Historia de Logum Ede: Roubou os segredos de Oxala

Postado por: Ebomi at 13:42 3 Comentarios

A história onde Logum Edé Roubou os Segredos De Oxalá

Conta a História onde o Orixá Logum Edé era um caçador solitário e infeliz, mas orgulhoso (filho de Oxossi) e Oxum (mãe). Era um caçador pretensioso e ganancioso, e muitos os bajulavam pela sua formosura. 

Um dia o Orixá Oxalá conheceu Logum Edé e o levou para viver em sua casa sob sua proteção. Deu a ele companhia, sabedoria e compreensão. Mas Logum Edé queria mais, queria muito mais... 



Logum

E roubou alguns segredos de Oxalá. Segredos que Oxalá deixara à mostra, confiando na honestidade de Logum Edé. O caçador guardou seu furto num embornal a tiracolo, seu adô. 

Deu as costas a Oxalá e fugiu. Não tardou para Oxalá dar-se conta da traição do caçador que levara seus segredos. Oxalá fez todos os sacrifícios que cabia oferecer e muito calmamente sentenciou que toda a vez que Logum Edé usasse um dos seus segredos todos haveriam de dizer sobre o prodígio: 

"Que maravilha o milagre de Oxalá!". Toda a vez que usasse seus segredos alguma arte não roubada ia faltar. 

 
Oxalá imaginou o caçador sendo castigado e compreendeu que era pequena a pena imposta. O caçador (Odé) era presumido e ganancioso, acostumado a angariar bajulação. Oxalá determinou que Logum Edé fosse homem num período e no outro depois fosse mulher. 

Nunca haveria assim de ser completo. Parte do tempo habitaria a floresta vivendo de caça, e noutro tempo, no rio, comendo peixe. Começar sempre de novo era sua sina. Mas a sentença era ainda nada para o tamanho do orgulho de Logum Edé. 

Para que o castigo durasse a eternidade, Oxalá fez de Logum Edé um orixá. 

Resumo deste Orixá: 

Logum é filho de Odé Oxossi com Oxum, sendo este orixá cultuado no candomblé, não 
possuindo culto na Umbanda

A sua saudação é: Loci, Loci Logum.
 
O seu dia da semana: Sabádo
 
As cores do delogum, guia, colar: Azul com amarelo dourado.
 

Musicas para Logum (Orin)  com Tradução no Candomblé Ketu


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Oferenda para Orixa Ewá

Postado por: Ebomi at 17:33 7 Comentarios

Comida ou Oferenda para Orixá Ewá

Aprenda a fazer a Comida de Ewá (Oferenda ao Orixá Yewá), pois como essa santa não é um orixá fácil de se encontrar em casa de axé (barracão de santo), então resolvi criar um artigo falando sobre como agradar Ewá (o Orixá da virgindade), mas você não sabe quem é Ewá

Ewá é a Deusa do rio Yewá. No estado da Bahia é cultuada somente em três casas antigas de Nação de Candomblé, devido à complexidade de seu ritual. As gerações mais novas não captaram conhecimentos necessários para a realização do seu ritual, daí se ver, constantemente, alguém dizer que fez uma obrigação para Ewá, quando na realidade o que foi feito é o que se faz normalmente para Oxum ou Iansã.

Oferenda a ewá

Agora veja os ingredientes da Oferenda para Ewá

Pedaços de coco cozido (cortados em cubos)
Feijão fradinho refogado
Feijão preto refogado
Batata doce cozida e picada
Milho de galinha cozido
Banana da terra fita em cubos
Camarão seco


Modo de preparar o Adimu de Ewá


Você deve pegar os ingredientes devem ser preparados separadamente em pequenas porções. Logo apos ter tudo pronto você deverá misturar tudo em um alguidar (prato de barro). 


E com uma vela branca, faça as devidas saudações a este orixá.



Ofereça a Ewá com os pedidos de felicidade e progresso.

Xirê de Yewá no Candomblé com tradução


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Ibeji ou Erê: Orixa e mensageiro

Postado por: Ebomi at 17:41 0 Comentários

Ibeji é Orixá e Erê é mensageiro mensageiro


Ibeji, o único Orixá permanentemente duplo. É formado por duas entidades distintas e sua função básica é indicar a contradição, os opostos que coexistem. Num plano mais terreno, por ser criança. A ele é associado a tudo o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.

No dia de Ibeiji, 27 de setembro (o mesmo de Cosme e Damião, com quem são sincretizados), é costume as casas de culto abrirem suas portas e oferecerem mesas fartas de doces e comidas para as crianças, elevadas à condição de representantes na terra do Orixá e nesse dia os espíritos de crianças de luz (Erê ou Ereia quando feminino) faz suas brincadeiras. Regem a falange das crianças que trabalham na Umbanda.



Ereia (criança mulher)

Já no Candomblé o Erê é um mensageiro direto do Orixá quando o yawô é novo de santo (menos de 7 anos de feito) então o erê se encarrega das tarefas mais árduas no lugar do orixá que está em adaptação no Ori do seu Omô (filho).

Eles são conhecidos com vários nomes dependendo da cultura (nação) Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil.

