Bori (Comida a cabeça) no Culto Orixá do Candomblé

Postado por: Ebomi at 20:30 49 Comentarios

BORI — pronúncia correta BÓRÍ (alguns pronunciam BÔRÍ) — A palavra vem de bo + ori: adorar a cabeça, comida a cabeça; cerimônia através da qual a pessoa passa a ser consagrada aos Orixás. Oferenda à cabeça. Ritual no qual é cultuado o Ori (cabeça), o princípio da individualidade, considerado por muitos sacerdotes como a grande iniciação.

  
Bori ou Bori significa “alimentar o Orí”, é uma cerimônia adepta também no candomblé e em Casas de Santo (orixá) de Nação (candomblé, Jejê, Nagô, Angola, etc..), onde nós homenageamos (alimentamos) um dos mais importantes Orixás. O Bori é feito em muitas situações, tais como: antes de qualquer grande oferenda ao nosso Orixá (incluindo iniciação), quando nos sentimos enfraquecidos — sem poder de concentração, confusos, quando os búzios nos dizem para que o façamos, etc.
Bori Comida a Cabeça


As oferendas são oferecidas à Orí ( Orixá que representa nossa cabeça) devem ser decididas através de consulta ao oráculo de Ifá, (ou jogo de buzios no candomblé) sendo classificados de acordo com os elementos integrantes de cada individuo em particular. O destino de uma pessoa depende de sua titude para com a vida. O Orí é uma dinvindade que tem o objetivo de servir a uma pessoa à qual está ligado por força do poder de Olodumare.

Enquanto os Orixas (Orisa) são os intermediários entre os homens e Olodumare o Orí é o intermediário entre o homem e seu Orixá.

Neste ritual, a cabeça é quem fala e decide. Orí tem desejos próprios.

Veja uma “ Adura Orí ”(orin, reza, louvação, saudação), dedicada a Orí, ver que traduzido também fica muito bonito o que se está cantando, e pedindo no ato de uma reza, o que se está pedindo para aquela pessoa, e os que estão presente em um fundamento altamente religioso do culto afro (culto de adoração aos Orixás).

Saudação a Cabeça: Oriki

APÉ RÉ ORI Ô – Nos pedimos boa sorte ao Orí

ADA NIXE WE – por que a cabeça tem muita luta

MO JUBÁ BE O ORÍ O – eu lhe saúdo minha cabeça

ADA NIXE WE – que tem muito a fazer

A N LÉSÉ ORIXÁ. – aos pés do Orixá

Xirê dos Orixás de Exú à Oxalá

Vídeos com letra Yoruba e tradução PT-Br



Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

49 comentários:

  1. Sr Ebomi , eu queria dar um bori , aproximadamente qual o preço e em qual cidade é o seu Ilê ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc tiver conhecimento fassa em casa vc mesmo mais presisa fazer limpesa e etc antes

      Excluir
    2. ola guerreiro boa tarde...eu preciso saber qual os procedimentos de um bori...eu fiha de santo de uma casa..que no qual o babá cufou..eu não sou raspada não...só abuzisada...sou de oxumare com iansa e ogum. ..eu sempre que cuidava das comidas dos meus orixás...porque a casa do babá era na Bahia. ..então eu troxe as coisas do meu santo e exu. .pra minha casa em SP. .por favor quero uma orientação. .porque não quero ir pra casa de outro pai ou mãe de santo...devido a confiança que hoje nao se acha mais...ppr esse motivo preciso de orientação sua...desde ja agradeço no aguardo...que olurum derrame a bênção e todo axé sobre todos os irmãos e e irmãs ....humildemente te agradeço a essa ajuda

      Excluir
  2. em casa? é serio isso? como assim ela mesmo da seu proprio borí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, Bori é comida a cabeça, sendo o que você ofereça a mesma é um bori, não confunda com Bori feitura, entre outras obrigações que exigem os preceitos comuns do candomblé. É claro que o ideal é que alguém possa fazer. Sorte axé!

