Pomba Giras e Exus: o Povo de Rua na Umbanda

Postado por: Ebomi at 20:52 3 Comentarios

As Pomba Giras e Exus são o Povo de rua Na Umbanda

O povo de Rua é chamado de Exús de Umbanda, eles são espíritos mensageiros, guardiões, amigos ou inimigos. Os Exús na Umbanda podem ser macho ou´fêmea “Pomba Giras quando mulheres”, estes são legiões de espíritos em desenvolvimento que constituem os povos das ruas, encruzilhadas, esquinas, cemitérios, morro, etc. Usam cartolas, adoram se embriagar, dar suas gargalhadas com um olhar debochado pronto para lhe falar a verdade a qual veio procurar aquela consulta naquele dia. No final do texto pode ouvir Pontos de Exú:

Pomba Giras e Exus


O povo da rua tem espíritos masculinos e femininos. O Exús masculinos não revelam seu verdadeiro nome, ou pelo menos pode demorar um tempo inderterminado para falar, eles não custumam vir sozinhos em Umbanda com eles também estão os Preto-Velho, Caboclo e vários Orixás, dentre os exús mais presentes temos: Exú Tranca Rua das Almas, Seu Sete Encruzilhadas, João Caveira, Exí Tirirí, Exú Mangueira, Exú Marabô, Veludo, 7 Chaves, Mirim (criança), 7 facadas, Seu Zé Pilintra e muitos outros. 


Já os Exús femininos (as mulheres) são chamados de Pomba Gira ou Pombo Gira os aspectos são muito parecidos com os Exús homens, não revelam seu verdadeiro nome, ou podem demorar muito até que revele seu nome em terra (quando foi viva), aparecem em grupos e legiões diversas, acompanham Boiadeiros, Caboclos e também Orixá, veja os nomes mais visto na Umbanda e Candomblé: Maria Padilha, Maria Mulambo, , Rainha das sete encruzilhadas, Cigana, Pomba Gira Figueira, Quitéria, Lixeira, Maria Navalha, etc.



Exús e Pombagiras tem sua própria organização em Legiões e Falanges dentro da umbanda, cada um com seu chefe maior. Os chefes supremos são Exú Rei e Pombagira Rainha, entretanto, mesmo estes têm a quem prestar contas: todos os Exús estão sob o controle de São Miguel das Almas, o Arcanjo Miguel, chefe das hostes dos anjos celestes. Ele é encarregado de controlar os espíritos que ainda se encontram em nível relativamente baixo de desenvolvimento, mais suscetíveis portanto a serem seduzidos por presentes para que façam o mal atendendo a pedidos de pessoas mal intencionadas.
  • Seu dia da semana é segunda feira.
  • Sua saudação é Laroiê, Exú, Exú!
  • Sua comida preferida (oferenda) é o padê e sua bebida é cachaça e adora fumar um charuto ou cigarro mesmo.
  • as cores de Exús e Pombagiras é o preto e vermelho.
  • Sua moradia mais importante é a encruzilhada aberta (4 pontas), a mais utilizada para trabalhos para boa sorte, amor, etc.

Oferenda para Maria Padilha


O Povo de Ruas cuida em particular os assuntos externos ligado a: o trabalho, a carreira, as viagens, a proteção contra todos os tipos de problemas e ameaças. Uma sessão dos Exús, quando bem conduzida e com as cantigas adequadas, tem um efeito benfazejo enorme, através de tais sessões é que nos livramos dos nossos inimigos, resolvemos problemas cruciantes, conseguimos vencer as demandas. 

Mas é prejudicial, tanto para o mortal quanto para o espírito, que façamos pedidos destinados a fazer o mal a alguém. Como os Exús estão progredindo no plano espiritual, sua ascensão será atrasada sempre que eles praticarem o mal a alguém, por isso, para ajudá-los, devemos sempre lhes endereçar pedidos de defesa, sem que tenhamos que atacar terceiros. Além disso, uma lei da magia diz que tudo que fizermos ao próximo voltará para nós multiplicado por três. Portanto, é melhor para nós mesmos pedir proteção e abertura de nossos caminhos, em vez de pedir a realização de malefícios que mais cedo ou mais tarde recairão sobre nossa vida.

Exús e Pombagiras são vivos alegres e sensuais.Usam roupas em que se combinam o preto e o vermelho, além de jóiase outros adereços.
Saravá Exú e Pomba Gira!!!

 

Agora escute os Melhores Pontos de Zé Pilintra:


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

3 comentários:

  1. Sou advogado e gostei muito dos esclarecimentos desse site. Infelizmente hoje em dia acabamos sentindo vergonha de dizer que somos umbandistas, pois as pessoas pensam que essa religião está ligada a coisas malignas, mas com o esclarecimento desse site da para entender bem a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter sido criada na denominação evangélica, quando me permiti aprender sobre a Umbanda Eu aprendi Admirar e respeitar e assim deve ser com toda região.


    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top