Sobre a Pombo Gira Dona Sete Saias: Umbanda

Postado por: Ebomi at 15:18 48 Comentarios
Não podemos deixar de falar sobre a Pomba Gira Dona Sete Saias, pois esta é uma das entidades mais conhecidas e queridas dentro da Umbanda e Povo do Oriente, temos a dona Cigana Sete Saias. Muitos médiuns e chefes de terreiros por falta de informação não costumam apresentar esta maravilhosa entidade com a sua verdadeira origem cigana, fazendo desta linda gira uma Pomba Gira de Encruzilhadas.

A Pomba Gira Cigana Sete Saias é considerada a Deusa do Amor pelo povo do oriente, e a ela que as moças recorrem quando desesperadas por falta de amor, ou para trabalhos para o lado sentimental.

Leia também sobre:

- Pomba Gira Dama da Noite: Falange do Cabaré
- Oferenda para Pomba Gira Rosa Caveira
- Dona Cigana e sua Historia na Umbanda

Exú pomba gira 7 saias entidade de Umbanda e também conhecida como cigana

A LENDA DA POMBA GIRA SETE SAIAS

" A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moço "não cigano" o que seus pais não aceitavam... e proibida de viver este amor parou de comer até vir a falecer.

Quando seu corpo estava sendo preparado para velar, sua mãe trouxe suas sete saias favoritas e colocou a seus pés para poder rodar e jogar cartas nos caminhos do astral superior.

A moça chegando as astral, foi recebida por Santa Sara a qual a designou a proteger e ajudar todas as moças que choravam por seus amores proibidos e impossíveis... É a esta entidade poderosa que as mais serias mandingas de amor são realizadas... e há quem diga que o que a Cigana Sete Saias Une... Ninguém separa!

Esta Pomba Gira gosta de receber suas oferendas e presentes nas Encruzilhadas de campo e preferencialmente as 18:00 nas sexta-feira de lua cheia.

Nas suas oferendas não pode faltar perfume de flores ou gardênia, suas velas são coloridas quase sempre vermelhas, brancas e Rosas... que são as cores que simbolizam o sexo, o amor e a tranquilidade nas relações.

Características dessa Pomba Gira


Ela trás como Arma 1 punhal, também 1 pandeiro, 1 par de castanholas, 1 violino e uma espada.
Sua Bebida Champanhe
Suas Cores preferidas azulão, vermelho, lilás,roxo e verde
Fuma cigarros, cigarrilhas
Lugar Estradas
Vela Pretas, Vermelhas, Brancas, Verde

Pontos Cantados

Ó gira formosa tem alegria e rosa.
Na gira da pomba-gira você vem balançar.
No balanço das pomba-giras sete saias vem girar.

Ponto Para Maria Padilha – Mulambo e Cigana

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Pontos de Ogum na Umbanda: Homenagem a São Jorge

Postado por: Ebomi at 14:43 2 Comentarios
Como o dia no nosso tão querido São Jorge (OGUM) está se aproximando o artigo de hoje são diversos pontos cantados e tocados com letra para Ogum na Umbanda de um ótimo CD que foi muito bem elaborado, e mesmo eu sendo iniciado no Candomblé há anos atras é impossível você não se emocionar com esses pontos tão lindos. As respectivas letras dos cânticos estão logo abaixo para melhor aprendizado.

O audio está com um slide que fiz para homenagear este santo que é dono dos meus caminhos e me protege nessa longa caminhada.

Ogum é um santo (Orixá) que não nos deixa faltar na hora em que mais precisamos, ele não conheceu derrota, conta a lenda que foi São Jorge que matou o dragão (o mal). A sua saudação na Umbanda e muito parecida com o Candomblé é Ogunhê, seu dia é 23/04 atraindo seus devotos de todas as crenças à igreja, as ruas paras oferendas, aos centros de macumba, as casas de axé (barracão de candomblé) e muito mais.

homenagem a ogum são jorge fundo

Ele é um santo muito requisitado, pois  muito se assemelha com nosso real cotidiado, pois a vida do ser humano é realmente uma luta eterna, onde só os vitoriosos alcançam a glória (seus objetivos).

Você quer conhecer mais sobre o Orixá Ogum não deixe de ler os outros artigos que eu separei:

Cantigas do Orixá Ogum com letra e tradução

Saudação Para Orixá Ogum Completa com Tradução (yoruba)

Oração para Orixá Ogum – Prece (Umbanda)

Como é um filho do Ogum

Lenda: Ogum chama a Morte para ajuda-lo numa aposta

Lenda de Ogum Xoroquê

Oferendas para Orixá Ogum

Ervas de Ogun


Seu Ogum me disse
Que dançar nagô é bom
Dançar nagô é bom (x3)
 
Todo homem que fuma e bebe, oh ganga
È Ogum Megê, oh ganga
Todo homem que fuma e bebe, oh ganga
È Ogum Megê, oh ganga
Paturi, Paturi, Paturi, oh ganga
È Ogum Megê, oh ganga
Paturi, Paturi, Paturi, oh ganga
È Ogum Megê, oh ganga
 
Que Ogum não devia beber
Que Ogum não devia fumar
Mais a fumaça representa as nuvens
E a cerveja as espumas do mar
Que Ogum não devia beber
Que Ogum não devia fumar
Mais a fumaça representa as nuvens
E a cerveja as espumas do mar
 
Ogun nhê,
Ogum Yara,
É general Guanabara,
É general Guanabara,
É general Guanabara,
É general Guanabara..
 
