Lenda sobre Iku “A Morte” - Entendimento

Postado por: Ebomi at 12:33 1 Commentario
 O Orixá Iku (a morte) não existe culto direto a ele(a) e por esta razão ele deve ser cultuado através dos mortos, masculinos ou femininos, por Orô ou Iyámi, por Egúngún ou Elerikô, o Deus que possui a função de exercer o poder da morte chama-se Iku, trata-se de uma divindade masculina, .

Afirma a tradição que Iku começou a matar depois que viu sua mãe ser espancada e morta na  praça do mercado, sendo depois dominado por seus que conseguiram que ele comesse o que lhe era proibido. Quem ensinou como anular a atividade de Iku, foi sua mulher chamada Olójòngbòdú.

Orixá IKU - a Morte - Candomblé - umbanda - culto - afro - santeria

IKÚ E A ANCESTRALIDADE


Nos conta assim, um fragmento do verso do Odù Òyèkú Méjì: "....

Quando Ìfá falou sobre Olójòngbòdú, a mulher de Ìkú que foi chamada logo cedo pela manhã, foi perguntado o que seu marido não poderia comer, que o tornasse incapaz de matar outros filhos das pessoas?

- ela disse que Ìkú, seu marido, não poderia comer ratos, pois se comesse, suas mãos tremeriam sem parar;

- Ela disse que Ìkú, seu marido, não poderia comer peixe, poi se comesse, seus pés tremeriam sem parar ;

- Ela disse que Ìkú, seu marido, não poderia comer ovo de pata, pois se comesse, ele vomitaria sem parar...

" Outro método de enfraquecer a atividade de Ìkú é registrado no oráculo de Ifá, através do modo como Èsù subornou o filho de Ikú, para que este revelasse o modo como Ìkú matava, Omòikú (filhos da morte) então revela que seu pai, matava através de sua clava, tornando-se fraco sem este instrumento, o qual Èxú com a ajuda do Ijàpàá, esconde. "

... Ijàpàá gbé òrúkú l'owó ikú..." ( o cágado retira a clava das mãos de Ikú ).

Posteriormente, Ìkú faz um pacto com Òrúnmilá, através da condição dele ajudá-lo a recobrar a sua clava; então, Orixá Ìkú só levaria antecipadamente aqueles que não se colocassem sobrê a proteção de Òrùmilá (Orunla). Outro texto do Odù Ìròsùnsè, nos conta como Orí (cabeça) e Òrùnmilá, impediram a atuação de Ìkú sobre a cabeça de alguém.

Mais sobre IKU:


 


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

Um comentário:

  1. No culto Lesse Egun, existe um assentamento destinado a Ikú, Orixá que personifica a morte.
    Sendo que, ao contrário desta foto que representa a morte de forma cadavérica segurando uma foice, Ikú é descrito como um jovem excepcionalmente belo. É através dos seus encantos, que ele aparece para as pessoas, que seduzidas ou envolvidas por ele as acompanham.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top