As Ervas de Logun Edé: (folhas) Ewe Orixá

Postado por: Ebomi at 12:38 7 Comentarios
Logun Edé em sua passagem pela Terra, se apropriou das ervas (ewe) de seus pais para por fim aos males terrenos; curou muitas pessoas e ainda cura até os dias de hoje aqueles que nele depositam sua fé. Além de todas as ervas de seu pai Oxóssie sua mãe Oxum que ele utiliza para curar,destaca-se, ainda, uma única de sua propriedade, hoje de grande importância para a medicina caseira: o Piperegum Verde e Amarelo.

As folhas de logunede: ervas de logum - ewe logum - oxossi oxum

ERVAS DE LOGUN

Piperegum Verde e Amarelo : Planta sagrada de Logun Edé, originária de Guiné, na África. Trata-se de uma erva que possui extraordinário efeitos nas várias obrigações do ritual, possuindo grande eficácia nos sacudimentos pessoais e domiciliares e nos abô como afastamento de mão de cabeça no caso de pai e mãe de santo vivo, cercando as pernas da pessoa com folhas de piperegum ou amarradas ao tornozelo; feito isso, a cerimônia é iniciada. A medicina caseira aponta o piperegum como um dos melhores remédios para debelar o reumatismo, devendo ser usado em banhos ou compressas.
Combinação das folhas de Osòósi e Osum (verificar os caminhos para haver o equilíbrio) + Coqueiro de Vênus, chifre de veado, comigo ninguém pode verde, peregum rajado.

PELO LADO DO PAI: OXOSSI

São Gonçalinho – Ewe Alékesi
Jasmim-manga – Ewe iteté
Caiçara - Ewe Ode Kósún
Carraoucho beiço-de-boi – Ewe ódé
Milho - Ewe agbad
Folhas de milho, folhas de coqueiro, murici, akoko, São Gonçalinho, visgo, pinhão branco e roxo, carrapicho, chifre de veado, dandá da costa, sapê, taioba, rama de leite, lágrima de Nossa Senhora, guiné, guiné pipiu, acácia ou chuva de ouro, folhas de guaximba ou língua de galinha, jasmim manga, carqueja, jurubeba, capim limão, cordão de frade ou São Francisco, caiçara, guapo, colônia, alecrim do mato ou do campo, araçá, cajueiro, cipó caboclo, erva curraleira, espinheira santa, juremeira, nicurizeiro, erva passarinho, chapéu de couro, assa peixe, alfavaca, carurú sem espinho, cana fita, capeba, groselha, ingá, língua de vaca, peregum verde, pitanga.
 

PELO LADO DA MÃE: OXUM

Erva-de-Santa Luzia – Ojuoró
Nenúfar – Ewe Oxibatá
Papo de Peru – Ewe Jokejé, Jokonijé
Mal me quer – Ewe banjoko
Janbu – Ewe eurepepe
Manjericão – Ewe efinrin

CANTO PARA LOGUM


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

7 comentários:

  1. Oque quer dizer obata no pe e na cabesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, olha Obata? Pode explicar um pouco mais para que eu possa te ajudar.

      Excluir
  2. É verdade que só pode existir um filho de logun Edé em cada terreiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço isso irmão. Sorte axé!

      Excluir
    2. iniciado na mesma casa de axé, debaixo da mesma cominheira...sim. o que pode haver é: Obrigações de 1, 3 e sete anos. porém, cada casa só pode inicar um logun edé até que ele complete 7 anos. após o mesmo se tornar um egbomi a casa tem a permissão de iniciar outro logun ede

      Excluir
  3. Concordo plenamente que outro baba mi Logumnedé, só após o fechamento do circudo do outro! Asé Motumbá

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top