Seu Ogum Beira Mar
O que trouxe do mar
Seu Ogum Beira Mar
O que trouxe do mar
Quando ele vem
Vem beirando a areia
Na mão direita ele trás
A guia de Mamãe Sereia
 
Eu dei um toque no clarão da lua
Eu dei um toque no clarão do dia,
Ogum é praça de cavalaria
Ele é ordenança da Virgem Maria
 
A sua espada brilha no raiar do dia
Seu Beira Mar é filho da virgem Maria
Seu Beira Mar, beira maré
Seu Beira Mar na porta da Romaria
 
Se meu Pai é Ogum, Ogum
Vencedor de demanda
Ele vem de Aruanda
Pra salvar filhos de Umbanda
Ogum, Ogum, Ogum, Ogum Iara
Ogum, Ogum, Ogum, Ogum Iara
Salve os campos de batalha
Salve a Sereia do Mar
Ogum, Ogum Iara
 
Que cavaleiro é aquele
Que vem caminhando pelo céu azul
É seu Ogum Matinata
Ele é defensor
Do Cruzeiro do Sul
É, é, é, Seu Cangira (bis)
Pisa na Umbanda
 
Seu general Com sua espada e sua lança
Ele deixou em seu caminho, Um montão de sentinela
Seu general, oh seu general
Na lei de umbanda ele é meu Pai
Ah ele é meu Pai
Foi o senhor mesmo que disse
Que na umbanda
Que os filhos de Ogum não cai, Seu general
 
Estava na beira da praia
Quando eu vi 7 Ondas, rolar
Abre a porta, oh gente
Que ai vem Ogum
Em seu cavalo marinho
Ele vem trabalhar
 
Ogum é de babaloê, Ogum é de babaloá
No céu ele é São Jorge, Não mar ele é Beira Mar
Na areia ele beira areia
Quando ele chega nesse canzuá
 
ELE É OGUM DAMACIANA ARA Ê (bis)
ARA Ê Ogum da maciana.

Mandei selar o seu cavalo
Oi abre a roda que eu vou viaja
Seu Ogum veio seu Ogum vai
Mais se ele vai, ele torna a voltar
 
Selei, selei seu cavalo eu selei
Selei, selei seu cavalo eu selei
Seu Ogum já foi embora
E seu cavalo eu selei

OS PONTOS CANTADOS TOCADOS PARA OGUM NA UMBANDA



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Banhos de descarrego na Umbanda - Atração - Emprego e outros fins

Postado por: Ebomi at 11:26 0 Comentários
Como essa Sexta-feira é da Paixão resolvi falar sobre algo que você pode estar fazendo para seu descarrego (Ebó/ Banhos / Limpeza), não importa se você é do Candomblé ou da Umbanda, pois a finalidade de se limpar é a mesma.

O médium iniciante ao se desenvolver na Umbanda, assim, como o já desenvolvido, ambos, seguem uma norma ritualística de banhos de descarrego, sempre quando há necessidade de se comunicar com as entidades espirituais de Umbanda ou até mesmo para o equilíbrio da vida do devoto.

Embora, às vezes, a entidade, muito rapidamente incorpora para transmitir uma mensagem ou praticar algum ato de caridade. E quando isso acontece não há tempo suficiente para preparar um banho de descarga. Esse fato acontece com médium extremamente sensitivo com coroade Jacutá.

banhos ritualisticos na umbanda e no candomblé

A Umbanda possui um vasto receituário de banho de descarrego composto por: raízes, frutos e folhas verdes das ervas pertencente ao Orixá do médium.

O banho de descarrego se compõe, ainda, por: sal grosso, água do mar, do rio e cachoeira, cujas águas devem ser apanhadas no quarto crescente da Lua.

Há descarrego seco composto de folhas verdes de vários orixás as quais são passadas sobre o corpo do médium. São, também, considerados descarregos, a queima de fogo, (fundanga), e os sacudimentos.

banhos nas aguas para tirar negatividades

Nem todo médium umbandista conhece as ervas e folhas de seu orixá-protetor. E, alguns só conhecem as ervas mais populares, muito usadas nos trabalhos de Umbanda e dos banhos de descarga, de atração, e amacis como: a arruda; guiné; aroeira; alecrim; e boldo.