      Excluir
  3. mukuiu, sou de matamba , gostaria de saber quantos dias sao de preceito em uma casa de angol para a realizacao de bori. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá irmã, olha é muito comum a nação de Angola colocar 21 dias de resguardo para o Bori, em outras culturas, não há resguardo, ou simplesmente quem decide o tempo é o próprio orixá mediante consulta, pois esta obrigação é pessoal (para uma pessoa em particular), então não podendo ser uma receita de bolo, somos subordinados ao Orixá, então a ele deve ser perguntado. Sorte axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI ALBERTO EBOMI !!! VOCÊ É BABALORIXÁ ? DE ONDE VOCÊ É ? COMO POSSO ME COMUNICAR COM VOCÊ ?

      Excluir
  5. Boa noite...foi consultado no jogo do ifá que eu teria que dar um bori, tbm fiquei sabendo que quem dá o bori em uma determinada roça de candomblé dificilmente fará santo ou seja será iniciado no santo na mesma roça em que se deu o bori ... isso é verdade ? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, olha isso não é verdade, bori é um ritual de comida a cabeça apenas, então não é verdade.

      Excluir
  6. ALBERTO EBOMI . VOCÊ É BABALORIXÁ ? DE QUE LUGAR VOCÈ É ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos dizer que já fui, hoje dependendo do caso passo os consulentes direto para meu padrinho (babalawo), eu sou do rio, em que posso lhe ajudar?

      Excluir
  7. COMO POSSO ME COMUNICAR COM VOCÊ , ALBERTO EBONI ?

    ResponderExcluir
  8. A benção aos mais velhos e aos mais novos..bori e alimento ao ori. Nosso orixá individual...nossa ecessencia ...geralmente depois de feito o bori e dado um resguardo de uns 7 dias para não beber não usar drogas álcool sexo .. e algo importante ...mas que eu saiba irmão 21 dias dentro da roça e somente feitura mesmo...o bori em si você fica 3 dias na roça ...e muito importante para todos...pois devemos sempre buscar nossa força e nosso equilíbrio...a paz para todos nós que olorum nos livre sempre de todos os males abraços ..ase

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você irmão, mas isso vai variar de cultura para cultura, tem culturas que não há resguardo após levantar a obrigação, e tem outras que deixam sim o devoto por 21 dias de resguardo. sorte axé!

      Excluir
  9. Eu queria desejar que todos aqui quando ler essas minhas palavras... Possam fechar os olhos e agradecer nosso ori para que continuemos em paz e queria pedir para todos sentir abraçados por mim... Um simples ser igual a vocês ... Não importa se seja iniciado ou não ... Umbanda ou candomblé... Meu coração sente amor a todos ase

    ResponderExcluir
  10. Detalhes nunca faça bori em casa .. Deixe isso para alguém que já tem uma bagagem espiritual... Um baba ou uma ya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, olha Bori é comida a cabeça, isso abrange tudo que está ligado em oferecer algo para o Orixá Ori, no caso, seu Ori. Já as obrigações em particular, sim, devem ser feitos por sacerdotes preparados. Sorte axé!

      Excluir
  11. Meu baba disse que tenho que fazer um bori urgente meu orixa ta pedindo, mas nao tenho condiceos tou disisperado, tou contando muito com a ajuda dos irmaos. Fico grato desde de ja. Até um pct de milho sera bem recebido. Meu contato (whats) 83986340809. Que oxala nos abencoe.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, o que seria um bori feitura??? pq fui jogar e me dissera que teria que fazer, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. O Bori é um ato que se realiza dependendo da necessidade em pessoas que apresentam dificuldades em resolver algum tipo de problema ou preparar a pessoa para receber o ase de seu protetor é feito após diversos ebós e de acordo com a necessidade.

