O que é um assentamento de Orixá : Igbá

Postado por: Ebomi at 14:40 19 Comentarios
No texto a seguir falaremos o que é um assentamento de Orixá (IGBÁ) dentro do conceito da religião yoruba no caso o Candomblé. Igbás (Ibá) (awọn igbá) são assentamentos de orixá (òrìṣà). Um assentamento é uma representação do orixá (òrìṣà) no espaço físico, no mundo, no aìyé (terra). Sob o ponto de vista sacro não existem representações humanas de orixá (òrìṣà).

A religião Yorùbá não tem imagens para representar suas divindades, o que representa uma divindade é o seu Igbá (assentamento), ao olharmos um Igbá é como se estivéssemos olhando para a divindade. Secularmente existem representações em forma de desenhos e esculturas mas que são frutos apenas de criatividade de artistas e não tem uso sacro.

Significado de um Igbá : Assentamento dos Orixás

iba - igba - assentamento de santo - orixa - orixas candomble
Os orixá (awọn òrìṣà) são adequadamente representados por símbolos e grafismos próprios de cada um e por extensão por outros elementos como folhas, arvores, favas e contas. Mas o Igbá é a sua representação mais adequada.

Vale refazer a afirmação, já explicada em outro material, de que o orixá (òrìṣà) não são elementos da natureza, assim “olhar” o vento não significa olhar para oya, olhar uma pedra não significa olhar para Xango (ṣàngó), olhar para o mar não significa olhar para yemoja, etc..

O mesmo sentimento que um católico tem ao olhar para uma imagem de um santo em sua igreja e altar, o povo de santo tem ao olhar para um igbá. É muito comum as pessoas, nos seus quartos de santo, “vestirem” seus Igbá com suas roupas de orixá (òrìṣà) como se fosse o próprio orixá). Contudo, igbá são de acesso muito restrito, de uso exclusivamente sacro e ritualístico, não tem visibilidade pública e ficam guardados dos olhos de todos.

IBÁ DE ORIXÁ - MULHER

Dessa maneira, cada Igbá representa uma divindade através de um continente (Vaso, invólucro, recipiente) e seu conteúdo, e esse conjunto, continente e conteúdo é específico de cada divindade. Esses continentes podem ser de porcelana (substituindo cabaças), barro ou madeira e serão empregados distintamente para cada divindade que ele representa. São usados elementos físicos comuns, como tigelas, sopeiras, pratos, bacias e alguidares.

O iniciado no seu processo de feitura (que é distinto de uma iniciação mas muitas vezes essas expressões se confundem) poderá receber um ou vários Igbá, dependendo do seu status na religião e da própria tradição da casa em conduzir este ritual.

Mas o igbá não é o orixá (O que é Orixá? ) no aìyé. Essa religião não coloca um orixá dentro de uma sopeira, não é uma religião animista. O igbá representa apenas a ligação entre os 2 espaços, o espaço físico aìyé e o espaço espiritual o Orun (Ceú espiritual). É uma “ponte” entre os 2 espaços. Sua função não é trazer o orixá (òrìṣà) para o aìyé porque os orixá (òrìṣà) já estão presentes em nossa vida o tempo todo, não existe secularismo na religião. Sua função é completamente ritualística.

assentamento de Orixá

O igbá é, de fato, dentro de toda a religião Yorùbá (dicionário Yoruba) uma dos elementos mais importantes e significativos por traduzir a contínua relação entre o Orun (ọ̀run) e o aìyé. Ele representa o reconhecimento da existência do espaço espiritual, o Orun (ọ̀run), e a ligação perene que existe entre os 2 espaços (ọ̀run-aìyé) na forma de um contínuo duplamente alimentado e da circulação, transformação e reposição de axé (O que é axé?). Dessa maneira o seu valor não esta somente na sua existência como instrumento ritualístico, como foi ressaltado no início, mas também no que ele representa.

Toda religião tem símbolos e simbolismos. Uma cruz para os católicos representa muito também: todo o significado da paixão e do sacrifício de Jesus. Assim esse símbolo traduz em sí muito mais do que somente a lembrança da crucificação de Jesus e sim um todo da sua doutrina, poderíamos falar muito apenas olhando para uma cruz. O mesmo vale para um Igbá. Nada é mais sagrado por sí só pelo seu uso e nada pode traduzir tanto da doutrina que cobre a religião Yorùbá como o entendimento da sua função.

assentamento de orixá no candomblé - igba

O Igbá é uma manifestação de Fé, e por isso um reconhecimento de nossa Fé na religião. De acordo com a metafísica Yorùbá, para tudo que existe no aìyé existe um duplo no Orun (ọ̀run). O Igbá é um elemento de ligação entre essas 2 porções e um instrumento de concentração de energia. É usado para nos ligarmos às divindades, liga o físico à dimensão espiritual, a dimensão aìyé à dimensão Orun (espaço espiritual).