Para se preparar um banho de descarrego com ervas verdes, estas, devem ser colhidas no quarto crescente da lua. As ervas devem ser maceradas pelas próprias mãos domédium ou do cliente em água fresca e limpa, coada, e jogada sobre o corpo em formade cruz.

E quando tiver se banhando coloca uma pedra de carvão vegetal ou mineral em baixo do pé esquerdo. O bagaço das folhas maceradas e a pedra de carvão são despachados no mato limpo, rio ou mar.

Depois de descarregado pelo banho de ervas, acende-se uma vela e reza a oração do Anjo de Guarda acompanhada de um Pai e Nosso e uma Ave-Maria.

Os casos mais grave, como encosto, doença e perturbações espirituais são resolvidos no terreiro pelas entidades espirituais de Umbanda, através de passes, doutrinação de obsessor e corrente de passagem.

Banhos nas aguas da cachoeira para boas energias

Abaixo estão alguns banhos de descarrego:

de atração, muito recomendado nos terreiros de Umbanda, e como deve banhar-se com água do mar, rio e cachoeira, quando se tratar de descarrego:

Banho de Descarrego

• Serve para vencer demanda, afastar obsessor e olho grande:

Erva Abre Caminho, Arruda, e Sal grosso.

• Serve para cura e afastar doenças:

Canela de velho, Mamona, e Pinhão roxo.

• Serve para destruir feitiços, e afastar inimigos.

Erva Vence Demanda, Peregun, e Aroeira.

• Banho de Atração:

Serve para aproximar alguém ou algo que se deseja.
Oriri de Oxum, Colônia, e Alecrim.

• Serve para arrumar emprego e atrair negócio comercial.

Alfazema, Para-raios, e Boldo.

• Serve para quebrar a força dos inimigos e atrair bons amigos espirituais.

Alfavaca, Manjericão, e Poejo.

• Banho de Descarrego com água do mar, rio e cachoeira.

Serve para expulsar obsessor, tirar olho-grande e mau-olhado.

Eu Ebomi aconselho você a seguir também os preceitos de sua casa (barracão) ou Terreiro (Umbanda), se você realmente tem que ir para roça de santo, vá! Deixe para viajar depois das suas obrigações espirituais com sua casa e com seu anjo de guarda (Santo ou Orixá).

Um ótimo final de semana a todos!

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Exu de Umbanda Pomba Gira Dama da Noite: Falange do Cabaré

Postado por: Ebomi at 23:20 42 Comentarios
Hoje falaremos um pouco sobre Exú de Umbanda uma  entidade que atendem pelo nome Pomba Gira Dama da Noite, pertencem a todas as falanges, mas caminha com todas as Pomba Giras do Cabaré ou algo bem próximo disso.

Fazem a comunicação e a troca de informações entre essas falanges.

São uma espécie de informantes, estão em toda a parte, "correm a gira" no astral para avaliar todas as questões que envolvem um caso que esteja sendo tratado por outras Guardiãs. São muito versáteis e conhecem de tudo um pouco. Uma outra atribuição muito importante, dessas Pomba Giras, é o desenvolvimento mediúnico de médiuns iniciantes.

Pomba Gira Dama da Noite - entidade de umbanda e candomblé

Portanto podem se manifestar em qualquer ponto cantado, ou, mesmo não sendo, a Pomba Gira que irá trabalhar com o médium, pode dar ao mesmo "insights" de quem será sua Pomba Gira de trabalho, incorporando ou passando vibração ao médium apenas no ponto cantado de sua Pomba Gira.

Dificilmente riscam ponto e dão consulta, ficam de pé no meio do terreiro dançando e preparando o médium, por isso, é muito comum incorporações de curta duração, para evitar desgaste e fadiga do médium.

Outra forte atuação dessas Senhoras é a comunicação intuitiva, já que o médium em desenvolvimento não está "pronto" para identificar mensagens claras, pois ainda não sabe se quer o nome de sua Pomba Gira.

Isso não ocorre com todos os médiuns, em alguns casos, dependendo da história, do grau de mediunidade e da relação "entidade-médium", a Pomba Gira de trabalho, já informa ao médium, quem é e o que quer.

As Pombas Giras Damas da Noite, após um período, que varia, de caso para caso, acabam por optar por uma atividade mais especializada, aí sim, ingressando numa falange específica.

São muito bem humoradas e passam ao médium, uma sensação de alegria e descontração.
Estão sempre presentes nos terreiros de santo, e mesmo que um determinado médium da corrente, não seja médium de incorporação, recebe sua vibração, o que o protege das energias densas que são desagregadas nas giras de Exú.

