Qualidades de Oxossi ou Caminhos do Orixá Odé

Postado por: Ebomi at 13:18 21 Comentarios
As Qualidades de Oxóssi ou os caminhos do Orixá Odé (caçador), que podem mudar de Nação para Nação no Candomblé Ketu, Gegê, Efon, Ijexá, etc e as particularidades de cada caminho deste santo. Sua saudação é Arolê Odé! Oferenda predileta são derivados do milho como o Axóxó, a ferramenta é o Ofá (arco e flecha) que utiliza em suas caçadas.


QUALIDADES DE OXOSSI



YBUALAMO ou IBOALAMU - É uma das qualidades de Oxossi velho e caçador. Come nas águas mais profundas. Conta um mito que Ybualamo é o verdadeiro pai de Logun Edé. Apaixonado por Oxum e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas águas mais profundas em busca do seu amor.

Sua vestimenta é azul celeste, como suas contas. Come com Omolu Azoani. Usa um capacete feito de palha da costa e um saiote de palha.

As qualidades de Oxossi orixá - caminhos, tipos, nomes de odé caçador do candomblé- OFERENDA - LENDA O


  • INLE - É o filho querido de Oxoguian e Yemonja. Veste-se de branco em homenagem a seu pai. Usa chapéu com plumas brancas e azuis claro. É tão amado que Oxoguian usa em suas contas um azul claro de seu filho. Come com seu pai e sua mãe (todos os bichos) e tem fundamento com Ogunjá.

  • DANA DANA - É uma das Qualidades de Oxóssi que tem fundamento com Exu, Ossain, Oxumarê e Oya. É ele o Orixá que entra na mata da morte e sai sem temer Egun e a própria morte. Veste azul claro.

  • AKUERERAN - Tem fundamento com Oxumaré e Ossain. Muitas de suas comidas são oferecidas cruas. Ele é o dono da fartura. Ele mora nas profundezas das matas. Veste-se de azul claro e tiras vermelhas. Suas contas são azul claro. Seus bichos são: pavão, papagaio e arara, tiram-se as penas e se solta o bicho.

  • OTYN - Guerreiro e muito parecido com seu irmão Ogun, vive na companhia dele, caçando e lutando. É muito manhoso e não tem caráter fácil.
Muito valente este sempre pronto a sacar sua arma quando provocado. Não leva desaforos e castiga seus filhos quando desobedecido. Usa azul claro e o vermelho, conta azul, leva capangas, roupas de couro de leopardo e bode. Tem que se dar comida a Ogum.


  • MUTALAMBO - Tem fundamento com Exu.

  • GONGOBILA - É um Oxóssi jovem. Tem fundamento com Oxalá e Oxum.

  • Odé KOIFÉ - Não se faz no Brasil e na África, pois, muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas.
Veste vermelho, leva na mão uma espada e uma lança. Come com Ossain e vive muito escondido dentro das matas, sozinho. Suas contas são azuis claras, usa capangas e braceletes. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto. Assenta-se Koifé e faz-se Ybo, Ynlé ou Oxum Karé; trinta dias após, faz-se toda a matança.


  • AROLÉ - Propicia a caça abundante. É invocado no Padé. É um dos mais belos tipos de Oxóssi. Um verdadeiro rei de Ketu. As pessoas dele são muito antipáticas. Jovem e romântico, gosta de namorar, vive mirando-se nas águas, apreciando sua beleza. Come com Ogum e Oxum. Veste azul claro, aprecia a carne de veado e é ágil na arte de caçar.

  • ODÉ KARE - É ligado as águas e a Oxum, porém os dois não se dão bem, pois, exercem as mesmas forças e funções. Come com Oxum e Oxalá. Usa azul e um Banté dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acarajé. Bom caçador mora sempre perto das fontes.

  • WAWA - Vem da origem dos Òrixás caçadores. Veste-se de azul e branco, usa arco e flecha e os chifres do touro selvagem. Come com Oxalá e Xangô, pois, dizem que ele fez sua morada debaixo da gameleira. Está extinto, assenta-se ele e faz-se Airá ou Oxum Karé.

  • WALÈ - É velho e usa contas azuis escuro. É considerado como rei na África, pois, seu culto é ligado, diretamente, a pantera. É muito severo, austero, solteirão e não gosta das mulheres, pois, as acha chatas, falam demais, são vaidosas e fracas. Come com Exu e Ogun.

  • OSEEWE ou YGBO - É o senhor da floresta, ligado as folhas e a Ossain, com quem vive nas matas. Veste azul claro e usa capacete quase tapando o seu rosto.

  • OFÀ - Não é uma das qualidades de Oxóssi, significa, “o arco e a flecha do caçador, sendo de Oxóssi o seu principal apetrecho”.

