Exú Treme Terra: Você conhece este Exú de Omolu?

Postado por: Ebomi at 12:57 13 Comentarios
Você já deve ter escutado falar, mas ter visto, eu acredito que não, você conhece Exu Treme Terra que raramente se manifesta, e que é regido pelo Orixá Omolu e Obá , que forma seu triângulo de forças com nossa amada Mãe Nanã Buruquê

Esse Exu de Umbanda é firme, aguerrido, resoluto nas ações, racionalista e circunspecto. É preciso nos seus conselhos e não são de muita conversa, quando sentem que os conhecimentos que trazem não estão sendo assimilados por seus médiuns e pelos consulentes, ele fica observando e esperando a transmutação. 

Pode existir grande confusão com relação a magnitude deste Exu onde alguns chegam a confundi-lo com Caboclo Treme Terra, que é um Caboclo da linha de Xangô. Isto ocorre pela similaridade da nomenclatura, mas Exu Treme Terra não é um Caboclo Treme Terra virado na esquerda, o fundamento de manipulação magística e transformadora Exu Treme Terra, é o de ser um executor, pelos domínios de força do Senhor Omolu e Mãe Oba. 

exu treme terra

Sendo a própria terra, onde caminhamos e nos sustentamos, e sendo a terra geradora permanente de vida, encontramos nela a primeira grande magia de Omolu, que é a famosa força da gravidade, que atrai tudo para si, assim como também, as diversas forças dos demais Orixás formando novas conjugações. 

Os desdobramentos (tipos/caminhos) do Senhor Exu Treme Terra se dão dentro dele mesmo. Enquanto Pai Obaluaiê absorve e atrai tudo a si mesmo por representar a Terra e Mãe Oba, concentrar essa mesma Terra em torno de si, Exu Treme Terra, como já diz o nome simbólico, é um Exu de descarga repelente, é onde fazendo a Terra Tremer, descarrega todas as energias contrárias, é ele quem reina num Terremoto, quando a Terra Sacudida em abalos avassaladores, tira tudo de seu caminho Por seu tipo de energia sacudir e derrubar tudo, e sugar as energias negativas transformando-as em positivas, transmutando e transformando tudo que nela (terra) toca e entra é por isso que Ele não “vai” a outros Exus, mas os outros é que “vem” a Ele.  

Sendo o Exu a comando do Senhor Omulu, Orixá este que permanece no limite entre vida e morte, também foi permitido a Exu Treme Terra domínios na saúde e doença.

Quem e o que é Orixá?"

Ele é um Exu da Terra, Mestre da Magia. Energia emanada por Zambi, O Criador para destruir os malefícios gerados pelas doenças ou por qualquer tipo de magia e/ou Feitiço/ encantamento. De Mãe Obá ele transmuta na transformação energética mágica, de toda energia produzida de forma natural, ou seja, transformador da energia natural (toda energia que seja emanada da natureza ou do nosso próprio pensamento). Ele transforma tudo e descarrega para a terra, que transforma e transmuta em energia positiva devolvendo para o astral de forma limpa. 

Esta entidade é o único Exu que trabalha em todas as sessões mesmo que não tenha sido evocado. O Senhor da Terra Omolu envia Exu Treme Terra em ação, mesmo que não tenha sido invocado. O que reforça a importância da necessidade de nos harmonizarmos com todos os Orixás, pois eles trabalham, atuam e interagem em absoluta e total harmonia o tempo todo. Em função de sua característica básica ser de nos trazer a consciência cármica, e ser um Exú do tempo e da lentidão, já que absorve de Mãe Oba a paralisação dos seres viciados e que precisam de transformação, ele sacode a Terra, para derrubar todas as energias que contradizem com a evolução desse ser. 

A palavra chave para Exu Treme Terra é concretização. Ele nos trás o silêncio e a concentração. Por ter como elemento a terra e ponto de fixação o Cemitério (Calunga pequena), é lá que esse Exu é o grande manipulador das forças de magia, sendo Senhor Omolu o Mestre.

“O que é Exú Orixa e Exu de Umbanda?”

As suas cores são o preto e o branco em proporções iguais. Sua oferendas são em todos os tipos de terra, mas é no cemitério onde se concentra seu poder magístico.