Seu nome "Dama da Noite" pode fazer com que seja associada à "Pomba Gira do Cabaré". Mas essas guardiãs têm funções distintas, as Damas da Noite, por serem entidades responsáveis pelo desenvolvimento mediúnico da maioria dos médiuns, não costumam enfrentar o astral inferior, de modo frontal, pois precisam manter uma vibração periespiritual menos densa, para a proteção dos médiuns que estão sendo por elas desenvolvidos.

Em sua denominação simbólica, são conhecidas apenas por Pomba Gira Dama da Noite, não havendo a complementação, como por exemplo, Pomba Gira Dama da Noite das Almas, ou Pomba Gira Dama da Noite da Encruzilhada, etc.

Como existem milhares de Pomba Giras Damas da Noite, também existem milhares de histórias sobre cada uma, as vezes muito confundidas com Pomba Gira Maria Padilha.

GIRA DE EXU TOCADA COM LETRA

São vários pontos tocados e cantados para Exú de Umbanda (Gira de exú) no meu canal do YouTube, se você gostar não esqueça de compartilhar os viídeos para que todos os irmão de nossa tão linda religião tenham também acesso aos videos de Exú e Orixás do Candomblé.

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História da Pomba Gira Tata Mulambo: Umbanda

Postado por: Ebomi at 23:48 15 Comentarios

Conta a história da Pomba GiraTata Mulambo viveu há muito mais tempo do que possamos imaginar. Segundo ela, este Exú Mulher desencarnada há pelo menos 107 anos. Era ela uma rainha da província onde vivia e estava sempre cercada de muito luxo, bons tecidos, ouro, prata muitos súditos e muita riqueza.

Conta a lenda que certa vez, em um de seus passeios fora do castelo, Tata Mulambo também conhecida como Molambo, conheceu um camponês por quem se apaixonou à primeira vista e iludida com aquele sentimento tão grande, deixou o seu reino para procurá-lo, levando parte de sua riqueza pois, acreditava poder ser feliz ao seu lado.
pomba gira maria TATA mulambodas - exu - umbanda - kimbanda


Ela o procurou nas ruas, nos bares, nas praças, cabarés, mas não o encontrou.

POMBA GIRA MARIA MULAMBO

De rainha, passou à mulambo, se entregou à bebida, aos farrapos e à prostituição. suas vestes de rainha rasgaram-se ao longo do tempo pelas suas caminhadas, seu ouro foi roubado e as jóias foram trocadas por bebida até que um dia, foi encontrada morta.

Desorientada pelos caminhos que havia seguido até então, queria se vingar daquele homem que mesmo sem saber, era o único culpado pela sua desgraça e o encontrou recolhido em seu lar junto de sua família.

A lenda diz que Tata Mulambo havia matado três pessoas antes de desencarnar, mas essa grande Pombo Gira, depois de sua morte, voltou e matou o pobre homem, sua esposa e seu filho de 07 meses.

As Características dessa Pomba Gira Tata Mulambo

- Pomba Gira Maria Mulambo costuma chegar quase sempre muito bela, feminina, amável, deslumbrante, sedutora, charmosa. Ela gosta das bebidas bem suaves tais como: Vinhos doces, licores, cidra, champanhe, anis, etc.  

Pomba Gira Maria Mulambo gosta também: de fumar cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho e o destaque. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras, etc, para aqueles que tem fé nesta entidade, jamais estarão desamparados, pois Exús e Pomba Giras são nossos protetores.

Veja a Oferenda de Maria Padilha e Maria Mulambo.

PONTOS NA UMBANDA DE PADILHA, MULAMBO E CIGANA


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Exu Pimenta: Sobre a Historia dos Exus de Umbanda

Postado por: Ebomi at 13:59 9 Comentarios
Quando falamos sobre Exú Pimenta e sua história dizemos que é bastante emergente no movimento atual de Umbanda, suas falanges crescem a cada dia, aumentando e solidificando seu poder de abrangência e atuação dentro de nosso plano astral. De personalidade bem forte e irreverente, possui uma língua deveras afiada, sempre pronto a salpicar-nos as verdades que teimamos em esconder.

Seu Exú Pimenta costuma ser muito carismático e sedutor, contudo, suas palavras tem o poder de atingir-nos sem machucar, de conscientizar-nos sem nos reduzir a auto-estima. Em resumo, ele tem o dom de falar na lata o que não queremos ouvir e a gente ainda agradece.

EXu pimenta da umbanda e Candomblé




Leia mais sobre

História de Pomba Gira Maria Padilha das 7 Encruzilhadas
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Oferenda Para Pomba Gira Maria Mulambo e Maria Padilha


O Exu Pimenta Viveu na Europa entre os anos de 1420 à 1480 mais ou menos, estabelecendo-se em Portugal, muito embora, acredito, não tenha nascido nesse país. Enriqueceu como comerciante, usando de seu raciocínio rápido e habilidades retóricas. Passou, assim, a fazer parte da nobreza, frequentando a corte, período em que constituiu carmas relativos ao uso desvirtuado do dinheiro e do poder adquiridos. Segundo ele: “Errei, penei, aprendi, compreendi, me transformei e venci. Hoje trabalho, sem reclamar, ajudando idiotas como aquele que eu fui”

Sr Pimenta é um Exú ligado, essencialmente, ao elemento fogo. Os outros Exús costumam chama-lo de “O Ardido”.

