Diferença entre Exu - Pomba Gira e Quiumba

Postado por: Ebomi at 10:36 5 Comentarios

Qual é a diferença entre Exú/Pomba Gira e os Quiumbas na Umbanda e Candomblé? Os quiumbas são malfeitores do astral (espíritos sem luz), avessos ao bem e altamente perturbadores. Tanto que há concordância entre autores quanto ao fato de serem eles os verdadeiros executores dos trabalhos destinados ao mal.

Afinal, qual a diferença entre Exu e quiumba?

 São os costumeiros “encostos” ou “rabos de encruza”, que de uma forma geral precisam ser encaminhados do caminho espiritual de uma pessoa que mesmo com a intenção de fazer o bem acabam por fazer o mal.

Fazem-nos pensar que muitos quiumbas mistificam, fingindo, em casas desatentas, serem Exus ou até mesmo Orixás, com fins de alcançar seus objetivos.

Diferença entre Exú Pomba Gira e Quiumbas - Umbanda Candomblé kimbanda

Classificação dos Exús e Pomba Giras

A Quimbanda

POMBAGIRA - EXU-MULHER – Kimbanda


Já os Exus e Pomba Giras, não. São eles que desmancham os trabalhos de magia negra, transportando magneticamente as mazelas, as dores e doenças físicas e espirituais, aliviando carmas. Alguns Exus e Pomba Giras, por estarem ainda no início de sua evolução, como trabalhadores do bem, necessitam, necessitam orientação e doutrina, tanto pelo médium como pelos diretores dos trabalhos (cacique, chefe ou babalorixá) e devem ser colocados na disciplina da casa de santo, terreiro ou Barracão de Santo.

Daí temos os Exus orientados (Tranca Ruas, Maria Padilha, Mulambo, Marabô, Exú Caveira, Tiriri, etc.), que não pedem sacrifícios, com oferendas mais simples, e aqueles que não tiveram uma colocação correta, que se acostumam com extravagâncias e exigências repletas de vaidades humanas.

Ponto de Maria Padilha (Rainha soberana)

.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

5 comentários:

  1. se o meu orixá é EXÚ ,como posso saber qual é o EXÚ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, só tome cuidado para não confundir Exús de Rua (entidade) com Orixá, mas se for para saber qual é o Orixá Exú que lhe rege só mediante iniciação, ou jogo. Se for povo de rua (protetor), também seria muito indicado uma consulta no oráculo.

      Excluir
  2. olá, axé para todos.
    Sou Umbandista, e sempre procuro ler muito livros que possam me doutrinar dentro do caminho da luz.
    Mas no Templo em que frequento, ultimamente, tem havido muitas desavenças com os Médiuns da casa, e até alguns espíritos se descordarem e se contradizerem.
    Pelo que eu pude ler em muitos livros, é sinal de que o Templo tenha sido "tomado" por Quiumbas. Isso é de fato possível ???
    E se for, como fazer para identificar esses seres ???
    Obrigado a todos pela compreensão. Ficarei muito grato se puderem me tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Eguns (espiritos bons ou ruins), tem a capacidade de se acoplar a qualquer coisa que seja, então é possível sim, é claro que cada cultura terá a sua explicação, mas essa é a minha, se o terreiro está com carrego de Egun, então é preciso uma boa limpeza, mas é necessário a consulta ao Oráculo.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top