A Mensagem de Um Exu Treme Terra


"Os dias aqui passam rápido. Parece ontem que eu sofria demasiadamente por coisas que eu vejo que não tinham importância. O amor, não aproveitei. Da saúde, não desfrutei. A fé, não a tive. Mas agora eu sei. Não aprendi, e posso dizer isso porque sei que se voltasse às mesmas situações teria grande chance de cometer os mesmos erros. 

Mas agora eu tenho conhecimento, que é o primeiro passo a ser dado na evolução de um espírito. Espero um dia poder dizer: eu aprendi. Mas para que isso aconteça, tenho consciência de que enfrentarei desafios que nunca nem sequer imaginei enfrentar. Desafios que nada têm a ver com provas e metas a serem cumpridas, mas que envolvem algo muito mais complicado para os seres em Terra: sentimentos. Esses que abrangem os desejos, os vícios, as tentações e principalmente o desequilíbrio.

Não desperdicem a chance que ainda têm de fazer diferente, ou de pelo menos não fazer tudo igual a vida inteira. Aproveitem o amor, deem valor à saúde (antes que a percam) e tenham fé. Eu suplico-lhes que tenham fé, porque esta é a única que carentes, doentes, pobres, ricos, infelizes e felizes podem ter, sem distinção.

Acreditem, nada acontece por acaso e levar a vida sem vive-la, é o maior erro que se pode cometer."

PONTOS DE POMBA GIRA: MULAMBO, CIGANA E PADILHA


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

13 comentários:

  1. Muito obrigado você que escreveu sobre Treme Terra. Eu sempre evitei ler sobre esse "meu" Exu, mas confirmou exatamente o que eu sempre senti dele, mas achava que era coisa de minha cabeça. Meu amor e respeito por ele aumentou mais ainda...
    Obrigado pela instrução
    Rafael.

    ResponderExcluir
  2. VIVAAAAAAAAAA EXU TREME TERRA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. quanto conhecimento de vossa parte senhor, quanto respeito, educação, tolerância, vejo que realmente segue os ensinamentos de nosso senhor Zambi e Oxalá, não tenha medo do que lhe é estranho, apenas respeite e siga os ensinamentos do evangelho, ame, não diga bobagens, estude, veja a diferença entre umbanda, candomblé, kimbanda com o que realmente faz o mal, espiritualidade é para todos independente de crença, que seu Esú lhe traga entendimento e que sua bombogira lhe traga amor, pois precisa.
      saravá irmão

      Excluir
    2. Exatamente o que o Sr Vinicius disse, vá estudar e entender as doutrinas, pq religião é Deus, Zambi, Jeová...etc....e se vc realmente acredita vc respeita seu próximo! Axé a todos...🙏🙏

      Excluir
    3. Eee povinho...Deus é um só. Guarda seu preconceito e pratica o que Deus nos ensinou...amar o próximo como a ti mesmo.
      Ou vcs acham que agradam a Deus julgando seus irmãos..Mais amor povo que se diz de Deus...

      Excluir
  4. Ta repreendido em nome de Jesus o santo nome de jesus tem poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem mesmo, ainda mais quando é dito Oxalá, respeite a fé de quem realmente tem, não diga bobagens, não prospere a intolerância, veja a beleza de uma religião, filosofia de vida que se encontra em uma religião de matriz africana, muito axé para a sua vida.

      Excluir
  5. Evangélicos nos poupem.
    Se a ignorância os cega de tal maneira a demonizar todas as religiões diferentes da sua ao menos tenham o amor ao próximo de guardar pra si.
    O estado é laico e garante o direito de que possamos cada um professar a sua fé.
    Contudo ao invés vir em página de umbanda chamando Exus de demônios vão se atentar aos demônios que estão dentro das suas próprias igrejas usando da fé e ignorância dos fiéis Pará os próprios fins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssima!! Sou evangélica, mais ô povinho ignorante.

      Excluir
  6. Deus e um só não importa de qual denominação você se considere deus e maravilhoso e nos ensina a amar e respeitar a todos siga sua religião seja evangelico,umbandista,cadomblecista,budista ou tantas outras que existem o que importa e o que você carrega no seu coração e sua fé siga em paz irmão evangelico sou espirita e desejo o que deus nos ensinou paz,amor tudo de bom

    ResponderExcluir
  7. Amei saber mais sobre essa entidade q respeito há muitos anos.
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  8. Amei saber mais sobre essa entidade q respeito há muitos anos.
    Gratidão.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top