Essa ligação com a energia ígnea, dizem, associa-o ao Orixá Xangô, mas pessoalmente desconheço se essa afirmação é procedente. Um de seus parceiros inseparáveis é o Sr Exú Pinga Fogo, a quem atribui o destino daqueles trevosos vencidos que, orgulhosos, rejeitam suas ofertas de paz.

Também se associa aos demais Exús do fogo, como Sr Exú Brasa, Sr Exú Bara, entre outros.
Para realizar seu ofício de guardião, utiliza-se de armas diversas, a exemplo dos muitos e afiados punhais que carrega ocultos por trás de seu fraque bordô. Quando em demanda, apresenta-se acompanhado de enormes cães negros, nada amigáveis, semelhantes a rottweilers, mas de olhos vermelhos como o fogo.

Duas coisas irritam sobremaneira Sr Exú Pimenta: falta de respeito com os Exús e Pomba Giras por parte de nós encarnados e espíritos trevosos que utilizam o nome Exú para arriarem em terreiros.

Não gosta de brincadeiras e pode se tornar verbalmente muito agressivo se defrontado com algum tipo de desrespeito. Quanto aos falsos Exús, costuma ser implacável e demonstra prazer ao derrubá-los.

Não obstante essa personalidade forte, e suas alterações de humor a depender do teor dos trabalhos que realiza, Sr Pimenta é, de maneira geral, um espírito muito alegre e irreverente. Tanto que quando chega no Terreiro, através da incorporação, a primeira coisa que faz é, invariavelmente, abrir um longo sorriso.

Exu Pimenta: especializado na elaboração da química e dos filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala no ar.

PONTOS DE EXÚ E POMBA GIRA NA UMBANDA


São diversos pontos Cantado e tocados com letra para aprendizado, se você gostou dá um gostei ou compartilhe e ajude o Canal Espiritual da Umbanda e Candomblé a crescer cada vez mais.
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Pedrinha Miuidinha - Pontos Cantados e Tocados para Caboclo Boiadeiro

Postado por: Ebomi at 10:56 0 Comentários
São dois lindos pontos Cantados e Tocados com Áudio e Vídeo para Caboclo Boiadeiro na Umbanda, entidade essas que trabalham para o bem, não se omitindo na hora em que seus devotos precisam de auxilio. Logo abaixo separei alguns artigos que talvez você goste de ler sobre Caboclos, Boiadeiros, Baianos e muito mais.

caboclo vaqueiro boiadeiro pedinha miudinha ponto tocado e cantado na umbanda gira de caboclo

Conheça mais sobre os Caboclos e Boiadeiro da Umbanda:

Caboclo Cobra Coral: Umbanda – LENDA

Conheça os Habitantes do Juremá – HISTÓRIA SOBRE

Os Baianos na Umbanda – HISTÓRIA

Os Caboclos Boiadeiros - Os melhores pontos – LETRA E AUDIO DOS PONTOS (VIDEO)

OS BOIADEIROS – O que são os cabolcos boiadeiros

Candomblé de Caboclo - Sobre os Candomblés de Caboclos

PONTO 1 – PEDRINHA MIUDINHA DA ARUANDA

Pedrinha miudinha
Pedrinha na Aruanda ê
Lajeiro, tão grande
Tão grande na Aruanda ê

PONTO 2 – TEM PEDRINHA MIUDA

Se o lajeiro é muito grande
Tem pedrinha miúda
Tem pedrinha miúda e tem pedrinha graúda

Audio e letra do Cântico de Umbanda



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Xirê do Orixa Exú da nação Ketu do Candomblé com Letra e Tradução

Postado por: Ebomi at 19:43 4 Comentarios

Xirê do Orixá Exú no Candomblé é mais uma sequência de Cânticos de Exú Orixá (xirê) na Nação Ketu, com vídeo, áudio, letra yoruba e a sua tradução para o português para o Orixá Exú (Elegua, Bara, Eshu, Esù).


Não deixe de acompanhar o canal do Autor Ebomi no Youtube que está sempre trazendo algo novo para você que quer aprender a cantar para o Orixá.

youtube

Cânticos do Xirê de EXÚ Orixá com tradução


Exú lonan, (bis)
Modilê lodê e legbara,
Lebara mirê Exu tala kewa ô,


Exú do caminho,
eu brinco do alto da montanha para o senhor da força
Esu eu estou feliz Eshu
Eshu do caminho nós o cumprimentamos.


