Obaluaiê tem as feridas transformadas em pipoca por Yansã

Postado por: Ebomi at 11:33 2 Comentarios
Conta a lenda que o Orixá Omolu Obaluaiê tem as feridas curadas e transformadas em pipoca por Yansã e se tornou muito bonito e respeitado pelos Orixás e no culto Lesé Orixá.

Chegando de viagem à aldeia onde, nascera, Obaluaê viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os orixás.

obaluae - Omolu - sapata - ajunsun - xapana - Obaluayiê - Orixá - Candomblé - Umbanda

Obaluaê não podia entrar na festa, devido à sua medonha aparência.Então ficou espreitando pelas frestas do terreiro.

O Orixá Ogum, ao perceber a angústia do orixá,  cobriu-o com uma roupa de palha que ocultava sua cabeça e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos.
Apesar de envergonhado, Obaluaê entrou, mas ninguém se aproximava dele. Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho.

Ela compreendia a triste situação de Omulu e dele se compadecia, Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão.

O xirê estava animado. Os orixás dançavam alegremente com suas ekejis. Yansã chegou então bem perto dele e soprou suas roupas de mariô, levantando as palhas que cobriam sua pestilência.

Obaluaê tem as feridas transformadas em pipoca por Yansã


Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Obaluaiê (Omolu) pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão.

Obaluaiê, o deus das doenças, transformou-se num jovem, num jovem belo e encantador.

Orixá Obaluaê e Iansã Igbalé tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espíritos (Eggun), partilhando o poder único de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.

No candomblé tem sua ritmo próprio (toque) o Opanijé, sua saudação é Atotô (silêncio!!), seu dia da semana é segunda-feira, suas contas (colar) preto com branco, entre outras cores.

Mais sobre o Orixá Omolu / Obaluaiê





 


Olubajé Completo de Omolu com letra e Tradução




O Olubajé está completo com os Ritmos, rezas e todo Xirê de Omolu em uma playlist. Sorte axé a todos irmãos!


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

  1. gostaria de saber o significado de sonhar com omulu, eu estava dormindo e no meu sonho ele estava em meu quarto me olhando, sem falar ou fazer movimentos ai acordei assustada e olhei na direção que ele estava e não vi nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Omolu está lhe protegendo, mas seria bom que procurasse um jogo.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top