sobre isso !

      Excluir
    3. infelizmente não concordo, Tem ebós específicos que você tem restrição a comer determinada coisa, já resguardo?! Acredito que não, mas respeito a cultura que mantém, mas não encontro em lugar algum escrito que a pessoa que fez Ebó irá ter resguardo de algo, na regra é, durante o processo de cerimonia, haverá suas restrições, apos levantar tudo e encaminhar o Ebó, apenas restará as restrições especificas de cada ebó/odu/caminho, senão irá virar uma receita de bolo, todo ebó não pode fazer, sexo, beber, brigar, tomar chuva, sol, sereno, falar alto, etc. Cada Odu/Omo odu, tem sua passagem (iton/lenda) que conta espeficificamente o que e o por que não pode fazer determinada coisa.

      Excluir
  5. Todo ebo tem um preceito a ser respeitado, dependendo do que o ebo for vc não pode comer, pior ainda ter relação sexual, beber, usar drogas etc...pois o pai de santo tinha que ter te falado tudo!

    ResponderExcluir
  6. E possível fazer um ebo sem a pessoa presente

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Fiz um ebó pra abrir caminhos e depois fiz uma oferenda para o meu orixá. Desde então as coisaa parecem q estão piorando no lugar de melhorar. O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Gostaria de saber qual significado do acaça amarelo e acaça branco em um ebó de limpeza. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure uma casa de Ifá, vá no facebook e pesquise por Ifa nilorun, é uma casa bem grande, a maior do brasil, pois você precisa realmente de um jogo mais aprofundado para saber o que há de errado. sorte axé.

      Excluir
  9. Logo após que faz um Ebo da reação, vc piora pra depois melhorar, fiz um sacudimento faz 8 dias sinto fortes dores de cabeça náuseas tremor o meu pai de Santo disse que estou no meio da tempestade pra depois vim a abundância, que o processo é assim mesmo está colocando pra fora , gostaria de saber se é isso mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Ola ja tem um ano e quatro meses que minha vida da tudo errado separei do nada .fiz varios ebo pra ter meu casamento de volta e o minimo que eu conseguir foi ter meu ex me precurado e muitasbrigasn consegui voltar de jeito nenhum . pra completar quase me suicidei ...tudo da errado tava trabalgando desempreguei ti ha minha casa vendi to morando distante de tds e passabdo maior sufoco.dizem que estou muito carregada e que fizeram trabalho pra mim destruir tbm estou acompanhada de egum .n sei mas o que fazer estou no fundo do poço :( ate com minha filha eatou tendo problemas mi ha mae parou de falar cmg minha vida esta literalmente destruída ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmã, procure ajuda, pois os orixás estão lhe esperando para lhe ajudar, infelizmente nem tudo se resovle com fé, a fé é um ponto muito importante que ativa varios Axés, mas é preciso de cuidados espirituais. sorte axé.

      Excluir
  11. POR FAVOR TIRE MINHA DUVIDA FIZ UK PEOCESSO DE LIMPEZA ESPIRITUAL E DISSE QUE NAO PODIA NAMORAR POR 7 DIAS O NAMORA QUE ELE DISSE FOI SO DE BEIJO mais até onde sei a restrição é soo pra sexo obs tem outras comidas mais o beijo na boca nunca ouvir dizer ser restrição.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Se a pessoa que passar ebó em vc tiver alguma antipatia por vc isso prejudica o ebó/sacudimento?

    Se o Babalorixà colocar algum outro filho do ilê ou pai/mãe pequeno para passar o ebó?

    ResponderExcluir
  13. existe fazer um ebó sem a pessoa presente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe, se o sacudimento é no corpo da pessoa.

      Excluir
  14. Eu já fui em Dois Pai de Santo, os dois realizaram o Sacudimento segundo eles uma limpeza geral fizeram em mim, fiz tudo o quê eles orientaram seguir todas as riscas, gastei muito dinheiro, hoje minha vida anda bem pior em todos os aspectos principalmente na saúde e os meus caminhos continuam fechados

    ResponderExcluir
  15. Uma Duvida, pode ser feito limpeza de corpo em dia de finados ?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top