  • TÁFÀ-TÁFÀ - O caçador arqueiro, aquele que exímio atirador de flechas, é predicado que se diz de Oxossi.

  • ERINLÉ - É também um outro Oxóssi, que, a exemplo de Inlè, cujo culto também caiu no obscurantismo, acabando por tornar-se “qualidade de Oxóssi”.

  • ODÉ TOKUERÁN - O caçador é quem mata a caça, diz-se da actuação do caçador.

  • OTOKÁN SÓSÓ – Embora muitas vezes seja citado como uma  das qualidades de Oxóssi, não é qualidade, é um Oriki que significa o caçador que só tem uma flecha . Ele não precisa de mais nenhuma flecha porque jamais erra o alvo.

LENDA DE OXOSSI OTOKAN XOXÔ



Otokanxoxê não é uma das qualidades de Oxóssi e sim um dos título que Oxóssi recebeu ao matar o pássaro de Ìyámi Eléye. Não fazendo parte do rol dos caçadores que possuíam várias flechas, Oxóssi era aquele que só tinha uma flecha.

Os demais erraram o alvo tantas vezes quantas flechas possuíam, mas, Oxóssi com apenas uma flecha foi o único que acertou o pássaro de Ìyámi, ferindo-o com um tiro certeiro no peito.

Por essa razão é que ele não recebe mel, pois o mel é um dos elementos fabricado pelas abelhas, que são tidas como animais pertencentes a Oxum, mas, também às Ìyámi Eléye.

Então, é èèwò (proibição) para Oxóssi. Por essa razão também, é que se dá para Oxóssi o peito inteiro das aves, como reminiscência desse ìtan.


XIRÊ DE OXOSSI EM KETU: CANDOMBLÉ





Você gostou do artigo que fala dos caminhos de Odé (qualidades de Oxóssi), então compartilhe, faltou alguma? Deixe seu comentário para adicionar ao conteúdo.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

21 comentários:

  1. olá boa tarde! não acho nada que fala sobre mutalambô,só que tem fundamento com exú,gostaria de saber sobre as cores as comidas os fios de contas. desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure pela nação de Angola, que você poderá obter mais informações.

      Excluir
  2. Boa Tarde gostaria de saber sobre Odé Bauila, seria uma qualidade, dado que muitos zeladores o cultuam como Odé. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Irmão eu não tenho muito para falar desta qualidade, mas todos os Oxossi são Odé (caçadores).

    ResponderExcluir
  4. ALGUÉM SABE INFORMAR SE OXOSSI TEM QUIZILA COM REMÉDIO ANTIDEPRESSIVOS?

    ResponderExcluir
  5. Sabem me dizer se oxossi tem quizila com rémedio tarja preta?

    ResponderExcluir
  6. qual a cor das contas de ode dana dana?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber como se descobre a qualidade do orixá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para confirmar só pelo jogo, e mesmo assim, só em uma iniciação para ter certeza.

      Excluir
  8. Até hoje não conseguir achar nada sobre a qualidade obacule, de oxossi. Sou feito nesta qualidade, mais nada sei sobre ela, se poderem me passar informações sobre agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo pouco que entendo obá oculê e um caminho de oxossi e xangô

      Excluir
  9. Ago irmão, dentro da caridade, o que sei é que as abelhas são animais pertencentes ao Orixà Oko, Deus da Agricultura. Que no Brasil não teve culto desenvolvido pelos nossos antepassados vindos d'África por não desejarem favorecer seus opressores com a abundância das colheitas e seu domínio a agricultura foi atribuído ao Orisà Ogum. Tal fundamento se dá pelo fato de as abelhas serem grandes disseminadoras do pólen que favorece a fertilidade das plantas.

    ResponderExcluir
  10. Quau a qualidade de oxossi nasão Angola

    ResponderExcluir
  11. Oxóssi com yemonja na mitologiaé uma relação incestuosa, tanto que os filhos geralmente tem um Ogum de guia, no meu caso mege. Sinto que eles disputam. Necessário trabalhar. Quem segura é o povo da calunga. É muito importante doutrina e orientação. Tem que respeitar. Não dá pra brincar.

    ResponderExcluir
  12. VOCÊ NÃO CITOU SOBRE A QUALIDADE DE OXOSSI ITA (O ATIRADOR DE PEDRAS COM TIPÓIA) E NEM SOBRE A QUALIDADE YPE (O PESCADOR) DE TANTOS OUTROS POR QUÊ?

    ResponderExcluir
  13. Qual é a qualidade de Oxóssi mais comum de vir como juntó de oya igbale?

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde , queria saber Se existe essa qualidade de Oxossi " ITiKi" ? Serei muito grato , muito axé ��

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top