OXAGUIAN / OXOGUIAN / OSOGYAN - ORIXÁ COMEDOR DE INHAME / O GUERREIRO

Postado por: Ebomi at 14:11 23 Comentarios
Cantiga de OXOGUIAN



OXAGUIÃ

Oxaguiã, também é conhecido como Ajagunã, é o conflito que antecede a paz; a revolução que antecede as transformações profundas; a instabilidade necessária ao dinamismo da vida e da sociedade e a busca do conhecimento. Por isso é compreendido como Oxalá moço, enquanto a paz, a tranqüilidade, a estabilidade, a sabedoria são compreendidos como Oxalá velho, Oxalufã. Ele é também guerreiro, e sente prazer em destruir para que o novo se estabeleça.

Um dos mitos diz que Oxaguiã nasceu apenas de Obatalá. Não teve mãe. Nasceu dentro de uma concha de caramujo. E quando nasceu, não tinha cabeça, por isso perambulava pelo mundo, sem sentido. Um dia encontrou Ori numa estrada e este lhe deu uma cabeça feita de inhame pilado, branca. Apesar de feliz com sua cabeça, ela esquentava muito, e quando esquentava Oxaguiã criava mais conflitos. E sofria muito. Foi quando um dia encontrou Iku (a morte), que lhe ofereceu uma cabeça fria. Apesar do medo que sentia, o calor era insuportável, e ele acabou aceitando a cabeça preta que a morte lhe deu. Mas essa cabeça era dolorida e fria demais. Oxaguiã ficou triste, porque a morte, com sua frieza, estava o tempo todo acompanhando o orixá. Foi então que Ogum apareceu e deu sua espada para Oxaguiã, que espantou Iku. Ogum também tentou arrancar a cabeça preta de cima da cabeça de inhame, mas tanto apertou que as duas se fundiram e Oxaguiã ficou com a cabeça azul, agora equilibrada e sem problemas.

A partir deste dia ele e Ogum andam juntos transformando o mundo. Oxaguiã depositando o conflito de idéias e valores que mudam o mundo e Ogum fornecendo os meios para a transformação, seja a tecnologia ou a guerra.

Dia da semana: sexta-feira
Cores: branco e azul
Número: 4

Comida: inhame pilado
Saudação: Exeuê, babá! Epa Babá!
F0lhas: capeba, saião, eucalípto.
Odu regente: Ejionile


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

23 comentários:

  1. meu nome è jèssica Dofona de oxala eu amo meu pai mais nunca sube dessa historia



    para todos que lerem um grande abraço e que meu pai Oxalá abemçoe todos

    ResponderExcluir
  2. sim daniela, que nosso pai Oxoguian (Obatala) abençoe todos, um grande abraços pra ti

    ResponderExcluir
  3. Meu cordial kolofé, adorei esta história vem de encontro a tudo que eu um dia fiz,em minha obrigação de 7a,Amo de paixão o meu orixá oxaguiã,e tbm tenho verdadeira adoração pelo ogúm....tudo bate com história,as vezes me sinto com a cabeça quente demais,e por vezes sinto cheiro de flor de iku(morte).....obg EBOMI FAMO DE GUIÃ

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é Danty sou ogân ty ossogyan sabia sim destá história e gostei de me alenbrar dela muito bom pelo oque eu sei o numero de ossogyan é 08 mas se está como 4 tdb motumbá para quem é de motumbá asé

    ResponderExcluir
  5. oi boa tarde eu sou ogãn de oxaguian e eu sei q o numero dele e oh 8 mais ta bm eu gostei dessa historia boa tarde a todos

    ResponderExcluir
  6. olá então eu sou filho de oxaguian . e as vezes me sinto muito bem e parece que eu gosto muito de ajudar as pessoas mas tem vezes que eu fico muito estressado e não gosto que ninguem chgegue perto de mim eu queria que me explicasem essa sensação de felicidade ou ate mesmo de odio . agradesso meu pai de santo que me ajudo muito no meu dia a dia .
    ele é do templo de umbanda caboclo mata bruta e mão terta, obrigado ha todos

    ResponderExcluir
  7. Olá allef. Olha isso é do temperamento de Oxaguian mesmo.