Orixá pa ta (Orixá que nos acode mas pode nos matar)
Ago nilé (A humanidade em suas casas pedem auxílio)
Ago nilé mó forí gbále (Livre a humanidade do que é ruim, varra)


Gba rá Lò jí ki (Com minha fé lhe cumprimento)
Esú Lò bi wa (Exu venha até nós)
Ara e e (Faça-se presente)


A moju legbara sekete


A dí kí ba rà bò e mojúbà (Nós tornamos a lhe cumprimentar pela ajuda que recebemos)
Àwa kó jé (Nós somos aprendizes)
A dí kí ba rà bò e mojúbà (Nós tornamos a lhe cumprimentar pela ajuda que recebemos)
Egba rà bó ago mojuba rà (Tenho fé e peço licença para louva-lo em minha casa)
Egba Kose (Tenho fé, amém.)
Egba rà bó ago mojuba rà (Tenho fé e peço licença para louva-lo em minha casa)
Legbara lê baré Xu bô Xé


Egba rà um be be (Minha fé me alimenta, peço, peço
Tiriri Lona (Tiriri – Valoroso / Lona – no caminho = Exu que no dá coisas no caminho)


Ògó Rum Gò (Te louvamos com o tambor para que não se confunda)
Rum gò (O tambor é inconfundível)
Laaròyé (Dê-nos compreensão).

Oriki de Exú (saudação, Louvação, Reza, Envocação)




Agora que você já conhece a letra dos
cânticos do Orixá Exú não deixe de ouvir o Audio dos Orin que foi produzido por mim.


Audio – Letra e Tradução dos Canticos do Orixá Exú

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A Falange de Exus Malandros e Malandras na Linha de Umbanda

Postado por: Ebomi at 20:26 8 Comentarios
Hoje vamos falar um pouco sobre a Falange de Exús Malandros e Malandras na Linha de Umbanda, como o próprio nome já diz, e uma religião que une varias bandas, os grupos e suas diferenças são todos bem recebidos, pois como diz a escritura ninguém e tão pobre que não tenha nada para dar, ao contrario da maioria dos segmentos religiosos existentes, a Umbanda não só recebe esses grupos como também da a eles liberdade na forma de trabalho a ser utilizada desde que os mesmos não inflijam ou fujam dos 3 pilares principais da doutrina umbandista que e a prática da fé, da esperança e da caridade. “essa é a nossa Umbanda”.

A medida que nos aprofundamos no estudo e conhecimento das bandas de trabalho na Umbanda nos deparamos com uma lista extensa de falanges que vão de crianças (Eres) a Eguns (espíritos), da direita a esquerda, do oriente ao ocidente, da conhecida benzeção as técnicas magísticas dos povos do oriente, da pajelança indígena ao passe mediúnico europeu, todos com o único intuito de praticar a caridade.

malandrinha

O Brasil, talvez, por ser um pais muito rico em culturas diferentes, ofereceu uma quantidade considerável de falanges para a Umbanda, entre elas se destacam os Pretos Velhos e os Caboclos, como a Umbanda também absorveu grupos que já existiam em outras correntes espiritualistas muito antes de ela ser fundada.

Um exemplo claro disso e a presença do Mestre CatimboZéiro Zé Pelintra nos terreiros umbandistas.

Zé Pelintra e uma entidade muito conhecida no Nordeste do pais, e uma entidade conhecida, popularmente, como sendo um malandro, o sentido da palavra malandro se referindo a Zé Pelintra e o mesmo que bon vivat, boêmio, ele não é malandro só por que faz malandragens, mas também por que a sua “vida” é vivida de forma malandra (festas, bares, mulheres etc.).

Há de se considerar também que o sentido da palavra malandro hoje não é o mesmo que do século passado muda-se a sociedade, mudam- se os cidadãos.

Seu Zé, como é chamado pelos íntimos, era nordestino, alguns dizem ser do Ceara (... ele vem de longe, vem do Ceara, ele é Zé pelintra, chegou para trabalhar... ), outros Alagoas (... quando vir de Alagoas, toma cuidado com o balanço da canoa...), de família pobre conheceu bem cedo as pilantragens para prover a sua subsistência, conheceu de perto a vida das periferias, sofreu a discriminação por ser migrante, de tão bonito que era se envolveu com muitas mulheres, após seu desencarne deixou criado um estereotipo que serviu de inspiração para Walter Elias Disney criar o personagem Zé Carioca que , só de longe, lembra Zé Pelintra.

Seu Zé é uma figura antiga no Catimbó, porém, a linha da malandragem como temos na Umbanda não, talvez por ela ser uma falange que nasceu na Umbanda, ou seja, é recente.

