Por que se Mata Bode para Exú

Postado por: Ebomi at 21:21 13 Comentarios

Veremos hoje Por que se mata Bode Para Exú que o bode e o cachorro, juntos, costumavam ser empregados domésticos de Orunmilá no céu. Foi à deslealdade do bode que o tornou vítima de sacrificio para Exu. Mais importante, todavia, o bode tornou-se a principal oferenda para ele por causa de um débito como Rei da Morte. Irosun- Irete revela como o filho de um Vodu de Orunmilá chamado Imoton ou “sabe-tudo” aborreceu o Rei da Morte.

Para testar o quanto de sabedoria ele realmente tinha, como seu nome indicava, o Rei da Morte deu-lhe um bode para criar para ele, ordenando-lhe que ele trouxesse, anualmente, os filhotes que ele gerasse. Enquanto isso Orunmilá tinha pensado em comprar uma cabra para viver com o bode. Exú alertou-o que esta abordagem não seria aceitável pelo Rei da Morte. Exú disse a Orunmilá que lhe desse o bode para comer e que ele saberia o que fazer quando chegasse à hora. Quatro anos mais tarde, o Rei da Morte mandou uma mensagem ao filho de Orunmilá para que lhe trouxesse o bode e suas crias. Nesse momento, Exú pediu que lhe comprasse outro bode que ele também matou e comeu, deixando um de seus membros e a cabeça. Ele usou a para marcar pegadas no chão, simulando o movimento de uma grande quantidade de bodes. Exú também preparou cordas supostamente usadas para amarrar uma quantidade grande de bodes. Exú em seguida acompanhou Orunmilá para responder ao enigma do rei da Morte.

Chegando lá, Exú explicou que quando eles vinham vindo com as crias ao lado do bode, um grupo de bandidos armados os atacou, roubando o bode e seus filhotes. Para substanciar a história, Exú mostrou ao Rei da Morte as cordas usadas para amarrar todos os bodes. Acrescentou que eles tinham matado o bode Original e por isso lhe tinham trazido a cabeça e a pata. O Rei da Morte então se voltou para Exú dizendo que ele teria de pagar pelo bode perpetuamente. Exú por sua vez, reuniu as duzentas divindades e disse-lhes que daquela data em diante, se elas quisessem paz e prosperidade deveriam sempre lhe oferecer bodes para que ele resgatasse seu débito como Rei da Morte. Esse é o bode que todos nós pagamos a Exú até hoje. Até onde este autor pode verificar, todas as divindades conhecidas recomendam a seus seguidores oferecer, periodicamente, sacrifício de bodes a Exú.

Divulgue o blog, pois a cada vez mais o site está crescendo e trazendo muito mais cultura para todos os visitantes e para mim também que estou aprendendo muito como todos vocês. Sorte axé a todos "Ebomi - Juntos no Candomblé"


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

13 comentários:

  1. Dei um bode preto para uxu tranca rua das estradas gostaria de saber se o presente dado tem retorno em quanto tempo ???
    Aragao

    ResponderExcluir
  2. Dei um bode preto para uxu tranca rua das estradas gostaria de saber se o presente dado tem retorno em quanto tempo ???
    Aragao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez orientado por alguém que compreende sobre sacrifício de animais e sobre os fundamentos de um bicho de 4 pés pra entidade. Exú não é brincadeira, não arriscamos fzer algo no qual não temos conhecimento, fundamento e nem orientação.

      Excluir
  3. irmão, o que você pediu?! e se ele aceitou, acredito que não terá problemas em lhe dar o que foi pedido, mas a pergunta é sempre a mesma, a entidade, orixá, etc aceitou o que lhe foi ofertado?! Sorte axé!

    ResponderExcluir
  4. Ago aos irmaos sinto que cada ebo feito tera como limite o grau de merecimento de quem formula o pedido e tem que ser de maneira clara concisa observando os ritos sagrados Ashe

    ResponderExcluir
  5. Cobra traiu Deus, não se mata cobra por isso....os bodes que nascem não tem culpa, uma vez vi e chorei muito, eles são indefesos tadinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concorfo com vc, os bodes são vítimas, e ainda foi chamado de desleal

      Excluir
  6. Não seja hipócrita Amanda. Sofre por causa do sacrifício, mas não sofre pelo couro do sapato, da jaqueta e da bolsa. Não sofre pelo trabalho escravo por trás dessas redes de fast fashion. Não sofre pelo churrasco e nem pelo mc lanche feliz! SAI DAÍ

    ResponderExcluir
  7. Só não entendi, porque o pobre do bode foi desleal???? Ele só foi vítima até agora😣

    ResponderExcluir
  8. Porq se usa a cabeça de um bode para fazer trabalho de fechamento de corpo?

    ResponderExcluir
  9. Eu penso o seguinte: Aquele que prejudica o próximo e destrói a vida que Deus gerou nunca reinará o Reino dos céus...

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top