    Tem até uma lenda que explica sobre, aquela que diz que oxoguian andava perdido pelo mundo sem cabeça, então a morte lhe acompanhou o seu ori, mas a morte trazia muita angustia, então foi colocado inhame pilado e moldado um ori (cabeça) para oxaguian, mas como o inhame estava quente oxoguian sintia muita dor de cabeça, então logo percebe que o temperamento e sentimento multiplo é particular dos filhos de oxoguian.

    Muitos acham quem é filho de oxoguian é muito calmo, por que oxoguian é um oxala. Está enganado. Na africa por um tempo diziam que quando a pessoa era de oxaguian ele era de Exúgian, pois é um orixá muito quente que representa a guerra em forma de evolução e progresso.

    Oxoguian controi um palacio (o mais belo) e no ao terminar ele destroi tudo só para fazer outro melhor. É mais ou menos assim este Orixá que é lindo (meu santo).

    Sorte axé e se gostou da explicação dá um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ase... esta eh umas das lendas de osala ki eu conheco por isso nos de osala ficamos as vezes deste jeito...ase...

      Excluir
  8. Sou de osoguiã e queria saber como diferenciar um filho de Guiã que acompanha Odé e um que acompanha Ogum.?

    ResponderExcluir
  9. Olha não tem muita diferença, pois os 2 são de Oxaguian, mas o temperamento pode variar um pouco devido Ogum ser um orixá mais rústico, e Oxossi ser uma orixá mais astucioso.

    ResponderExcluir
  10. Estou iniciando, e descobri que sou filho de oxaguiã, mas sou órfão de mãe e por isso não posso receber exu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu kerido no meu axe ñ aceita filhos de osala receber exu....

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Ksciotores, olha existe vários parametros sobre não ter mãe viva, mas sobre receber Exú eu desconheço completamente, então não vejo problema. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Isis Dofóna de Lissa acabei de me iniciar li a história do meu e adorei conheci e quero conhecer mas.
    Kolofé a todos.
    Axé

    ResponderExcluir
  14. ADOREI !! DE VERDADE VOU ME INICIAR DE OXAGUIN POR COUSA DAS DROGAS QUE ACEBI ENTRANDO ISSO TEM ALGUMA COISA VER COM O SANTO ?? VOU FAZER SANTO PARA SE LIBERTAR ?? O QUE VC ACHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá johnny, olha isso não tem haver com orixá Oxaguian, contudo, o caminhos dos filhos de Guyan são bem turbulentos, pois exu efluência muito na vida dos filhos deste orixá, tenho fé sim que você irá conseguir vencer essa barreira.

      Costumam dizer os antigos que na Afríca chama de ExúGian, por causa de serem tão parecidos os arquétipos e caminho dos filhos.

      Mas deve ser lembrar seu orixá tem muita força, mas sua cabeça é mais forte que tudo, pois só ela acompanha seu devoto na jornada do destino sem deixa-lo para trás. Sorte axé irmão!

      Excluir
  15. Gostaria de saber se tem como um rodante fazer o santo sem realizar festa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a festa (xirê) é onde o orixá dança (manifestação de alegria) que é muito imporante para o Orixá, mas isso poderia ser feito só para o pessoal da casa, mas isso pode variar de nação para nação. sorte axé!

      Excluir
  16. Waleska
    Olá fiquei sabendo que meu mentor e guia espiritual e oxala guiãn quero saber qual a oferenda e de qual religião é??

    ResponderExcluir
  17. Fiquei sabendo que meu guia espiritual e mentor oxalá guiã queria saber sobre oferenda

    ResponderExcluir
  18. Joguei Búzios e tenho o oxaguian e não sei o que ele traz de bom.Pois sempre vivo de altos e baixos conflitos, não sou feliz no amor sempre brigas. Vivo de perdas quando consigo algo logo perco tudo.ate mesmo sem sabe quando me vejo estou só

    ResponderExcluir
  19. Eu sou de oxaguian e recebo Exu , tranca rua menina do cabere e malandro ! Sou de oxaguian com Iansã

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top