Alguns caminhos de Zé Malandro e Malandra


Enquanto no Catimbó e conhecido somente Zé Pelintra na Umbanda já se conhecem varias entidades que assim se identificam (Zé Pelintra Advogado, Zé Pelintra da Estrada, Zé Pelintra do Bar, Zé Pelintra da Encruzilhada, Zé Pelintra do Morro, etc.), junto dos homens vem também as mulheres conhecidas como Pomba Giras Malandras (Maria Navalha, Maria Sete Léguas, Maria do Pente Fino, Maria Rosa Navalha etc. ) vem as jovens conhecidas como Malandrinhas (Malandrinha da Rosa, Malandrinha do Morro Alto, etc.) como também os jovens conhecidos como Malandrinhos.

Se referindo aos Malandrinhos e as Malandrinhas ha de se saber que o Exú Malandrinho é uma das Entidades mais novas nos Terreiros de Umbanda. A origem desta falange está associada, como se disse, aos ‘discípulos’ de Zé Pelintra, no entanto, ele (o Malandrinho) nada tem a ver com Zé Pelintra, a não ser algumas semelhanças tais como: gosto pela boemia, os jogos, as mulheres (que tratam como rainhas) e a sabedoria de lidar com os problemas da vida e como sair deles.

Zé Pelintra - Não e Exú – Melhores Pontos


As Entidades que compõe esta falange são na sua maioria, espíritos que viveram na sua última encarnação, situações de abandono familiar, e, não tendo como sobreviverem, fizeram da rua, a sua morada, nela aprenderam a sobreviver e a se proteger.

Alguns se tornaram ‘experts’ em jogos de azar como baralho, dados, ‘porrinha’ etc. Outros trabalharam em Cabarés, onde eram muito paparicados pelas ‘meninas’, que eles defendiam com unhas e dentes. E tem ainda aqueles que se tornaram ‘contadores de histórias’. Em troca de algumas doses de bebidas, cigarros e alguns trocados, contavam casos que tiravam da sua própria imaginação ou ainda situações que viveram.

Malandrinho é uma Entidade alegre, extrovertida, defensor dos mais fracos e principalmente dos desregrados. À esses, ensina que malandragem não é vadiagem. E sim, a arte de saber viver com ética e responsabilidade: O que se faz, deve fazer bem feito, caso contrário, vai pagar pelo erro. Não gosta de enganar as pessoas de bom coração. Mas com aquelas que se julgam muito espertas, ele esta sempre dando uma ‘rasteira’.


Malandro Exú malandro - zé pelintra, pilintra umbanda encruzilhada

Gosta de ouvir os problemas das pessoas que o procuram. Apesar de sua aparência jocosa, está sempre voltado à prática da caridade e da evolução espiritual de seus médiuns. Em suas incorporações gosta de roupas leves e sem formalidades. As camisas estão sempre pra fora da calça. Se usar gravata, vai estar sempre com o nó afrouxado. Ou seja: ele gosta de se sentir livre para dançar e cantar em suas incorporações.

As cores das roupas são sempre em tons fortes ou estampadas. Sua bebida geralmente é a cachaça. Mas vemos em alguns Terreiros de Umbanda, Malandrinho bebendo cerveja ou batidas de limão (limãozinho).

Geralmente está sempre descalço, pois gosta de sentir o chão que pisa. Em geral, todas estas entidades a exemplo do Patrono, tiveram em sua existência alguma forma de contato com a vida dos morros, da periferia, ou talvez passaram por situações que se assemelham ou tenham ligações com essas situações, outros não passaram por similares mas escolheram essa linha de trabalho por se simpatizarem com ela.

seu ze pelinta - umbanda exu risca ponto malandro

Não se deve, nunca, confundir as falanges de trabalho de São Cipriano com a falange dos Malandros e Malandras, a linha de São Cipriano e uma linha de direita enquanto a dos Malandros já é de esquerda, o que acontece e que em muitas casas a entidade Zé Pelintra, exímio representante dessa linha, e evocado em trabalhos liderados por entidades de energia diferentes promovendo assim aquilo que se chama de Cruzamento de linhas, porém, quando isso ocorre as energias presentes não perdem sua autonomia, somente unem forças com uma finalidade ( A B AB).

Sendo uma linha de esquerda os Malandros são invocados em casos ligados as nossas necessidades físicas e materiais. Problemas amorosos, financeiros, empregos, causas judiciais, familiares, ou somente uma conversa amiga são motivos e causas levados constantemente a essas entidades. Por possuírem uma energia muito ligada a matéria suas comidas oferecidas em Giras de Exú são em sua maioria pratos consumidos em bares e botequins.

O que oferecer para os Malandros e Malandras


Assim pode-se oferecer quitutes como salgados, salaminhos, bacon, jiló empanado frito, sardinha frita, farofa com linguiça, carne seca assada na brasa ou frita, etc. As bebidas poderão ser cachaça, cerveja e em alguns casos licores.

