Orisà Oxossi vive com Inle e Abata: Lenda

Postado por: Ebomi at 13:55 5 Comentarios
Orisà Oxossi (Odé) vivia em uma cabana no meio da mata em ILÉ Oxodé,  onde todos o temiam pelo poder que tinha com OGUN (seu irmão). Foram procurar um OMOLOGU (feiticeiro) de outra terra para destruir OXÓSSI. O OMOLOGU chegou então com seus homens até a cabana com a finalidade de roubar o fundamento dele, enquanto Oshoosi  (Oxosse) dormia. Colocou incenso na porta, fez seu ritual e entrou.

Oxossi - Inle - Odé - caçador - candomblé - umbanda -

OXÓSSI acordou e ao notar o que estava acontecendo, fez uma mojugba e logo as pernas do OMOLOGU se cobriram de feridas. Ele teve que sair da cabana de OXÓSSI sem conseguir seu objetivo, mas deixou uma maldição para que OXÓSSI, através de um encantamento maligno, ficasse com suas pernas debilitadas.

E o tempo passou e um dia OSÓSI estava na selva caçando, quando foi atacado surpreendentemente por um tigre ao qual pode matar, mas este feriu suas pernas gravemente. Arrastando-se, foi até a casa de seu irmão INLÉ, o qual vivia em sua cabana no rio.

OXÓSSI desmaiou na margem do rio e seu sangue correu rio abaixo. INLÉ e sua mulher ABATA estavam pescando e ao ver o sangue, subiram rio acima e o encontraram. Os dois o carregaram e o levaram até sua cabana, onde INLÉ, com seus conhecimentos curativos, o curou e OXÓSSI se restabeleceu completamente. INLÉ e ABATA o levaram até a Casa de ORUNMILÁ, o qual disse:

“Só permanecendo unidos para sempre, poderão anular o encantamento de OMOLOGU”.

OXÓSSI em agradecimento pelo que seu irmão e sua cunhada haviam feito por ele, disse:

“Juro em frente a você ORUNMILÁ, que de hoje em diante todos os meus filhos, ao fazerem e se consagrarem em OSHA (orixá), chegarão com ABATA abraçada a sua direita e INLÉ abraçado a sua esquerda e tocarão à porta para chamar os OSHAS com os OTÁS destes que me salvaram a vida, mas se ainda assim é pouco e, enquanto se efetue as Cerimônias de ODO (rio), INLÉ permanecerá no joelho esquerdo e ABATA no joelho direito.

- Depois disso ORUNMILÁ disse:
“Mas falta algo. Vão à Casa de OGUM e peçam a ele dois cachorros, ARISTASI e ARISTAMASI, para que vigiem à noite e OMOLOGU nunca mais se aproxime de seus territórios."

Assim viveram os três, felizes graças a ORUNMILÁ.

Observação: Essa é uma das razões do porquê os filhos de OXÓSSI entram com INLÉ e ABATA no momento da consagração desse ORIXÁ.

Este Orixá pertence a linhagem dos Odés (caçadores), no Candomblé possui muitas qualidades (caminhos), também existe Oxossi na Umbanda, entretanto, não é Orixá.

SAUDAÇÃO DE OXOSSI – LETRA E TRADUÇÃO



Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

5 comentários:

  1. Boa noite,

    perdoem minha ignorância, mas eu gostaria de verificar se meu pensamento está correto.

    No primeiro parágrafo "Foram procurar um OMOLOGU (feiticeiro) de outra terra para destruir OXÓSSI.", penso entender que trata-se de um (sujeito indeterminado) pedindo ao Omologu para destruir Oxossi, porém demorei até decifrar e entender a história dessa forma, que penso ser a correta e por favor me corrijam se eu estiver errado.

    Alguém (sujeito indeterminado) solicitou que Omologu atacasse Oxossi, ou um Oxossi queria destruir outro Oxossi e pediu ajuda do Omologu?

    Esse sujeito indeterminado na frase me deixou em dúvida sobre isso.

    Sobre o trabalho de forma geral está muito bom mesmo PARABÉNS pelo que estão fazendo no site, é muito esclarecedor e está me ajudando a entender minhas raízes religiosas parabéns msm, ainda vou ler todas as histórias q postarem de todos os orixás e obrigado por compartilharem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era muito comum na época esses tipos de rivalidade, e é claro que em um mundo onde existiam divindades (orixás) os inimigos procuravam por ajuda com Bruxos, etc. No caso, foram = inimigos, pois os orixás tinham muitos deles. Axé irmão.

      Excluir
  2. Motumbá, excelente a explanação, venho solicitar, maiores informações sobre Iroko, como me parece, foi junto com Exú, o nais antigo dos Orixás na Terra. Me corrija, se estiver errado e as correlações dele com Oxossi, Ossãe, Yewa e orientações pois sou seu filho e muito pouco se tem a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um pataki de Ifá, mas há dois equívocos. Inlé não é irmão de Oxóssi e sim cunhado. Abata é irmã de Oxóssi. Outro equívoco é dizer que Inlé um orixá Odé. Não. Inlé é um pescador, Oxóssi é caçador, Inlé pacificador, Oxóssi é guerreiro, Inlé é médico e cuida de todos os males do mundo. Não é um orixá funfun. Nasce impreterivelmente com Abata. Inlé nasce em Okana Sode e Oxóssi em Oshe Polokana, ou seja, Inlé é muito, muito mais antigo do que Oxóssi. Maferefun Baba mi Inlé, patrono dos Babalawós. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Inle e Abata são Orixás diferentes. Inlé é esposo de Abata. Oxóssi é muito próximo de Inlé, porém um nasceu muito antes do outro. Inlé é muito mais antigo do que Oxóssi. É importante dizer que Inlé não é um Orixá Odé, pois é pacífico. Oxóssi sim, pois é guerreiro. Não se tem Inlé sem Abata. Ótimo texto da página do Ifá Ni L'Órun.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top