Oxóssi Ode Mata: A lenda da medicina do espirito do perseguidor

Postado por: Ebomi at 16:08 0 Comentários

A lenda do Orixá Oxóssi Odé mata – A medicina do espírito do perseguidor.


Nesta lenda iremos aprender um pouco mais sobre os fundamentos do Orixá Oxossi, pois este Odé (Espírito do Caçador) quem explorou ìgbó (Ibô - floresta) por um caminho autorizado por Ogum (Espírito do Ferro). Oxóssi é conhecido entre os orixás como o maior dos Odé (caçador), porque se tornou um ìgbó negro (feiticeiro da floresta). Oxóssi foi quem forneceu comida para sua família. 

Oxossi virado

Resumo sobre orixá Oxossi (Odé)

- Cultuado na nação do Candomblé em particular patrono da nação Ketu.
- Representa a Conquista da Caça.
- Saudação: Odé Okê Arô, Arô lê!
- Dia da Semana e data comemorativa: Quinta-feira – 21 de janeiro.
- Na Umbanda: Oxosse – Considerado São Sebastião
- Sua comida: A preferida é o Oxoxó (grãos de milho cozidos com tempero e fatias de coco)
- Traz nas mãos o Erukere e o Ofá (arco flecha) 

OFÁ DE OXOSSIaxoxo a comida de oxossi

Oxóssi foi quem forneceu comida para sua família entendida em sentido nato. Oxóssi foi quem forneceu comida para sua aldeia. O Awo (babalawo) de Oxóssi foi quem ensinou (O mistério do cenário) a ele, cujo destino era caçar na trilha da floresta. Ensinou o Axé (poder espiritual) para fazer um caçador ter dinheiro.

Oxóssi foi salvo por seu Odideré (papagaio).

O pássaro foi chamado:

Ló kó’gbó odideré ogu.

Que significa?

“O papagaio traz o medicamento usado para caçar.”

Antes de deixar o cenário, Oxóssi sempre falava ao seu animal de estimação “Papagaio, guie-me além do medo”.

Cantigas de Oxossi com Tradução

Oxóssi era sempre o primeiro a ser alimentado, ao retornar da caça. No dia em que os animais da floresta desapareceram, Oxóssi deixou seu odideré aos cuidados de sua Iyáàgbà (avó). Nada no mundo era mais amado por Oxóssi que o seu odideré e sua Iyáàgbà sabia disso, com ela o pássaro estaria a salvo enquanto ele estivesse desaparecido.
Dirigindo-se ao ìgbó (floresta), Oxóssi começou a procurar pela floresta. No primeiro dia não encontrou nada. No segundo dia, não encontrou nada. Uma semana se passou sem resultados. Um mês se passou sem qualquer sorte. Eventualmente, ele perdeu a noção do tempo.
 
Antes de voltar para casa de mãos vazias, Oxóssi continuou a viajar mais e mais pelo ìgbó (floresta). Toda a sua atenção estava concentrada na procura de uma trilha, procurando a caça e a comida para alimentar sua família e sua aldeia.

- Um dia ele avistou um ekútè (rato arbustos) colocou óògún odideré na ponta (medicina feita com papagaio) de sua flecha.
Quando óògún odideré mata, estava no seu devido lugar, ele usou ofò Axé (o poder de invocação) para solicitar que seu objetivo fosse preciso.

Oxóssi matou o ekútè (o rato do arbusto) com um único tiro. Levando o animal pela cauda, correu para casa para alimentar aqueles que estavam aguardando o seu retorno. Quando chegou a casa foi direto oferecer um pouco da comida para o seu animal de estimação, odideré. Odideré não estava em seu aposento.
Saudacao de Oxossi em Ketu - Oriki

Tudo o que restava de seu animal de estimação foram algumas penas espalhadas. Com dor e angústia Oxóssi correu para fora gritando por vingança. Ele colocou óògún odideré mata (medicina do papagaio) na ponta de sua flecha.

Quando o medicamento ficou pronto, usou ofó Axé (o poder de invocação) para solicitar que sua flecha fosse atingir a pessoa que tinha comido odideré.
Oxóssi puxou a corda do seu arco e atirou a seta no topo do céu. Oxóssi foi dentro de casa e descobriu que sua flecha tinha perfurado o coração de sua Iyáàgbà (avó). 

A partir desse dia os que adoram Oxóssi o elogiam, dizendo:
“Iba xé Ode mata”.
Que significa?
Louvo o caçador que nunca erra o alvo.

O Que Oxossi e essa lenda siginifica?
 
Não importa onde você está indo, a estrada também não importa.

Neste provérbio Ifá diz ou conselho de ifá para essa história:

Isto se refere a todos aqueles que se recusam a levar a sério a questão de encontrar o seu destino pessoal.

Oxóssi no contexto do ritual de Ifá / orixá é quem nos leva pelo caminho mais curto e nos coloca em perfeito alinhamento com o nosso destino. Este conto (itan) sugere que aqueles que encontram o seu caminho podem ter o alvo maior sabotado por aqueles que estão mais próximos.
Na história sagrada de Oxóssi, a avó come o pássaro por causa de sua necessidade pessoal de alimentos. Ela ignora completamente a importância da relação entre Oxóssi e seu pássaro.

Em Ifá é por vezes um papagaio treinado que diz determinadas palavras-chave que são essenciais para o ofó Axé do áwo (mistério da arte da invocação). Usando um animal como um instrumento de invocação, há o risco de que a intenção por trás das palavras ditas seja obstruída por pensamentos impróprios.

Nesta história, o papagaio é a fonte do Axé (poder espiritual) de Oxóssi, sugerindo que Oxóssi usou odideré para preparar o medicamento colocado na sua flecha. Sua avó comeu o pássaro por causa de suas necessidades imediatas e este ato tem um efeito negativo sobre a capacidade de Oxóssi em preparar sua medicina (magia) no futuro.

A raiva sobre esta indiscrição fez de Oxóssi um míope que faz uso de seu poder contra a fonte desconhecida de sua raiva.

Enquanto você diz a oração, ele se sente justificado em sua ação.

Quando você descobrir quem foi o responsável pela morte do papagaio estará passando por uma tristeza profunda. Isto sugere que o desejo de justiça nem sempre traz o resultado desejado.

Como Oxóssi é o fator chave na colocação das pessoas em seu caminho rumo ao seu destino, ele tem um papel central na aplicação da lei contra essas forças que bloqueiam o processo de transformação espiritual.
É Oxóssi que traz a verdade sobre quem está a apoiar o nosso crescimento e quem é que impede nosso crescimento.
Oxóssi traz essa verdade não importa o quão doloroso possa ser.

Como caçador habilidoso o papel da Orixá Oxóssi é conhecer, compreender e invocar os espíritos da floresta como um fator preliminar no processo de viver em harmonia com o mundo. Quando os orixás foram trazidos da África para o hemisfério ocidental, os devotos invocaram Oxóssi, o que permitiu ao orixá iniciar o processo de alinhamento espiritual com as forças que estavam presentes neste novo ambiente. Isto inclui o respeito aos antepassados que originalmente viviam no país.
 
Por esta razão Oxóssi tornou-se associado com os espíritos nativos do ocidente servindo como guardião.

Escute Cantico de Oxossi em Ketu mais a lentra da cantiga:


fonte: Fatunmbi.


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top