Oferendas aos Exus

Postado por: Ebomi at 20:27 5 Comentarios

despacho de macumba para ExúHoje trago várias oferendas aos Exús, são apenas presentes (comida, trabalho, adimu, agrado), estes exús podem ser tanto de Umbanda quanto do candomblé, isto vai da entidade da pessoa, e não da nação.


Exu Corcunda
1 punhado de milho torrado, 7 batatas assadas, 7 pimentas recheada com carne moída e cozida, 1 apeté preto e vermelho, 7 xuxus com espinhos cozidos, 7 charutos, cachaça, fósforo.

Onde Arriar o trabalho para Exú:  mato ou no cemitério

Após entregar a oferenda cantar o Ponto a este exú.

Aonde vai Corcunda, com Tatá Caveira, aonde vai Corcunda com Tatá Caveira. No portão do cemitério vou chamar João caveira'


Exu Mór

7 bifes de gado acebolado, 1 punhado de arroz branco cozido, 7 chaves, 1 bife de porco mal passado no dendê.

Modo de fazer a Comida:


Você pode com a oferenda embrilhada passar dentro de um banco e no mercado e depois montar a oferenda na encruzilhada para oferecer. Esta oferenda também pode ser oferecida na beira do rio.

Canta-se para Exú:
Exu Mór é o Exu do Buião [Ibicuim].


Exú do Lixo

1 cachaça, 1 vela preta e vermelha, 2 velas brancas 1 charuto.

Como fazer esta Oferenda de Exú do Lixo: Na direita de um lixo, acenderuma vela branca pra OGUM NARVÊ pedindo permissão p fazer uma oferenda pro Exu do Lixo, no meio do lixo cavar um buraco e enterrar a garrafa de cabeça para baixo fechada e colocar o charuto apagado e a vela apagada em cima.

Dizer assim: Exu do Lixo, o senhor concedendo o meu pedido eu lhe darei em dobro tudo que aqui coloquei. Sendo as velas acesas,as cachaças abertas e os charutos acesos para que o senhor possa ganhar mais luz e trabalhar para conosco.


Outro Agrado para Exu do Lixo

Esse Exu existe sim e eu mesmo já cultuei. Você pode colocar 3 garrafas de cachaça virada de cabeça para baixo fechada no meio do Lixo e coloque sem acender 3 velas brancas sem acender e diz assim: 

OBS: O Exu do Lixo [também pode citar a forma yorubana de pronuncia] se me trazer isto que eu desejo, prometo trazer aqui a mesma quantidade de cachaça, onde acenderei as velas e ainda colocarei os charutos. Este Exu trabalha naturalmente com a Maria Mulambo.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

5 comentários:

  1. poderiam falar ou postar sobre o exu tata caveira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada neste aqui irmão!
      http://www.juntosnocandomble.com.br/2008/11/ex-caveira.html

      Excluir
  2. que presente levar pra rainha das sete encruzulhada

    ResponderExcluir
  3. que presente levar pra rainha das sete encruzulhada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, aqui no site procure por presente para pomba gira, e não importa qual esteja o nome, pois os trabalhos de pomba gira são bem parecidos, então pode usar um presente para maria padilha, etc. Sorte axé!

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top