OSÁ MEJI - "Significa ainda ventilar"

Postado por: Ebomi at 04:17 49 Comentarios

Odu Ossá Meji Ifá do jogo de buzios


Osá Meji é o 9º odú no jogo de búzios e o primeiro na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome. Em Ifá é conhecido pelos jêje como "Sá Meji". Os nagôs o chamam de "Osá Meji" e também de "Ojí Osá". "Sá", em yorubá, significa ainda ventilar, arejar, podendo também ter o sentido de separar, escolher, escapamento, no sentido de escorrer. Dizem que anteriormente os signos de Ifá não conheciam o ar da vida. Foi este o signo que os chamou e colocou a todos em contato com o ar.

Em yorubá, as palavras "Asá Meji" significam, principalmente, "duas coxas", no sentido de representar os órgãos femininos, que são comandados por este Odú.



Osá Meji é um odú composto pelos elementos água sobre fogo, com predominância do primeiro, o que indica o dinamismo no sentido de ajuda e apoio. Corresponde ao ponto cardeal Su-Sudoeste, à carta nº 2 do Tarot (a "Papisa") e seu valor numérico é o 9.

Suas cores são o vermelho, o laranja e o vinho. É um odú feminino, representado, esotericamente, por uma cabeça humana sobre a lua minguante, símbolo do poder feiticeiro feminino, numa referência inequívoca à sua ligação às práticas de feitiçaria, nas quais as mulheres se destacam por sua dotação natural, inerente à sua condição de procriar, transformando um espermatozóide microscópico num ser humano.


Ossá Meji representa as "Kennesís" (feiticeiras), potências da magia negra que utilizam a noite e o fogo. São espíritos malvados que, hierarquicamente, encontram-se situados abaixo dos vodúns. Osá Meji é, portanto, um dos odú mais perigosos. A ele é atribuída a criação de todos os animais ligados à feitiçaria, como o gato, alguns antílopes, a coruja, a andorinha, o pintarroxo, o verdelhão, a lavadeira e o engole-vento.


Osá Meji comanda o sangue e todos os órgãos internos do corpo, e, por extensão, o coração e a circulação sangüínea, a abertura dos olhos e os intestinos. É ele quem dá cor ao sangue.


Ossá Meji preside a evocação dos demais signos sobre o "opon ifá". É também este signo quem evoca e traz todos os demais à presença do babalorixá, durante as consultas ou em qualquer procedimento em que as figuras sejam riscadas sobre o tabuleiro, cabendo a Iká Meji a função de conduzi-los de volta, logo que as suas presenças não se façam mais necessárias.


Como se pode observar, Osá Meji possui poderes ilimitados: sendo ele aquele que pode fazer tudo e que, efetivamente, tudo faz.
Osá Meji é o senhor do sangue. Todos os homens, pelo fato de possuírem sangue, são propriedades desse signo.
• Rege as orelhas, os olhos, as narinas, os lábios, os braços, as pernas e os pés, da mesma forma que os órgãos genitais femininos. Pode ser encontrado no fluxo menstrual, no ventre das mulheres menstruadas, daí a extrema nocividade que lhe é atribuída. Devemos esclarecer, em relação ao fluxo menstrual, que, embora pertencendo a Osá Meji, logo que se aparta do corpo da mulher passa a pertencer a Iròsún Meji, e, quando derramado sobre o solo, passa a ser de Òfún Meji.


Os filhos deste odú não devem comer carne de gato e nem todas as comidas que são oferecidas a Nanã. Não usar tecidos de fundo vermelho ou azul. Os homens deste odú são proibidos de esperar o orgasmo de suas mulheres e as mulheres não devem praticar o coito durante o dia.

Personalidade
Este Odu apresenta características próprias: pessoas teimosas, caprichosas, com mania de limpeza, asseio,gostam de joias e perfumes. As pessoas que possuem este Odu no opalador ou como ancestral, choram muito (derramam lágrimas), não gostam de ficar paradas, trocam de lugar sempre, são ligadas à viagens,gostam de conhecer lugares novos, fixam residência e arrumam emprego em lugares diferentes de onde nasceram.

São pessoas com dúvida constante em tudo. Iniciam as coisas e não terminam. Traz problemas no amor. Têm cortes de grandes projetos pelo lado de Egum, tem muitas perturbações, dores de cabeça, dores de barriga, perda de valores, transpiram nas mãos e nos pés, têm pressão baixa.
Cores Vermelho, laranja e vinho

Números propícios 09, 25,41, 57,73 e 89.
Tempo de atuação 1 ano ou 1 semestre.

