Historia de Logum Ede: Roubou os segredos de Oxala

Postado por: Ebomi at 13:42 3 Comentarios

A história onde Logum Edé Roubou os Segredos De Oxalá

Conta a História onde o Orixá Logum Edé era um caçador solitário e infeliz, mas orgulhoso (filho de Oxossi) e Oxum (mãe). Era um caçador pretensioso e ganancioso, e muitos os bajulavam pela sua formosura. 

Um dia o Orixá Oxalá conheceu Logum Edé e o levou para viver em sua casa sob sua proteção. Deu a ele companhia, sabedoria e compreensão. Mas Logum Edé queria mais, queria muito mais... 



Logum

E roubou alguns segredos de Oxalá. Segredos que Oxalá deixara à mostra, confiando na honestidade de Logum Edé. O caçador guardou seu furto num embornal a tiracolo, seu adô. 

Deu as costas a Oxalá e fugiu. Não tardou para Oxalá dar-se conta da traição do caçador que levara seus segredos. Oxalá fez todos os sacrifícios que cabia oferecer e muito calmamente sentenciou que toda a vez que Logum Edé usasse um dos seus segredos todos haveriam de dizer sobre o prodígio: 

"Que maravilha o milagre de Oxalá!". Toda a vez que usasse seus segredos alguma arte não roubada ia faltar. 

 
Oxalá imaginou o caçador sendo castigado e compreendeu que era pequena a pena imposta. O caçador (Odé) era presumido e ganancioso, acostumado a angariar bajulação. Oxalá determinou que Logum Edé fosse homem num período e no outro depois fosse mulher. 

Nunca haveria assim de ser completo. Parte do tempo habitaria a floresta vivendo de caça, e noutro tempo, no rio, comendo peixe. Começar sempre de novo era sua sina. Mas a sentença era ainda nada para o tamanho do orgulho de Logum Edé. 

Para que o castigo durasse a eternidade, Oxalá fez de Logum Edé um orixá. 

Resumo deste Orixá: 

Logum é filho de Odé Oxossi com Oxum, sendo este orixá cultuado no candomblé, não 
possuindo culto na Umbanda

A sua saudação é: Loci, Loci Logum.
 
O seu dia da semana: Sabádo
 
As cores do delogum, guia, colar: Azul com amarelo dourado.
 

Musicas para Logum (Orin)  com Tradução no Candomblé Ketu



Categorias: , , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

3 comentários:

  1. Essa historia que Logun é Homem e é mulher e papo desses viados que usam o candomble para soltar a franga, o bando de safados querem fazer o orixa como bi sexual.

    ResponderExcluir
  2. Dia de Lògunédè é quinta-feira errou feio colocando sábado

    ResponderExcluir
  3. Com Certeza Logun Ede é as Quintas Feiras.
    Muito acham que Sexta ou Sábado, Mas sempre Soube q era Quinta.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top