Jogo de Búzios

Postado por: Ebomi at 12:16 0 Comentários
Todos acreditamos que a cultura dos jogos de búzios nasceu na África, porém a cultura é turca, e quando os turcos invadiram a África levaram com eles os búzios e os africanos acabaram por dominar a técnica e a usam para falar com os Orixás.

Jogo de buzios, tarot, cartas, consulta, gratis, curso de jogo de buzios, merindilogun, 16 mejis, odu ifa, jogo por odu

Outros irão dizer que a estrela da manhã contou a Orunmilá que havia descoberto que todos os segredos da criação estavam em uma concha de caramujo, dentro de um vaso entre as pernas Obatalá.
O fato é que este jogo é considerado um oráculo, e através dele podemos falar diretamente com os nossos Orixás.

No Brasil durante o período de escravidão o jogo se espalhou juntamente com o Candomblé.

A pratica do jogo


Aqui no Brasil o jogo é feito por Pais ou Mães de Santo, devidamente preparados para isto, têm sua mediunidade muito apurada e conseguem ler através dos búzios as questões relacionadas aos consulentes.

Geralmente em terreiros de Candomblé, a Umbanda não faz uso dos búzios mas há centros em que os pais da casa “se fizeram” no Candomblé, e por isto acabam jogando para seus filhos ou consulentes.
São 16 búzios, e uma mesa, mesa está preparada para a leitura do Oráculo, trata-se de uma peneira conhecida como urupema e o fio de contas ou guias que são chamados de erindilogun, um adjá que é uma espécie de sino, um otá, vela branca, fios de conta ou guias de Oxalá e Oxum, obis, coco de ifá, arobô, favas e suas sementes e imã.

Quem comanda o jogo de Búzios?


O Orixá que comanda o jogo de Búzios é Exu, no candomblé Exu é Orixá, mensageiro dos Orixás é Ele que permite através dos búzios as respostas das perguntas feitas.

Em um jogo conseguimos descobrir muitas coisas, de quem somos filhos, alias a confirmação dos Orixás de Cabeça no Candomblé se dá através do jogo, podemos ainda descobrir se fizeram alguma magia ou mal contra nós, se estamos com os caminhos fechados e porque, e a cada jogada um Orixá responde, em um jogo podemos ter mais de um Orixá respondendo as questões formuladas pelos consulentes.

Antes de começar o jogo, os pais ou mães de santos, rezam para todos os Orixás e vão falando com eles enquanto arremessam os búzios na mesa, considera-se que a forma como os búzios caem, a disposição na mesa, é por intervenção dos Orixás.

Quando falamos sobre amor por exemplo, quem pode vir responder é a Mamãe Oxum ou uma Pomba-gira, depende de quem está ali para responder naquele momento.

A combinação dos búzios abertos ou fechados, é que dá a resposta e indica quem está respondendo.

· Abertos com a parte da abertura dos búzios para cima
· Fechados com a parte da abertura dos búzios para baixo

Vale lembrar que cada Pai ou Mãe de Santo tem sua forma de ler, porém, os resultados não podem ser diferentes, ou seja em um jogo caiu:
0
2 búzios abertos
14 búzios fechados

Quem está respondendo neste caso é Ibeji e Obaluaiê, dependendo da questão pode ser alegria ou doença.

Outra leitura:

11 búzios abertos
5 búzios fechados

Quem responde é Iansã, eu pode ser momento de grande sorte ou não, o que vai depender da fase em que está o consulente, na fase positiva quer dizer muita sorte, mediunidade aguçada, vidência e questões comerciais.

Outra leitura:

9 búzios abertos
7 búzios fechados

Quem responde é Mãe Iemanjá e Oia, o que quer dizer que poderá haver perdas e desgostos se o consulente não estiver equilibrado.

No geral quando se joga búzios, podemos ter várias respostas para vários assuntos, às vezes o jogo se fecha e o pai ou mãe de santo, não conseguem ver nada, isto é um sinal de que os Orixás ainda não tem o que responder sobre aquela questão ou o jogo para aquele consulente este fechado por um tempo, é só tentando a consulta novamente é que saberá se já aberto ou não.

Durante um jogo de búzios o consulente não precisa dizer nada, as questões vão sendo reveladas por Ifá ( Orixá da Sabedoria e Destino) e Exu, a cada arremesso dos búzios uma questão é revelada e sua forma de resolve-la também, sem que haja a necessidade do consulente perguntar qualquer coisa, mas ele pode perguntar se quiser, nada o impede. Este oráculo ainda será muito usado durante muito tempo, precisamos apenas de pessoas serias e comprometidas com os Orixás para continuar com a missão de ajudar o outro.


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top