Letra do alfabeto ?

Correspondência zodiacal Signo de câncer.

Correspondência planetária Lua

Recomendação Usar perfumes de alfazema, defuma-se periodicamente com folhas de alfazema misturada com folhas de louro. Se possível, criar gatos.

Dia da semana 4.a feira

Correspondência zodiacal Signo de câncer.

Correspondência planetária Lua

Orixás que regem este Odu:  

Yemojá – Yansã – Xangô - Osanyin – Oxalá  - Exu – Egun 


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

49 comentários:

  1. oii
    sou lawany eu qria fazer uma perguntinha...
    pertenço ao odu ossá minha mãe de santo ainda ñ jogou pra saber q santo eu sou... Meu tio q é velho nessa religião ele disse q eu sou de oxossi dana dana. Da pra saber o santo das pessoa pela a kabala ???
    obrigadúùh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,sou regida por ossa e sou de Dana Dana,porém um orisa extremamente difícil de se iniciar.

      Excluir
  2. Lany, olha eu acredito pela minha filosofia que possa ter uma ideia, mas não é absoluto, pois só o oraculo pode confirmar o seu orixá. sorte axé irmã.

    ResponderExcluir
  3. Com relação a OSÁ MEJI li que:"Os homens deste odú são proibidos de esperar o orgasmo de suas mulheres..."
    NESSE CASO MINHA COMPANHEIRA NUNCA VAI PODER ORGASMO COMIGO? Dá pra explicar melhor?

    ResponderExcluir
  4. Olha Geber isso é não em absoluto, é mais ou menos assim: Na maioria das vezes o homem segura o orgasmo para sua companheira chegar lá primeiro, sendo que você pode atingir o orgasmo e depois proporcionar prazer a mesma, porém, não deve sempre esperar por ela para concluir a relação. Sorte axé amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, o Odu pede que vc seja um péssimo marido na cama.

      Excluir
  5. Olá! minha data de nascimento da Ossá para todos os lados, e sinto os efeitos desse odú em minha vida, gostaria de saber um ebó para fazer a reposição desse odú, desde já grata.
    Sarah

    ResponderExcluir
  6. Olá Witch. Veja bem o seu Odu de nascimento dar 9x9 não há problema nenhum, sendo que se você está vendo problemas na sua vida no momento com características deste Odu (Ossá) deve procurar um Zelador, Babalawo (esse é o mais indicado) para ele jogar por Odu Ifá para saber se realmente existe um problema com o mesmo. Não se faz nada para Odu sem a devida confirmação e autorização de Ifá (Orunmilá). Sorte axé!!

    ResponderExcluir
  7. colofe autor egbomi ago pela minha pergunta meu falecido zelador me deu bori calçado orixa de cabeça ogum iançan mais as vesperas da minha iniciaçao ele faleceu esperei3 meses joguei buzios c meu avo de santo pai do falecido e deu q sou de exu xoroke vc pode me instruir como pensar sobre isto ire o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exu xoroque que eu saiba e Exu com ogum. Acho q ele n gostou da interpretação de seu falecido pai de santo...procure averiguar irmão. Axé

      Excluir
  8. Pesca, olha isso é algo sério sobre o seu orixá de feitura não ser o seu mesmo. Agora sobre Exu xoroque.... (eu não conheço), mas não quer dizer que esteja errado. Caso não consiga se resolver procure uma casa de santo para confirmar seu orixá. Se você roda várias casa e mesmo assim não tirar sua dúvida, procure uma mesa de Ifá com um babalawo.

    Dentro de uma iniciação de ifá (awofakan - homem e apetebi - mulher) você confirma ou descobre sem margens de erro qual é o seu verdadeiro orixá de cabaça "pai e mae").

    Sorte axé amiga, não toma decisões precipitadas.

    ResponderExcluir
  9. A minha cabala e toda em osa meji e a soma dos quatros pontos da 9 tbm no meio, então como falam minha cabeça e fechada pelo dou osa meji. O que isso quer dizer?

    ResponderExcluir
  10. Iluminada, isso quer dizer que você é de Ossá meji, 2 vezes do mesmo odu. Por que dentro da cultura de ifá (que só trata de ODu), ele dizem que você é filho de um pai e uma mãe.

    Então você tem que ter 2 Odu. no caso Omó odu.

    Pela data de nascimento sua, você é filho do mesmo Ossá + Ossá (9+ 9), pois você poderia ser de outro, Ossá com ofum (9 + 10) e assim por diante.