•  As Crianças da Umbanda

As Carecterísticas de Ibeji: “Erê”


Cor
Rosa e azul (branco, colorido)
Fio de Contas
No Candomblé, contas e miçangas leitosas coloridas.
Ervas
jasmim, alecrim, rosa
Símbolo
Gêmeos
Pontos da Natureza
Jardins, praias, cachoeiras, matas...
Flores
Margaridas, rosa mariquinha.
Essências
De frutas
Pedras
Quartzo rosa
Metal
Estanho
Saúde
Alergias, anginas, problemas de nariz, raquitismo, acidentes
Planeta
Mercúrio
Dia da Semana
Domingo
Elemento
Fogo
Chakra
Todos, especialmente o Laríngeo
Saudação
Oni Beijada
Bebida
Guaraná (Suco de frutas, água de coco, água com mel, água com açúcar, caldo de cana)
Animais
Animais de estimação.
Comidas
Caruru, doces e frutas.
Numero
2
Data Comemorativa
27 de Setembro
Sincretismo:
São Cosme e São Damião
Incompatibilidades:
Coisas de Exu. Morte, Assovio.

Atribuições aos Ibejis

Zelar pelo Parto e Infância. Promover o amor(união).

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Calendário de todos Orixás e suas datas comemorativas

Postado por: Ebomi at 10:53 7 Comentarios
Conheça o calendário de todos Orixás e as datas comemorativas dos santos (os dias dos orixás) e o seus sincretismos e lendas no Candomblé. equivalentes com as respectivas lenda de cada um deles no panteão yoruba (Candomblé).

No Brasil nós temos das em particular para não esquecer de saudar, agradar e cultuar nossos ancestrais. Então agora não há desculpa de ter esquecido de fazer aquela pequena oferenda para o seu Orixá devoto!

Nós não temos o hábito de fazer oferendas para os Orixás fora dos seus respectivos dias, mas é correto sempre que possível, agradecer nem que seja com uma vela com reza para aquele santo.

Não devemos esperar ser atingidos pela negatividade para recorrer ao Orixá, e mesmo assim nós temos as datas (dias) comemorativas dos Orixás que nos servem para lembrarmos que não estamos sozinhos e também não os esquecemos.

Conheça as Datas comemorativas, os Dias dos Orixá e seus Sincretismo





calendário de todos orixás - dias dos orixás - datas comemorativas

 

Os Dias (Calendário de Todos Orixás)

 

  • Dia 15/01 - é a data do Orixá Oxalá -----------------Jesus Cristo
Sobre Orixá Oxalá
  • 20/01 – Oxóssi ou Odé ----------------São Sebastião
Lenda de Oxossi
  • 02/02 – Iemanjá/ Yemanjá ---------------Nossa Senhora dos Navegantes
Yemanjá
  • 19/04 - Logun Edé / Logum -----------Santo Expedito
Itan - Logum Edé
  • 23/04 - Ogum -----------------São Jorge
Ogum
  • 30/05 - Obá -------------------Santa Joana d’Arc
Lenda de Obá
  • 13/06 – Exú / Eshu -------------------Santo António
Orisha Exú
  • 24/06 – Xangô / Shango ----------------São João Baptista
A Fogueira de Xangô completa
  • 26/07 - Nanã ------------------Sant’Ana
História: Nanã Buruku
  • 24/08 – Oxumaré / Bessen  -------------São Bartolomeu
Itan: Oxumarê
  • 27/09 – Ibeji / Vungi------------------ Santos: Cosme e Damião
História de Erê – Vungi
  • 05/10 - Ossaim ---------------São Roque
Itan: Ossain
  • 02/11 – Omulú / Obaluaiê ----------------São Lázaro
História do Omolu
  • 04/12 – Iansã / Oyá ------------------Santa Bárbara
Quem é Orixá Yansã
  • 08/12 - Oxum -----------------Nossa Senhora da Conceição
Lenda do Orixá Oxum
  • 13/12 – Ewá / Yewá -------------------Santa Luzia
Sobre Orixá Ewá

Agora que você já tem conhecimento e salvou (não esqueça), pode procurar aqui no site que temos Adimus (oferendas, comidas) para usar no Calendários de todos Orixás nas suas datas comemorativas.

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Sobre Exú Mirim de Umbanda

Postado por: Ebomi at 18:50 6 Comentarios

Conheça mais sobre Exú Mirim de Umbanda


Exú Mirim traz uma força muito grande, é a força de “desenrolar” a nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças “negativas” que estejam atuando contra nós, “desocultando -as” e acabando com essas atuações.

Os Exus Mirins (entidades) apresentam - se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito diferentes da nossa.

Dentro da religião da Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada “de lado” dentro dos centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim.

Exú Mirim EXU MENINO EXU GAROTO EXU CRIANÇA

Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas entidades tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos lugares, duvidar - se muito da existência deles.

Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exú e Pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não aceita - se Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, “se sem Exu não se faz nada, sem Exu Mirim menos ainda”.

