A historia dos Malandros – Malandrinhos - Lenda

Postado por: Ebomi at 12:32 10 Comentarios

Malandro é um Zé Pilintra - Sua história

A história dos malandros (ou Malandrinhos) têm como principal característica de identificação, a malandragem esta entidade pertence a religião espírita (Umbanda como principal e Candomblé), o amor pela noite, pela música, pelo jogo, pela boemia e uma atração pelas mulheres(principalmente pelas prostitutas, mulheres da noite, etc...). Isso quer dizer que em vários lugares de culturas e características regionais completamente diferentes, sempre haverá um malandro.  


O malandro de Pernambuco, dança côco, xaxado, passa a noite inteira no forró; no Rio de Janeiro ele vive na Lapa, gosta de samba e passa suas noites na gafieira. Atitudes regionais bem diferentes, mas que marcam exatamente a figura do malandro.


No Rio de Janeiro aproximou-se do arquétipo do antigo malandro da Lapa, contado em histórias, músicas e peças de teatro. Alguns quando se manifestam se vestem a caráter. Terno e gravata brancos. Mas a maioria, gosta mesmo é de roupas leves, camisas de seda, e justificam o gosto lembrando que: “a seda, a navalha não corta”. Navalha esta que levavam no bolso, e quando brigavam, jogavam capoeira (rabos-de-arraia, pernadas), às vezes arrancavam os sapatos e prendiam a navalha entre os dedos do pé, visando atingir o inimigo. Bebem de tudo, da Cachaça ao Whisky, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto. São cordiais, alegres, dançam a maior parte do tempo quando se apresentam, usam chapéus ao estilo Panamá.

Podem se envolver com qualquer tipo de assunto e têm capacidade espiritual bastante elevada para resolvê-los, podem curar, desamarrar, desmanchar, como podem proteger e abrir caminhos. Têm sempre grandes amigos entre os que os vão visitar em suas sessões ou festas. 

Existem também as manifestações femininas da malandragem, Maria Navalha é um bom exemplo.

Malandros e Malandrinhos - história

Manifesta-se como características semelhantes aos malandros, dança, samba, bebe e fuma da mesma maneira. Apesar do aspecto, demonstram sempre muita feminilidade, são vaidosas, gostam de presentes bonitos, de flores principalmente vermelhas e vestem-se sempre muito bem.

Ainda que tratado muitas vezes como Exu, os Malandros não são Exus. Essa idéia existe porque quando não são homenageados em festas ou sessões particulares, manifestam-se tranqüilamente nas sessões de Exu e parecem um deles. Os Malandros são espíritos em evolução, que após um determinado tempo podem (caso o desejem) se tornarem Exus. Mas, desde o início trabalham dentro da linha dos Exus.

Pode-se notar o apelo popular e a simplicidade das palavras e dos termos com os quais são compostos os pontos e cantigas dessas entidades. Assim é o malandro, simples, amigo, leal, verdadeiro. Se você pensa que pode enganá-lo, ele o desmascara sem a menor cerimônia na frente de todos. Apesar da figura do malandro, do jogador, do arruaceiro, detesta que façam mal ou enganem aos mais fracos. Salve a Malandragem!

Na Umbanda o malandro vem na linha dos Exus, com sua tradicional vestimenta: Calça Branca, sapato branco(ou branco e vermelho), seu terno branco, sua gravata vermelha, seu chapéu branco com uma fita vermelha ou chapéu de palha e finalmente sua bengala.
Gosta muito de ser agradado com presentes, festas, ter sua roupa completa, é muito vaidoso, tem duas características marcantes:

Uma é de ser muito brincalhão, gosta muito de dançar, gosta muito da presença de mulheres, gosta de elogiá-las ,etc...

Outra é ficar mais sério, parado num canto assim como sua imagem, gosta de observar o movimento ao seu redor mas sem perder suas características.

Às vezes muda um pouco, pede uma outra roupa, um terno preto, calças e sapatos também pretos, gravata vermelha e às vezes até cartola. Em alguns terreiros ele usa até uma capa preta.

E outra característica dele é continuar com a mesma roupa da direita, com um sapato de cor diferente, fuma cigarros, cigarilhas ou até charutos, bebe batidas, pinga de coquinho, marafo, conhaque e uísque, rabo-de-galo; é sempre muito brincalhão, extrovertido. 

Seu ponto de força é na subida de morros, esquinas, encruzilhadas e até em cemitérios, pois ele trabalha muito com as almas, assim como é de característica na linha dos pretos velhos e exus. Sua imagem costuma ficar na porta de entrada dos terreiros, pois ele também toma conta das portas, das entradas, etc...

É muito conhecido por sua irreverência, suas guias podem ser de vários tipos, desde coquinhos com olho de Exu, até vermelho e preto, vermelho e branco ou preto e branco.

Agora você vai escutar os Melhores Pontos de Malandro:


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

10 comentários:

  1. Olá irmãos, eu sou médium em uma casa, e acabo de descubrir quem são os meus exus, já tentei procurar aqui na internet, ainda não achei nada! Eu queria saber se vocês sabem me informar da história da Cigana da Lapa, como viveu e morreu, ficaria muito grata! Axé a todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá thaay, olha particurlamente eu nunca ouvi dizer sobre a Cigana da Lapa, mas pode existir sim, normalmente em tempos em tempos (ao meu entender) vão aparecendo novas entidades, que utilizam os títulos (os nomes, ou apelidos), para identificar-se, exemplo o tranca ruas das almas não é propriamente dito que ele tranca a ruas das almas, é apenas uma maneira de expressar-se.

    Um grande exemplo de entidades recentimente vem aparecendo (novos nomes) é o próprio zé pilintra (que viveu na lapa ), já conheci malandros com 5 anos de falecido (e olha nos levou até sua casa, onde vivem seus parente, e até os mesmos o reconheceram). Vale lembra as entidades levam algum tempo para relatar quem realmente são, não fique preocupado pois a própria irá lhe dizer sobre sua história. Sorte axé para você amiga.

    ResponderExcluir
  3. Para Miim ele é Verdadeiramente um Rei .
    Malandro é um cara que pra Mim , mesmo já sendo Morto , ele é Um Amigo e mehor amigo do que aquele que está vivo do Seu Lado . esse sim é o Verdadeiro Rei Da Malandragem . Sou Apaixonado por esse Cara , Viva a Malandragem e Viva o Malandro em Pessoa . FÉ .

    ResponderExcluir
  4. Salve Exu Malandro do cemitério! Laroiê!

    ResponderExcluir
  5. Queria saber se alguen conhece seu ze manquinho

    ResponderExcluir
  6. Bom dia irmãos. A entidade se apresentou a mim essa noite como Exu da lapa. Estpu confuso agora. Sei q existe malandro da lapa, mas nunca houvo falar Exu da lapa. Por gentileza, podem me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, as pessoas se preocupam muito com o nome do Exú, mas esquecem que esté determinado Exú de Rua (umbanda) ele é um Eggun (espírito de uma pessoa) que tinha nome e RG, os "apelidos" não são tão importantes, e claro por ser um Exú da Lapa é da linhagem dos malandros.

      Excluir
  7. Boa noite eu gostaria de saber a historia do malandro sarapiao

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber sobre o malandro da estrada

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber sobre malandro da estrada

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top