    Então como você é do mesmo dizemos que seu odu é meji, mas claro que essa é só uma soma da data de nascimento, pois em algumas culturas levam em consideração esta data e outras não (no caso só no jogo para confirmar seu odu).

    Espero que tenha ajudado irmã.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde eu queria saber se ogun xoroque pode ser considerado como ogun meji?

    ResponderExcluir
  12. Steve, sim. Ogum Meji é o Ogum mais proximo do que seria Xorokê para nós.

    ResponderExcluir
  13. eu sou de ogun xoroque e estou numa casa de ketu ... o pai de santo fala que em ketu mão se faz xoroque e sim meji isso esta correto?.

    ResponderExcluir
  14. Steve, é por que na teoria nigeriana Ogum meji foi apelidado de Ogum xoroque. Procure por lendas de Ogum aqui no site que você irá encontrar o itan (lenda) que fala sobre isso. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa noite !!! Me chamo Marcelo,

    Como posso fazer para saber meu odú ??

    Meu nascimento é 11/03/1975

    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa noite !!! Me chamo Natali,

    Como posso fazer para saber meu odú ??

    Meu nascimento é 12/06/1990


    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  17. Olá descobri que o meu é ossá em todos os lados e sempre, digo sempre, tenho que cuidar dele tipo despachar e positivar;pois tenho muitos altos e baixos, perdas inexplicáveis e um gênio q foge do padrão de comportamento humano nos momentos de negatividade...ao ponto de me sentir excluida da normalidade; quero saber se isso é só com ossá ou acontece c os outros odús também? Me senti sem sorte e excluida (desabafo)...e por causa dele também já me aconteceram coisas q comecei a duvidar de Deus, minha fé quase se foi...sou uma pessoa boa mas me transformo numa pessoa horrível (depressão, raiva , revolta, carencia e ciume excessivo) esse odú tem como alvo meus relacionamentos amorosos... dizem q atrai muitos eguns... isso me entristece...caio facilmente c isso...me sinto a ultima do mundo pq me parece q nada pode fluir normalmente...tipo eu nasci c um "defeito"...e muito estranho escolher aquilo q mais gosto um amor é algo que não é meu amigo que não é bom p mim!! minha data de nascimento é 15/01/1973

    ResponderExcluir
  18. Oi bom dia por favor confima pra mim se sou de ogum msm data de nascimento 09/06/1982

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, mas também Oxossi e uma grande de influencia de Exú (Orixá) nos seus caminhos que merece uma atenção, então caso não se cuide procure uma casa para dar uma olhada. Sorte axé irmão!

      Excluir
  19. ola minha data de nascimento é 15/01/1979

    ResponderExcluir
  20. Olá irmão confira o link:

    http://www.juntosnocandomble.com.br/2011/05/cabala-odu-de-cabeca-qual-e-meu-orixa.html

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Essa é uma das lendas de Ossá Meji - Odu. Há consequência é de que pode alimentar o lado negativo deste odu, isso não é uma regra que fale se você fizer uma vez irá se prejudicar, mas não é bom. Claro que isso diz sobre as Pessoas que tem como seu caminho espiritual nativo ODU OSSÁ MEJI. sorte axé!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia
    Minha data de nascimento 13.01.1966= 9
    No santo cai Oxum Opara.
    Ela tem como pertencer a esse odun... dito que me encaixo na descrição do dou e na da Orixá?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Boa noite!
    Meu nome é Erica e gostaria de fazer algumas perguntas:
    1ª Como faço para ter prosperidade? Em um jogo de búzios saiu Obará, mas pelas contas do meu nascimento o meu Odu é Ossá, porém tenho sempre problemas financeiros, como posso quebrar isso?
    2ª Posso oferecer na lua cheia a abóbora com comida para Obará para prosperidade mesmo o meu Odu sendo Ossá?
    3ª Fala para não comer comidas oferecidas a Nanã, se comer as vezes algumas coisas, tem problema? Tais como Uva preta, Pipoca e coração de frango.
    4ª Quando estou em uma relação amorosa, gosto de não ter horários para relações com o companheiro, se acontecer no bom dia e durante o dia, não somente a noite, tem algum problema?
    5ª Como posso também quebrar as fases ruins no amor?

    Agradeço muito a atenção.
    Erica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica, primeiramente os pontos espirituais são vários pontos, pra isso o Oracúlo desvenda a real natureza do problema, esta matematica fala somente da data de nascimento, ela pode ser definitiva, cada um tem um Odu pessoal (no caso 2), e este Odu só poderá ser revelado mediante iniciação ao Culto a Ifá. Se você tem um problema quaisquer que seja, deve sim procurar um devido jogo (aconselho Ifá). Fora isso, respeite as normas dadas pela sua casa de santo, e não apanhe do negativo, corra atrás sempre. Sorte axe!