Não nos chega dentro da cultura dos Orixás (nagô) um culto a uma divindade ou “Orixá Exu – Mirim”, assim como não nos chega a existência de um “Orixá Pombagira”. Apesar disso, sabemos da existência de um Trono responsável pela força e vigor na Criação (Exu/Mehor Yê), assim como existe uma divindade - trono responsável pelo estímulo em toda a Criação (Pombagira/Mahor Yê).

Sendo assim, também existe uma divindade fechada e não revelada, que sustenta a força da linha de Exu – Mirim. Seria o “Orixá Eshu – Mirim” responsável por criar meios ou situações para o desenvolvimento do intelecto e o amadurecimento das pessoas (fator complicador). Dessa forma, enquanto Exu vitaliza os sete sentidos da vida e Pombagira estimula – os, Exu – Mirim traz situações e “complicações” para que utilizando o vigor e estimulados possamos vencer essas situações e evoluirmos como espíritos humanos.

Dentro da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o Orixá – Mistério Exu, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por espíritos humanos assentados a esquerda dos Orixás. Também assim fazemos com o mistério Exu – Mirim, pois o acessamos através da linha de trabalho Exu – Mirim, formada por “espíritos encantados” ligados a essa divindade regente.

Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom - senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.

Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins como os Pretos - velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.

Trazem nomes simbólicos análogos aos dos “Exus - adultos”, demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos Exus - Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha, Porteirinha, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta, ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros, chegando ao ponto de termos Exus - Mirins atuando em cada uma das Sete Linhas de Umbanda.

Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam – se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor vermelha/preta, etc.

A Umbanda vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.

Lembrem – se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.

Para aqueles que sentirem – se afim com a força e tiverem respeito, com certeza em Exu – Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as outras.

PONTO DE EXÚ MIRIM

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Ebó de Egun: para retirar coisas ruins

Postado por: Ebomi at 12:52 63 Comentarios

O EBÓ EGÚN para negatividades e carrego de Egun

O Ebó de Egun é para todos os tipos de negatividades, sendo que em específico é para retirar encostos, espíritos obsessores, afastar assombração, carrego e tudo mais ligado a Egum. Este trabalho não é feitiço, pode até se chamado de macumba, pois é muito comum dentro da religião do candomblé e Umbanda utilizarmos este termo, mas o nome específico mesmo é EBÓ.

>> Leia aqui o que é Ebó?

Ebó para afastar Egun - Espiritos

Material Necessário para o trabalho:

1 K de farinha de mandioca crua – Padê de Água, Mel, Pinga e Dendê.
½ K de Feijão Fradinho - Torrado
½ K de feijão Preto - Torrado
½ K de Milho de Galinha – Cozido
4 Àkàsàs – Enrolados em folhas de bananeira. Abertos ao passar na pessoa.
4 Velas Brancas
4 Moedas de menor valor corrente
4 Ovos Brancos
4 Bolas de Farinha
4 Bolas de Arroz
½ K de Canjica – cozida
½ K de Pipoca – Estourada em areia
4 Folhas de Pelegun

Modo de Fazer o Ebó:

- Você deve passar tudo no corpo da pessoa seguindo a ordem acima.

- A canjica deve ser passada sempre começando no alto da cabeça e pedindo para levar tudo de ruim que a pessoa tenha ou que possa ter.

- As folhas devem ser batidas no corpo da pessoa e posta também no chão junto ao Ebó.

• Você deve Cantar a Cantiga do Ebó na hora de todo o procedimento realizado.

Coisas importantes para realizar  Ebó:

Cantigas de Ebó: Descarrego e Sacudimento

Conheça Os tipos de Ebó

Veja como é culto a Egum na AFrica


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Cantigas de Ebó: Descarrego e Sacudimento

Postado por: Ebomi at 22:57 7 Comentarios

As Cantigas de Ebó para descarrego e Sacudimento



Veja as cantigas comuns utilizadas na hora de se fazer o ebó (limpeza) de descarrego, sacudimento, bate-folha, ebós de negatividade, limpeza do corpo (espiritual).

ebo

Você sabe o que é Ebó? Então veja significado completo

O que é Cantado na hora do Ebó ioruba com tradução:

Saara rè ebó kú ònòn,
Sacudo-lhe com ebó, para pôr a morte no caminho (mandar embora)
Saara ré ebó kú ònòn ó
Sacudo-lhe com ebó, para pôr a morte no caminho (mandar embora)

Cantiga Para passar a Pipoca na hora do Ebó

Ó Ìyá gbálè lérí ó, ó ìyá gbálè
Ó mãe varra sobre a cabeça dele, ó mãe varra.
Ó Ìyá gbálè lérí ó, ó ìyá gbálè
Ó mãe varra sobre a cabeça dele, ó mãe varra.
Gbálè, Gbálè Kiní sórí ó,
Varra, varra o que estiver sobre a cabeça dele,
Ikú Gbálè lérí ó, ikú gbálè ara nlo.
Varra Ikú de sobre a cabeça dele, varra Ikú para que ela vá embora do seu corpo.

Veja alguns tipos de ebó:

Ebó para você arrumar um Emprego

Para obter uma Graça de Ogum

Conheça Os tipos de Ebó

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