O objetivo de um Igbá é potencializar a ligação Orun-aìyé (ọ̀run-aìyé) sendo o instrumento que no aìyé representa o duplo do Orun (ọ̀run). O Igbá esta vinculado diretamente à uma pessoa no aìyé mas não a representa e sim ao duplo do Orun (Ceú). Como já foi dito ele não armazena um orixá (òrìṣà), ele não é uma lâmpada mágica que esfregamos para dali sair um orixá. Ele é a ponte de ligação direta entre o aìyé e o Orun (ọ̀run) entre o iniciado no aìyé e suas energias e divindades no Orun (ọ̀run).

Um dos principais usos que se dá a ele é receber os Ebós (significado de Ebó), que são sacrifícios de todo o tipo, entendendo que o sentido de sacrifício na religião não envolve o uso de sangue em sí. Um sacrifício por ser qualquer oferenda que vai se converter em axé (àṣẹ). Um Obi é um sacrificio (A lenda do Obi), um Acaça é um sacrifício e pode substituir um boi.

Esse aspecto de participar ativamente de Ebós (ẹbọ) é uma finalidade muito importante, mas não imprescindível. Não se precisa de uma Igbá para fazer uma oferenda, mas, todo sacerdote (Babalorixá/Yalorixá) tem e usa os seus para isso. Isso tem todo o sentido, sendo o Igbá um elemento de ligação ou de potencialização dessa ligação como esta sendo dito realizar isso junto a eles é fazer esse instrumento funcionar.

Em outro material esta muito bem explicado essa questão do Ebós (ẹbọ) mas é importante lembrar que um Ebós (ẹbọ), uma oferenda é um parte de um processo de transmissão e reposição de axé (àṣẹ) e os elementos utilizados são transmutados em energia, em axé (àṣẹ).
Dessa maneira ao se fazer isso através de um Igbá esta se fazendo chegar ao duplo do Orun (ọ̀run) referenciado por aquele Igbá a transmutação da energia dos elementos afins a ele que foram usados no sacrifício.

O ponto que esta sendo ressaltado é que o Igbá em um Ebó (ẹbọ) é o instrumento que direciona, potencializa e agiliza a este ase chegar ao Orun (ọ̀run). O Igbá não é um instrumento para “alimentar” o iniciado no aìyé (o feito de Orixá/ Elegun). O Igbá pode ser coletivo ou individual. Quando coletiva chama-se Ajobó (ajọbọ) e liga uma comunidade a sua comunidade espiritual, ao coletivo que ela representa e a divindade que a protege. Quando individual liga a pessoa ao seu reflexo no Orun.

Do que é feito um Igbá de Orixá?


O Igbá é feito usando materiais que estão ligados à divindade que ele representa. Assim o material e o seu conteúdo ajudam a estabelecer a relação, devendo ser utilizados sempre elementos completamente afins com a divindade e que traduzem a matéria original do Orun (ọ̀run). Conhecer essas relações e afinidades é parte do aprendizado de um iniciado durante sua vida e somente aqueles que as conhecem terão verdadeiro sucesso no seu trabalho ritualístico.

O principal elemento dentro de um Igbá é a pedra, o okuta. Acima de todos os demais componentes ela receberá todo o trabalho ritual de preparação e por essa razão muitos dizem que é a única coisa importante, todo o demais é apenas decorativo. O pedra para os Yorùbá significa a longevidade a existência perene.

Os demais elementos fazem parte do enredo do orixá de maneira que não são apenas decorativos. Entretanto muitos itens que são colocados em um igbá pode ser meramente decorativos.
Os demais elementos em um Igbá variam entre metais, favas, folhas e outros materiais que remetem ao orixá (Orisha) original. O elemento escolhido para o continente do Igbá também terá relação direta com ele. Tudo dentro de um Igbá é feito para traduzir a matéria original do Orun que foi materializada no aìyé através do iniciado ou da comunidade que o Igbá representará.

A escolha de cada elemento depende de para quem será feita a ligação. Cada orixá (òrìṣà) tem os seus elementos correspondentes no aìyé. Adornos e enfeites exteriores que apenas agradam ao ego de quem faz não ajudam nisso. O importante são as folhas, as favas, os metais e outros elementos genéricos como os búzios. Entendo que moedas, muito presentes, deveriam ser representadas apenas pelos búzios, que eram dinheiro, mas muita gente coloca mais como um desejo de prosperidade do que um elemento de ligação de fato. O material do recipiente externo é escolhido entre algumas opções. A cabaça é substituída pela porcelana branca para os orixá (òrìṣà) fun fun, o barro e excepecionalmente a madeira para um orixá (òrìṣà) específico. As cores desses materiais e elementos decorativos vão compor esse conjunto de forma harmoniosa. Para os caso das cores existe muita criativade.

Os Yorùbá reconhecem apenas 3 cores, o branco, o vermelho e o preto. Todas as demais cores são elementos de uma dessas 2 famílias e as representam da mesma maneira. Assim o verde e o azul são elementos da cor preta. O amarelo do vermelho e por assim vai.Todo Igbá individualizado é composto de um recipiente com tampa (continente) contendo a pedra, okuta, o núcleo do Igbá e os demais elementos com água, óleos e outros elementos líquidos. O igbá sem tampa são usados em assentos coletivos, não individualizados, eventualmente casas e axé (àṣẹ) podem fazer variações disso.


