Como preparar o Acaçá do Orixá: Oferenda

Postado por: Ebomi at 13:08 4 Comentarios
Conheça uma das comidas mais importantes do culto ao Orixá (Candomblé) o ACAÇÁ e quais ingredientes você deve estar usando para fazer essa comida de muita importância em obrigações dentro de uma casa de santo (barracão). 

O Acaçá eu considero o Adimu (comida de santo) mais importante, pois ele tem o poder de retrair energias negativas e atrair o positivo. Ele é muito usando em oferendas aos Orixás para apaziguar as coisas, pois os Africanos tem a ideologia de que quando tudo está TunTun (fresco) está bom (Irê), dai também vêm a frase quando saudamos a terra com água:

- Omi tuntun, Onan tuntun
- Agua fresca (agua que acalma), Caminho fresco (caminho brando e sem problemas).



acaça do Orixá

Como preparar o Acaçá para o Orixá?

Você deve Cozinhar 1/2 kg de Farinha de Milho branca, como um angu ou mingau. Deixe esfriar um pouco, e faça bolinhos. Em algumas casas se põe, às colheradas, em folhas de bananeira passada ao fogo e enrola-se. Serve-se depois de frio.

Obs1) Quando você for colocar esta oferenda, coloque na frente de seu altar com uma copo de água na parte de cima, uma vela de 7 dias a direita, 3 ramos de trigo a esquerda e na parte de baixo encima de uma pano branco coloque um pãozinho cortado em três pedaços, deixe até acabar a vela de 7 dias e veras que criara uma penugem de bolor nos Acaçá, sinal que seu pedido e sua fé foi bem aceita, despache tudo em um jardim ou campo florido.

Obs3) Já existe à venda no mercado a chamada "farinha de acaçá", que é a canjica branca já moída, o que facilita enormemente a confecção do acaçá do Orixá Oxalá

Você poderá estar acrescentando também no Ebô de Oxalá (Canjica branca) 8 acaçás em cima pedindo para o Orixá Oxála quebrar as quisilas e trazer a paz para sua casa e vida.

Escute Cânticos de Oxalá em Ketu para Cantar na hora da Oferenda:


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

4 comentários:

  1. Olá boa tarde o acaça para orixa e feito com água ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas pode variar um pouco para determinados orixás, mas no geral acaça pega com todos orixás.

      Excluir
  2. Boa noite o acaca vermelho e servidores em que ocasião e se tem ofé renda de acaca vermelho para pombo gira

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. O yaoo pode sair da casa de santo com 7 meses de feitura.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top