Sapatá (Omolu/Obaluaiê) é proibido de viver junto com os outros orixás

Postado por: Ebomi at 21:25 2 Comentarios
Conta a Lenda que o Orixá Sapatá (Omolu/Obaluaiê)  é proibido de viver junto com os outros orixás Quando viviam na Terra, os orixás tinham uma convivência fraterna. Eles se divertiam e celebravam. A vida prosseguia e era boa. Um ano, no tempo da colheita de batata-doce, os orixás realizaram um festival.

Uma grande quantidade de vinho-de-palma foi preparada.  Os orixás comeram, beberam vinho-de-palma e dançaram.

Somente o Orixá Sapatá, que detinha o segredo da varíola, não dançou. Tinha uma perna de madeira e movia-se com a ajuda de uma bengala. Então ele sentou-se quieto enquanto as festividades prosseguiam. Mas, como todos os outros, bebeu bastante vinho-de-palma.

Sapata - Omolu - Obaluaie - Orixás - candomblé - umbanda

Eles começaram a rir, falar alto e gargalhar.
Alguém percebeu que Sapatá estava sentado solitário, isolado e silencioso perto do vinho-de-palma, e convidou-o a dançar com eles. Mas Sapatá não quis dançar, preferia estar sozinho, pois se envergonhava de sua perna de pau. Os outros continuaram dançando e bebendo.
Eles começaram a insultar Sapatá porque ele não se juntava a eles.

Sapatá (Omolu/Obaluaiê) não podia mais tolerar os insultos dos orishas. Com a ajuda de sua bengala ele se levantou. Arrumou sua roupa de modo que cobrisse a perna de pau e cuidadosamente se uniu aos dançarinos. Ele começou a dançar, mas dançava trôpego.
Além do mais, tinha bebido muito vinho-de-palma. Os outros também estavam bêbados e ao dançar esbarravam uns nos outros.

Um dos orixás esbarrou em Sapatá e ele caiu estatelado no chão. Sua perna de madeira foi exposta e todos viram. Os orixás riram e começaram a zombar dele. Sapatá sentiu-se profundamente humilhado e a cólera tomou conta dele.

Então começou a golpear e golpear com seu bastão, atingindo vários dos convivas. Os orixás foram tomados de surpresa e susto, mas tão embriagados estavam que não sabiam como proceder. Só quando sentiram nas costas os golpes de Sapatá é que começaram a correr.

Eles fugiram em todas as direções. A dança acabou e Sapatá ficou sozinho no salão. Os orixás foram para suas casas. Todos os que foram tocados pelo bastão de Sapatá adoeceram Seus olhos ficaram vermelhos e bexigas espocaram em sua pele As norícias do incidente chegaram aos ouvidos de Obatalá. Obatalá ficou bravo.

Sim, os orixás tinham humilhado Sapatá indevidamente e não deviam ter se comportado assim grosseiramente, mas Sapatá não devia ter feito justiça com as próprias mãos, punindo-os com a varíola. Por isso Sapatá devia ser punido também. Obatalá foi até a casa de Sapatá para julgá-lo.
Sapatá viu Obatalá se aproximando e fugiu para dentro da mata. Ao saber que Sapatá havia fugido para a mata, Oxalá sentenciou que ele devia permanecer lá para sempre, pois não era uma pessoa confiável para viver na comunidade.

Daquela ocasião em diante, Sapatá viveu sozinho na mata. Uma vez ou outra ele causa varíola em orixás e humanos. Ele é tão temido que as pessoas evitam pronunciar seu nome.

Elas o insinuam indiretamente, chamando-o "Ile Gbigona", que significa Chão Quente, ou "Ile Titu", o mesmo que Chão Frio, ou "Olode", Senhor da Vastidão do Mundo. Ou simplesmente o chamam Babá, isto é, Pai.

Mesmo os seus devotos o temem, e quem sabe quem ele tocará com seu bastão,  seu temido xaxará ? por isso, diz-se de Sapatá:

"Ele faz festa ao pai que está dentro da casa e enquanto isso mata o filho que está na entrada".

 

 

Xirê Omolu do olubajé (candomblé)



Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

  1. Como inventam historias que não existem, é cada uma que é inventada que nem cabimento e muito menos fundamento tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só por que não conhece, não siginifica que seja invenção. Sorte axé.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top