Oxumarê transforma-se em cobra para fugir de Xangô

Postado por: Ebomi at 11:21 4 Comentarios
O iton (pataki) que conta que o Orisha Oxumarê (Bessen) magicamente se transforma em Dan (cobra) para fugir do Orixá Xangô que o aprisionou para ter os poderes para si.
Oxumarê era um rapaz muito bonito e invejado e suas roupas tinham todas as cores do arco-íris e suas joias de ouro e bronze faiscavam de longe.

Xango e Oxamarê - Orixá Bessen - sango - Osumare - shango - orisa - candomblé

Todos queriam aproximar-se de Oxumarê, mulheres e homens, todos queriam seduzi-lo e com ele se casar.

Mas Oxumarê era também muito contido e solitário.
Preferia andar sozinho pela abóbada celeste, onde todos costumavam vê-lo em dia de chuva.

Certa vez, Sangô viu Oxumarê passar, com todas as cores de seu traje e todo o brilho de seus metais.
Shango conhecia a fama de Oxumarê de não deixar ninguém dele se aproximar.

Preparou então uma armadilha para capturar o Arco-Íris. Mandou chamá-lo para uma audiência em seu palácio e, quando Oxumarê entrou na sala do trono, os soldados de Xangô fecharam as portas e janelas, aprisionando este orixá junto com Xangô.

Oxumarê ficou desesperado e tentou fugir, mas todas as saídas estavam trancadas pelo lado de fora. Xangô tentava tomar Oxumarê nos braços e Oxumarê escapava, correndo de um canto para outro.
Não vendo como se livrar, Oxumarê pediu ajuda a Olorum e Olorum ouviu sua súplica.

No momento em que Xangô imobilizava Oxumarê, Oxumarê foi transformado numa cobra, que Xangô largou com nojo e medo. A cobra deslizou pelo chão em movimentos rápidos e sinuosos.
Havia uma pequena fresta entre a porta e o chão da sala : e foi por ali que escapou a cobra, foi por ali que escapou Oxumarê.

Assim livrou-se Oxumarê do assédio de Xangô.
Quando Osumarê e Xangô foram feitos orixás, Oxumarê foi encarregado de levar água da Terra para o palácio de Xangô no Orum, imas Xangô não pode nunca aproximar-se de Oxumarê.

Este é um Orixá encantado, sua nação é o Gegê, sua saudação é Arroboboia, suas cores são o Amarelo com preto rajada, no toque de Candomblé (xirê), na hora que este santo é louvado (os cânticos) é feito um ato com uma metade de um círculo de água no meio do barracão, onde todos os devotos (filhos de santo) tocam a água e pedem bênção a Oxumarê.

MAIS SOBRE ORIXÁ OXUMARÊ


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

4 comentários:

  1. Por que dizem que a pessoa que tem oxumaré é bi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ele ser um orixá que em 6 meses é homem e 6 meses é mulher .. aí e comum os filhos dele sentirem atenção em ambos os gênero

      Excluir
  2. Isso está relacionado a sua mutação entre cobra (serpente, dan) e Homem, mas isso não é regras, pois conheço filhos de Oxumarê que não são homossexuais. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  3. Nos búzios saiu que meu pai é Xango e minha mãe é Oxumaré. Sou Umbandista.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top