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

19 comentários:

  1. Olá.
    Gosto muito dessa página que é de grande aprendizagem a quem se interessa pelo assunto.
    Gostaria de saber,( por questões de aprendizagem e também ,curiosidade)sobre quartos de orixá.Eles devem ser individual,ou seja,um quarto para cada orixá distinto,ou os assentamentos podem ser em um quarto só,ou até mesmo um quarto para orixá masculino e outro para os femininos?Sabendo que o de exu é separado.E com relação ao adjá,como essa sineta é preparada para ser tocada? existe um ritual específico para sua preparação antes de ser usada?
    Estou fazendo também um estudo sobre religiões afro e quanto mais informações eu obtiver,melhor será meu desempenho sobre o assunto.

    Muito axé a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, olha não há problemas eu os santos ficarem juntos, contudo, existe restrições em alguns (exemplo: Oxalá no Quarto de Exú), o Adja deve ser preparado sim antes de seu uso, e só pessoas autorizadas (cargo) deve utilizar. sorte axé!

      Excluir
  2. ola gostaria de saber os fudamentos e lenda de osun alade,

    ResponderExcluir
  3. Quando o assentamento não é bem feito, e o pai de santo e de posição moral duvidosa esse assentamento tem validade, principalmente quando esse pai de santo só veja a pessoa duas vezes depois some

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha isso só poderá ser confirmado mediante um jogo de Alafía, então procure outra orientação (jogo) para se certificar.

      Excluir
  4. pode-se cancelar ou desmanchar um assentamento por motivos religiosos, tipo a pessoa segue uma outra religião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mais isso seria muito decepcionante principalmente a seu orixá, se desmanchar um igbá Orixá, eu estaria mentindo se nao te afeta-se pois isso pode ser ruim pra sua vida espiritual. procure bem saber, não é que entrou na religiao da 3 dias e tem que sair, se entra, e impossivél sair, devia ter pensado antes.. mesmo desfazendo o igbá orisá vc vai continuar com o orisá como culto do mesmo jeito...

      Excluir
  5. Muito mais importante que se apegar ao nome que foi dado para o seu assentamento, até porque isso é ” um título ” convém à você saber com que ” força espiritual ” está lhe dando. O oráculo é o primeiro passo, mas nada como o seu convívio diário e cabe a você estudar e ter intimidade com essa energia, sim, você terá que fazer isso…pois o contrário não acontecerá. Agora, caso sua arrogância te faça questionar, afrontar e muitas vezes despachar essa energia do seu caminho, ela se tornará negativa.
    O caminho do labirinto começa quando você acha que as entidades-orixás devem satisfazer os seus ” caprichos ” em troca de oferendas, de uma ave…a sua ignorância impede de entender a profundidade da energia e sua aliança com ela.
    Um assentamento, principalmente, se alimenta da sua energia vital e você da energia do mesmo. Essa aliança exige entrosamento, intimidade, muita mais, que a quantidade de oferendas na intenção de realizar seus caprichos e desejos.

    Fernando Alegria Simões !!

    ResponderExcluir
  6. Uma dúvida o quartilhao que fica embaixo do igba poem se agua também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porrão (quartinha grande), isso irá depender de vários fatores, mas se for apenas para subir o santo, então não.

      Excluir
  7. Em um assentamento de orixá se faz sacrifício de animal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim se faz, mas isso tudo dentro de um contexto espiritual com permissão, culto, etc.

      Excluir
  8. Uma pessoa que não tem feitura pode receber entidades em casa para ajudar pessoas ou até mesmo ter filhos de santo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha linha de entendimento as pessoas que querem ajudar as outras primeiro tem que se ajudar, por isso todos precisamos de alguém espiritual a cima (zelador).

      Excluir
  9. Gostaria de tirar uma duvida'
    Um assentamento de esu não cuidado corretamente pode virar energia negativa??
    Faço tudo correto como foi ensinado acordo com gin e atar e faço os orikin mais minha vida piorou demais e eu n tenho contato com o pai que o fez não consigo ninguém que possa ver pra mim.
    Qual a forma correta de se despachar um assentamento de esu bara. E gostaria de saber se esda energia pode se transmitir em energia negativa
    Se isso seria pro resto da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que horror, despachar um assentamento... agora sua vida piora e quer dizer que é o orixá é? kkkk orixá é luz, nao acaba com a vida de ninguem, a nao ser que voce mereça. Cada um planta o que colhe, se voce plantar coisas boas pode ter certeza que sua vida nao estaria ruim desse jeito...

      Excluir
  10. Bom dia sou nova aqui, fiquei sabendo a pouco tempo que tenho uma pomba gira como guia, e que tenho que fazer o assentamento dela, so que nao sei como funciona e nem quem é minha pomba gira, como faço todos esses procedimentos ate mesmo saber quem é minha pomba gira?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, meus orixás está na minha casa no quarto separado, até que possa encontrar uma nova casa para continuar minha caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo mas o orixá sempre vai estar ligado com o primeiro axé no qual ele nasceu vc pode estar em qualquer casa que for ele sempre vai ter uma ligação e se sentirá mais feliz na sua primeira casa.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top