Exú Morcego - Sobre e sua Oferenda

Postado por: Ebomi at 22:16 4 Comentarios

Exú morcegoO Exú Morcego é o Exu da morte, cura e vida. É a divindade (espírito) do ar que desceu do céu para decapitar os primeiros homens maias feitos em madeira.

Seu assentamento leva ferradura e ouro. Vem pela linha de Umbanda, sendo também cultuado em várias casas de candomblé.

Ele representa o arcano 13 do tarô e guardião do umbral. Guland como é conhecido cabalísticamente é o anjo que trás consigo o ritual da morte das paixões terrenas onde o homem sai da roda de sansara e entra na vida, ou seja em direção a luz.

É também a divindade que aprisiona as pessoas apegadas as paixões terrenas e somente sai das cavernas quando realiza as verdades espirituais da vida.

Oferenda (trabalho) para Exú Morcego:


  • 1 bife de gado sem bater, 
  • 1 bife de porco levemente mal passado no dendê, 
  • 7 velas brancas, 
  • 7 charutos, 
  • 7 moedas correntes, 
  • 7 pedacinhos de imãs, pipocas estouradas com 
  • 1 pitada de sal [vai uma pitada no bife de porco tbm, 
  • 7 batatas assadas de uma forma que elas aparentem enrugadas e milho torrado com uma pitada de azeite de dendê em fogo baixo mexendo constantemente. 
Lembrando que o milho escurece e não pode estar claro nem queimado, no momento que estourar alguns perceberá que a cor mudou e está pronto.
  • 1 cravo vermelho e uma cachaça de alambique. 
Faça o trabalho com fé que Exú Morcego irá lhe dar aquilo que procura.

Onde arriar a Ofererenda


Arriar numa encruzilhada em formato de cruz de chão batido, Acender uma vela, chamar por Exú morcego e o dono daquela Encruzilhada, Cantar alguns pontos para Exú (caso não saiba veja abaixo) e peça o que quizer.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

4 comentários:

  1. axé, meus irmãos... axé a todos vocês, a benção a que é de benção!
    estou muito feliz, por essas matérias sobre exú... tenho nas minhas correntes exú veludo, e pesquisava sobre exú morcego, mas, todo isso veio em forma de confirmação do que procurava...
    estou muito feliz, que exú nos dê caminhos a nós todos.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos e que Oxalá nos cubra com seu manto de luz e paz.
    Sobre o Exu Morcego, estou na Umbanda a 31 anos e a 09 anos Dirijo a Casa Branca Sagrado Lírio de Deus.aonde sou grato a Deus , todos os orixás e guias que muito me permitiram em uma crença tão linda como a Umbanda a Cada tentar ser uma pessoa diferente.
    Exu Morcego , me iniciei na Umbanda aos 09 anos de idade e posso dizer que foi uma das primeiras entidades a incorporar ao longo dos tempos em preces , doutrinas e compreensão em suas incorporações auxiliado pela Casa e tendo eu mesmo médium doutrinamos este Exu assim perdendo sua forma animalesca e tendo uma forma mais ereta nas incorporações aonde que antes me desgastava energeticamente .
    Hoje o assentamamos e temos em nossa Casa como um verdadeiro amigo e guardião de Nosso templo.
    Oque venho dizer : Sobre Exu precisamos estudar e nos doutrinar primeiramente para que possamos ser conhecidos como uma forte árvore é conhecida pelos seus bons frutos.
    Exu Morcego é muito fiel a quem determina guardar e proteger é um Exu que trabalha diretamente com as almas e seu trabalho é encaminhar ao caminho do bem e da verdade.
    Apesar de histórias sombrias, não é um Exu pagão e sim um Exu batizado em compromisso a evolução do bem e da caridade, gosta das coisas certas e respeitosas é um Exu que trabalha na linha de Omulu, então está ligado a cura a evolução e ao resgate.
    Salve Exu Morcego, Salve sua Falange, Salve sua Luz...
    Que Deus ilumine todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim... um Exu de Lei.. trago comigo, sem ao menos ter merecimento... um Exu que ajuda nas horas difíceis... um Exu sério, e amigo...

      Excluir
    2. henrique, boa noite! n sei se lerá esse comentário e tão pouco saberei se responder (vou salvar o link da pag), mas venho agradecer seu comentário.
      Fui intuida desse nome (simpatizo com a umbanda e escuto mto ponto), porém, não havia pardo para escutar os pontos desse exu e confesso que após receber seu nome em sonho fiquei receosa de não ser um exu de lei na vibração de Cristo/Oxala.
      Obrigada por sua partlha, estava começando a pensar que trabalhava apenas na quimbanda (que n é meu caminho).
      ps: só por desencargo... então ele pode trabalhar para o bem maior? já ouviu falar alguma coisa sobre exu martelo?

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top