    ResponderExcluir
  14. Uma duvida: pode-se na quaresma fazer Bori? Na umbanda sei que "orixa nao
    Desce à Terra"... Sei que orixa na umbanda e no Candomble seguem padroes diferentes (inclusive nem tenho certeza se na umbanda incorpora orixa, ou so egum - guias)... Pergunto pois sou abian e minha mae quer marcar meu Bori mas estamos na quaresma entao me surgiu esta duvida... Nao estou duvidando dela pois respeito-a imenso, por isso mesmo tenho vergonha de perguntar-lhe. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda eu sigo os padrões do culto ao Orixá, o que o Candomblé já deveria ter feito há bastante tempo, quaresma é um ato cristão, então a resposta é sim, não vou impedir ninguém de fazer suas obrigações espirituais por causa de outra religião, imagine você, a pessoa está morrendo de problemas de saúde, e o Bori de saúde é para ontem, eu espero a Quaresma cristã?! Acho que não! Sorte axé!

      Excluir
  15. Boa tarde
    Nao sou de candomble
    Fui numa casa Jeje fazer um jogo de buzios. Fui me dito que teria que fazer um ebo iku e um bori, mas que na naçao nao se fazia bori e sim um igba ori, dando comida direto a cabeça. Tudo foi feito conforme combinado.
    Eu dei comida ao meu Exu e a minha Pombogira sem ela me dizer os nomes.
    Haviam seis tipos de comida, um em cada vesilha branco (2 passaros, frutas, quindim, entre outras coisas que nao lembro, uma comida para Oxossi e uma para Ogum.
    Ela jogou buzios na minha cabeça e disse que Oxossi aceitava a navalha dela
    Fiquei deitado umas 3 horas na esteira com as cabeça voltada para a esteira com as comidas e a vela de sete dias.
    A mae de santo disse depois que eu podia ir, que eu era livre para escolher se queria ou nao ficar com ela. Pelo que eu me lembre, todas as comidas foram colocadas em sacos plasticos e ela disse para eu deixar em um lugar limpo que nao fosse encruzilhadas.
    Eu até em entao estava decidido fazer santo, mas dentro de mim as coisas nao estava tao firmes assim.
    Cheguei a dizer que ia ficar com ela. Entao ela disse que o proximo passo seria acomodar o igbaori, que seriam 6 tipos louças, etc...
    Eu fiquei refletindo e resolvi que nao era está apto a decidir fazer santo. Afinal de contas, tudo estava sendo decidido de modo muito rapido.
    Fiquei mto preocupado procurei um centro de umbanda para me consultar pq estava com medo de a mae de santo pudesse me fazer mal.
    O preto-velho, com muita calma havia me dito, que a mae de santo havia seguido a doutrina dela e que eu, na verdade, não queria aquele caminho e que não teria problema, que eu nem precisava voltar lá.
    Eu, curioso, li sobre igbaori e vi que era um assentamento de ori, mas eu nao sei se é exatamente esse o caso. Eu estou com medo de ter sido feita uma ligação religiosa entre eu e a casa, sendo que eu não quero estar lá e já até deletei o telefone da mae de santo.
    O que o senhor me diz sobre tudo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes irmã, olha você não pode simplesmente ir em outra cultura perguntar sobre o que foi feito, o preto velho não tem nada haver com isso, pois lá é um Candomblé. A sua insegurança é normal, mas suas pendências espirituais também não irão sumir, e não se sabe até quando e como poderá fugir disso. Sobre a ligação do Igba Ori, sim, tem uma ligação com sua cabeça, mas não é comum zeladores utilizar deste meio para praticar o mal para a pessoa, os que fazem não são zeladores que se prestam e íntegros. O meu conselho é que você procure uma casa de referência para se certificar de seu caminho espiritual, não desmerecendo a entidade e nem defendendo a Zeladora. Desculpe a demora e muita sorte axé pra você.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Eu entendi o que ela fez. Fui orientado a tomar um banho com água de canjica e a fazer um Obi (Isso já tem 6 meses). Realmente melhorei. Estava quase enlouquecendo. Cheguei a questionar a mãe de santo sobre o igba ori. Ela disse que pode ser feito sem assentamento e que foi o que ela fez porque já sabia que eu não ia continuar. Enfim, a conversa não terminou bem. Só me resta exercitar o perdão. Minha preocupação é caso eu venha a morrer. Eu não foi raspado, catulado, etc...E pelo que eu conversei com vários pais de santo, a montagem de um igba ori é algo muito mais complexo do que foi realmente feito.
      Enfim, não estou julgando ninguem. Ela mesma disse que eu não preciso mais procurá-la.
      As pessoas não levam muito a sério quando eu falo isso, mas eu realmente me preocupo com o que pode acontecer com o meu egum quando eu morrer.
      Pelo que eu andei lendo, não se faz axexê, sirrum para abian (eu acho)
      Não sei se ela pode ter feito um assentamneto sem eu saber, não sei se ela pode ter colocado o junto no assentamento coletivo da casa.
      Enfim...Milhões de possibilidades passam pela minha cabeça. Isso já tem um ano e eu ainda estou sem paz.