      Excluir
  25. Boa noite!
    Meu nome é Erica e gostaria de fazer algumas perguntas:
    1ª Pela minha data de nascimento meu Odu é Ossá, em um jogo de búzios saiu Obará, como tenho sempre problemas financeiros, como posso junto a Ossá mudar esta situação?
    2ª Posso oferecer a abóbora com comida para Obará na lua cheia deste mês para atrair prosperidade, mesmo o meu Odu sendo Ossá?
    3ª Se puder, quais comidas coloco na abóbora e o que devo fazer quando for realizar a oferenda?
    4ª Fala em não comer as comidas oferecidas a Nanã. Tem problemas se algumas vezes eu comer pipoca, uva preta e coração de frango bem passado no churrasco?
    5ª Como posso mudar a fase ruim no Amor?
    6ª Cita também que nós mulheres não devemos ter relações durante o dia, quando estou em uma relação, não gosto de rotular horários para esta prática, se ocorrer as vezes em um bom dia e no meio do dia, tem algum problema?

    Agradeço muito pela atenção.
    Erica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, olha para saber se realmente há necessidade de se ofertar algo para Odu, você precisa consultar o Oráculo, pois mesmo essas coisas acontecendo, não significa que existe realmente a necessidade de oferecer algo para Obará ou qualquer outro Odu, então o Oraculo (jogo) é a única forma de saber realmente o que é preciso fazer. Sorte axé!

      Excluir
  26. Oi marisa, claro que pode sendo que por essa conta só sai o Ancestral, no Caso que te defende é Ejionile (8). Sorte axé!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde , confirma pra mim se sou de Jagun com Iemanja mesmo data de nascimento 27/09/1989
    E-mail: Marcosamaral20@yahoo.com.br
    Agradeço

    ResponderExcluir
  28. irmão, orixá, caminho, qualidade, etc só poderá ser confirmado com precisão mediante iniciação, ou obrigação particular para isso. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  29. olá boa tarde! eu gostaria de saber si é verdade quem tem ossá mij em todos os caminhos tem cargo de cabeça
    si ossá aparece em tudo é cabeça de babálorixa
    minha data de nascimento é 17/10/1989 obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, vamos falar mais tecnicamente. O Odu pessoal determinado por Olodumare, só poderá ser desvendado com uma iniciação em Ifá, isto é, não é no candomblé, nem a cabala que tem no site, esta forma matemática é apenas uma demostração dos possiveis odus que tem com o calculo da data de nascimento, ela pode falar muito sobre você, entretanto o caminho espiritual (SEU ODU de nascimento), só se iniciando em Ifá.

      Excluir
  30. Oi eu me chamo daniela aparecida muniz,como faço pra saber qual orixá me rege.meu aniversário é dia 04/07/1987.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.juntosnocandomble.com.br/2018/06/as-filhas-de-yewa-omo-ewa.html

      Excluir
  31. eu mesmo fiz mh cabala,e só deu 9 em tudo,na testa 9,na nuca 9,lado direito 9,lado esquerdo 9,e no centro da cabeça9.sou nova na religião vcs pode me ajudar.e quem é ossa,na minha cabala aparece esse orixá ossa

    ResponderExcluir
  32. Tem como fazer o meu pra saber quais orixas tem no caminho? Nascimento em 01/02/1986

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para ter certeza dirceu, apenas mediante iniciação de Orixá, iniciação em Ifá, fora isso, é apenas um achismo.

      Excluir
  33. Por caridade pode ver qual e meu odu, data de nascimento 22/11/1967

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segue o link irmã, que tem um vídeo já ensinando.

      https://www.juntosnocandomble.com.br/2018/05/como-fazer-cabala-calculo-dos-odu-de-ifa-pela-data-de-nascimento.html

      Excluir
  34. Olá boa noite gostaria muito de saber meu odu 03/04/1992

    ResponderExcluir
  35. Olá nasci dia 03/07/1979 gostaria de saber meu odu😍

    ResponderExcluir
  36. Meu odu é 9 sou iniciada de Exú.. É algo raro né?

    Exú é um dos regentes deste Odu certo?

    ResponderExcluir
  37. Meu odu é 9 sou iniciada de Exú.. É algo raro né?

    Exú é um dos regentes deste Odu certo?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top