Qual é a diferença entre Exú/Pomba Gira e os Quiumbas na Umbanda e Candomblé? Os quiumbas são malfeitores do astral (espíritos sem luz), avessos ao bem e altamente perturbadores. Tanto que há concordância entre autores quanto ao fato de serem eles os verdadeiros executores dos trabalhos destinados ao mal.
Afinal, qual a diferença entre Exu e quiumba?
São os costumeiros “encostos” ou “rabos de encruza”, que de uma forma geral precisam ser encaminhados do caminho espiritual de uma pessoa que mesmo com a intenção de fazer o bem acabam por fazer o mal.Fazem-nos pensar que muitos quiumbas mistificam, fingindo, em casas desatentas, serem Exus ou até mesmo Orixás, com fins de alcançar seus objetivos.
• Classificação dos Exús e Pomba Giras
• A Quimbanda
• POMBAGIRA - EXU-MULHER – Kimbanda
Já os Exus e Pomba Giras, não. São eles que desmancham os trabalhos de magia negra, transportando magneticamente as mazelas, as dores e doenças físicas e espirituais, aliviando carmas. Alguns Exus e Pomba Giras, por estarem ainda no início de sua evolução, como trabalhadores do bem, necessitam, necessitam orientação e doutrina, tanto pelo médium como pelos diretores dos trabalhos (cacique, chefe ou babalorixá) e devem ser colocados na disciplina da casa de santo, terreiro ou Barracão de Santo.
Daí temos os Exus orientados (Tranca Ruas, Maria Padilha, Mulambo, Marabô, Exú Caveira, Tiriri, etc.), que não pedem sacrifícios, com oferendas mais simples, e aqueles que não tiveram uma colocação correta, que se acostumam com extravagâncias e exigências repletas de vaidades humanas.
Ponto de Maria Padilha (Rainha soberana)
.
se o meu orixá é EXÚ ,como posso saber qual é o EXÚ?
ResponderExcluirIrmão, só tome cuidado para não confundir Exús de Rua (entidade) com Orixá, mas se for para saber qual é o Orixá Exú que lhe rege só mediante iniciação, ou jogo. Se for povo de rua (protetor), também seria muito indicado uma consulta no oráculo.
ExcluirAxé a todos irmaos e irmas
ResponderExcluirolá, axé para todos.
ResponderExcluirSou Umbandista, e sempre procuro ler muito livros que possam me doutrinar dentro do caminho da luz.
Mas no Templo em que frequento, ultimamente, tem havido muitas desavenças com os Médiuns da casa, e até alguns espíritos se descordarem e se contradizerem.
Pelo que eu pude ler em muitos livros, é sinal de que o Templo tenha sido "tomado" por Quiumbas. Isso é de fato possível ???
E se for, como fazer para identificar esses seres ???
Obrigado a todos pela compreensão. Ficarei muito grato se puderem me tirar essa dúvida.
Os Eguns (espiritos bons ou ruins), tem a capacidade de se acoplar a qualquer coisa que seja, então é possível sim, é claro que cada cultura terá a sua explicação, mas essa é a minha, se o terreiro está com carrego de Egun, então é preciso uma boa limpeza, mas é necessário a consulta ao Oráculo.
Excluir