      Agradeço pela atenção

      Excluir
  16. Olá...poderia me dizer oque é um bori simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bori simples é comida a cabeça, Bori é comida a cabeça, simplesmente isso, pode ser qualquer coisa, mas as pessoas confudem com o Bori de Roncó de Candomblé, com os bichos e tudo mais, mas qualquer Adimu (comida, canjica, pipoca, peixes, frutas,etc) é Bori = Bo= comida, comer = ori = cabeça, Orixá individual do ser humano.

      Excluir
  17. Essa semana irei fazer um bori.
    Minha mãe Yemanja está me cobrando muito então meu pai vai me dá pra vê se dá uma esfriada na cabeça para não bolar!

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Ebó para retirar caminhos de morte, negativos em geral.

      Excluir
  19. Boa noite ,o que é o pelo 12caminhos.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Qual lugar correto de colocar o buri no chao ou em um lugar alto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende muito, o Bori tem que ficar na altura ou a cima da cabeça, mas isso irá depender do nível do boori.

      Excluir
  21. Feito bori ainda corre o risco de bolar no santo o bori impede isso ou não tem nada ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boori é comida a Cabeça, Bolar é um ato que o Orixá faz ao dominar com muita força um ori de uma pessoa, então não impede de forma alguma.

      Excluir
  22. Quando vc faz um bori corre o risco de bolar no santo ainda ? O bori impede isso realmente ou nada haver.

    ResponderExcluir
  23. Olá boa tarde ogan tambem tem que fazer obori

    ResponderExcluir
  24. Bom dia
    Motumba axé a todos dos mais velhos aos mais novos.
    Estou com uma dúvida que tem torado.meu sono.
    Estava marcado.minha feitura para o barco de julho de 2017, agora esse ano. O meu Baba disse que não estou preparada e que talvez eu não suportasse o confinamento.
    Fui tirada do barco e ele me informou que faria um bori em deembro para mim. Confio.muito no meu Baba.
    Mais não aceito dizer que não vou aguentar o confinamento. Sabemos que é difícil a todos.porque será essa minha retirada do barco. Sou de Oxum, ve no barco viria ogum e oxossi. Estou com essa dúvida cruel.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite queria saber pra se fazer um Bori?

    ResponderExcluir
  26. Quanto aproximadamente se gasta pra fazer um bori,digo materiais e tal...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão isso irá depender de que tipo de bori, pois bori é comida a cabeça, então logo qualquer coisa que se oferecer ao Ori é Bori. então isso depende muito da necessidade e da religião em que está se cuidando.

      Excluir
  27. Bom Dia fui informada que terei que fazer um bory pra fortalecer minja cabeça mas queria me informa se eu fazendo se sou obrigada a fazer parte do candomblé nada contra mas não quero isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, você alimentar a cabeça (bori) não constitui você ser de uma casa de santo, candomblé ou algo do tipo, apenas é uma cerimonia espiritual.

      Excluir
    2. Eu tenho pouco conhecimento mas sei que estou sendo cobrado de alguma forma.
      O bori vai fazer com as coisas fiquem mas claras em minha e minha vida.

      Excluir
    3. procure uma casa de Ifá para saber realmente o que lhe atrapalha em sua vida.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top