Como todas as outras entidades da Umbanda os Malandros podem pedir aos seus médiuns e consulentes alguns objetos (chapéus, cachimbos, bengalas, navalhas, cigarros, perfumes, etc.) desde que tenha um porque e não acabe se tornando uma forma de mistificação esses objetos podem ser usados pelas entidades em seus trabalhos quando manifestados.

A mensagem trazida pelos Malandros e pelas Malandras as Casas Umbandistas e a do equilíbrio, tudo em todas as existências deve ser equilibrado. Não é problema ir a festas, bares nem sequer também fazer uso de bebidas alcoólicas, o problema está na maneira como se frequenta ou se usa e as consequências dos mesmos. Muitos dos problemas da maioria dos consultantes dessas entidades são resultado de uma vida desregrada e sem limites onde o desequilíbrio marca e causa o mal não só para a pessoa em si como também para os que estão ao seu redor. Tudo, a todos, e permitido, porem, nem tudo convêm.

Que a historia e o trabalho dos Malandros e das Malandras sirva de exemplo e seja a luz do fim do túnel na vida de tantos e tantas que precisam.

CURTA OS PONTOS DE EXÚ ZÉ PILINTRA

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História da Pomba Gira Maria Padilha dos Sete Cruzeiros da Calunga

Postado por: Ebomi at 16:41 2 Comentarios
Conta a história como surgiu a entidade de Umbanda Pomba Gira Maria Padilha dos Sete Cruzeiros da Calunga na França, final do século dezenove.

Como conta a lenda Juliette estava desesperada. Aos dezessete anos, filha de nobres franceses estava prometida em casamento para o jovem Duque D'areaux.

Maria padilha dos 7 cruzeiro da calunga
Por coisas que somente à vida cabe explicar, havia se apaixonado por um dos cavalariços de sua propriedade. Entregara-se a essa paixão de forma avassaladora o que culminou na gravidez que já atingira a oitava semana.

Somente confiara o segredo à velha ama Marie, quase uma segunda mãe que a vira nascer e dela nunca se afastara, que a aconselhou a fugir com Jean, seu amado. Procurado, o rapaz não fugiu à sua obrigação e dispôs se a empreender a fuga.

Sairiam a noite levando consigo apenas a ama, que seria muito útil à moça, e os cavalos necessários para os três. Perto da meia-noite, Juliette e Marie esgueiraram-se pelo jardim e dirigiram-se até o ponto em que o jovem as esperava. Rapidamente montaram e partiram. Não esperavam, contudo, que um par de olhos os espreitasse.

História da Pomba Gira Maria Padilha

Era Sophie a filha dos caseiros, extremamente apaixonada por Jean. Percebendo o que se passava, correu até a grande propriedade e alertou aos pais da moça sobre a fuga iminente. Antoine, o pai de Juliette, imediatamente chamou por dois homens de confiança e partiu para a perseguição.

Não precisaram procurar por muito tempo. A falta de experiência das mulheres fazia com que a marcha dos fugitivos fosse lenta. Antoine gritou para que parassem.

POMBA GIRA MARIA MULAMBO

Assustado Jean apressou o galope e o primeiro tiro acertou-o no meio das costas derrubando-o do cavalo. Juliette correu para o amado gritando de desespero quando ouviu o segundo tiro. Olhou para trás, a velha ama jazia caída sobre sua montaria.

Sem raciocinar no que fazia puxou a arma de Jean e apontou-a para o próprio pai. - Minha filha, solte essa arma! - assim dizendo aproximava-se dela. Juliette apertou o gatilho e o projétil acertou Antoine em pleno coração. Os homens que o acompanhavam não sabiam o que fazer.

Aproveitando esse momento de indecisão a moça correu chorando em total descontrole. Havia uma ponte à alguns metros dali e foi dela que Juliette despediu-se da vida atirando-se na água gelada.

Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas


A morte foi rápida e nada se pode fazer. Responsável direta por três mortes (a dela, do pai e da criança que trazia no ventre) causou ainda, indiretamente mais duas, a de Jean e da ama.

Triste destino aguardava o espírito atormentado da moça. Depois de muito vagar por terrenos negros como a noite e conhecer as mazelas de incontáveis almas perdidas encontrou um grupo de entidades que a encaminhou para a expiação dos males que causara.

Tornou-se então uma das falangeiras de Maria Padilha. Hoje em nossos terreiros atende pelo nome de Pomba Gira Maria Padilha dos Sete Cruzeiros da Calunga, onde, demonstrando uma educação esmerada e um carinho constante atende seus consulentes sempre com uma palavra de conforto e fé exibindo um sorriso cativante.lista de emails

E você gostou da história da Padilha dos Sete Cruzeiros da Calunga? Então irá gostar dos pontos de Pomba Gira.

Pontos Pomba Gira Maria Padilha - Cigana - Maria Mulambo

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