Quem é Iansã (Oyá Orixá)

Postado por: Ebomi at 15:10 8 Comentarios
iansaQuem é o Orixá Oyá ou Iansã do Candomblé?
Oya é um Orixá  e está intimamente relacionado com Iku (morte), o deus da morte. Esse Orixá Insã (Oiá) está relacionada diretamente com as tempestades, ventos fortes e furacões e raios. Simboliza o violento e impetuoso. Vivo na porta dos cemitérios. Representa a intensidade do sentimento sombrio, o mundo dos mortos. Na natureza é simbolizado pelo relâmpago. Junto com Exú (Eleguá), Orunla (Oruminla) Obatalá e domina os quatro ventos. Chamado ao som da bainha de flamboyant. Representa a reencarnação dos antepassados, a falta de memória e sentimento de pesar em mulheres. Bandeira, e saias de pano a Orixá Oya realiza uma combinação de todas as cores, exceto o preto.

É também o  Iansã o orixá do rio Níger, uma vez chamado Oya, por sua 9 tributários, nascido em Ira. Oya é um muerteras chamada Orishas com suas irmãs e Obba Yewá. Oya, exerce um poder especial sobre a eggúns, sendo a mãe de nove deles. Guerreira e lutou com Xangô, Oggun em suas batalhas realizadas. Acompanhado Oyó Xangô, quando saiu e foi nomeada rainha deste Kosso. Seu culto é de cobertura da terra, e ouviu Kosso. Seu nome vem do Yorùbá Oya , também conhecido como Yansã Yorùbá Iyámsá (Iyá: Omo mãe: as crianças - Messa: nove).
Os filhos de Xangô Yemaya e não receber, durante o Orixá Sodo e quando ele senta-se como guardiã dos Orixás, Yemaya seus filhos devem receber um ritual especial. 9 otá ursos marrons ou Carmelitas ser encontrado no rio.

Numerologia dos Filhos de Oyá (Iansã). Seu número é 9 e seus múltiplos. O sincretismo é comparada com a Virgem da Candelária e Santa Teresa (02 de fevereiro). Sua cor é o vinho vermelho, marrom ou marrom e 9 cores, exceto o preto. Comprimentar ou saudação a Oyá (Oriki) Jekua Yansã! Ou Eparrei Oyá!
Quem é a família Oya? (Orixá Iansã). -------------------------------------------------- ------------------------------
Djembe Obbatala filha e esposa de Ogun, Xangô e beijou pela primeira vez a Obaluaiyê, também irmã de Ayao que é virgem e não assentado.

O Odú de Iansã - Diloggún em Oya.
-------------------------------------------------- ------------------------------
Ossá (9). Saber sobre o Odu Osa Meji

ferramentas de Oya Iansã. -------------------------------------------------- ------------------------------
Recipiente em uma panela de barro com uma tampa ou um prato de porcelana de cor marrom ou cores. vidas normalmente secos, em alguns casos, a água do rio e outros apenas polvilhado um pouco de água do rio para sua Ota. Seus atributos são 9 Adams (alças) de cobre, vagens flamboyant, Iruka (rabo de cavalo), um caracol ferramentas manuais, trabalho e guerra, espadas, escudos, os escravos, espadas feixe, coroas, lenços de 9 cores diferentes exceto pá, preto, picareta, ACOF, raios, foice, clube, enxada, ancinho, machado, espada, etc. Elekes sua conta são um marrom com listras brancas e pretas para cada casa Carmelita 9 em algumas contas que fabricou Osha lilás com listras amarelas ou contas brancas alternadas 9 e 9 preto.

Oferendas a Iansã ou Oyá
-------------------------------------------------- ------------------------------
Ele é oferecido principalmente ocre frutos de berinjela, batata, banana, indiana, rolos de feijão-fradinho, arroz branco com berinjela, óleo de palma, uva, manteiga de cacau, milho assado, coco, etc Ele imolado cabra, galinhas, galinhas d'angola, pombos. Seu ovelha são extravagantes, caimitillo, mamão, mandioca, romã, maravilha, mil flores, gerânio, o coral do mar roxo, pacífica, pepino marrom, verbena, flor de cemitério, mortes horríveis, mudança de voz, banana, artemísia, vergonhoso, cordovão, cânfora, Curujey, croton, cherimóia mongoose, etc
O poder  e os objetos de Oya. -------------------------------------------------- ------------------------------
Um instrumento feito de rabo de cavalo de crina preta, Iruka chamado. Nove pulseiras de cobre.

Roupas de Iansã - Trajes de Oya. -------------------------------------------------- ------------------------------
Oya veste um vestido e uma saia veio com nove faixas de cores diferentes. Você também pode usar um vestido de fibra seca na parte superior da palma da mão, chamada de folhas de palmeira. Fitas de nove cores cobrem suas cabeças.

Dança de Oya. (um pouco sobre os Atos feito na hora da Dança do orixá Insã ou Oyá) -------------------------------------------------- ------------------------------
Quando danças Oya, sacode a iruke para limpar as más influências do ar. Sua dança é muito agitado e muito rápido. É ilusório, uma bacanal. Às vezes, carrega uma tocha acesa na mão direita com círculos feroz ao girar no sentido horário.
Os caminhos de Oyá (Iansã):


Bí Yansã Oyá Funke
Dumitru Oya.
De Oya
Bumi Oya.
Bomi Oya.
Nira Oya.
Oya Iqbal.
Oya Nike.
Tola Oya.
Oya Dira.
Oya Funke
Iya Efon Oya.
Afefere Oya.
Mimu Oya Iansã.
Obinídodo Oya.
Oya Iansã Duma.
Oya Iansã Doco.
Tombow Oya.
Ayawá Oya.
Oya Top.
Antal Oya.
Odo Oya Iansã.
Orirí Yansã Oyá.

Outras qualidades abaixo:
Qualidades de Iansa - Oya - Orixas Candomblé

Características do Omo Oya. (dos Filhos de Iansã) -------------------------------------------------- ------------------------------
Eles são pessoas privadas, de um calmo como uma brisa, mas quando você está furiosa tempestade. Eles são como o vento, não gosto de ser trancado em um só lugar, facilmente cansada e monótona vida diária. Os casos são extremamente fiéis, mas em outros dada a casos extraconjugais. Em todos os casos eles são muito ciumentos.

Escute e leia a Cantiga com tradução para Orixá Oyá / Yansã:


         Se você gostou do video então clique em Gostei!

Fonte: www.cubaYoruba.com


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

8 comentários:

  1. Aqui pelo que acabo de ler você refere-se a todas as caracteristicas de uma qualidade de iansã..... ou melhor a INSÃ DE ou DO BALE...
    Gostaria que você me perdoe se minha falta de conhecimento me causar engano sobre o que escrevi sou uma filha de iansã exatamente dessa qualidade e pra mim é muito confuso, alguns dizem que IANSÃ é a Sra dos ventos do raio qur ela roubou de XAngo, que esta ligada ao elemento e movimento do AR e que é boa pra ajudar a se obter soluções rapidas quando temos coisas a serem resolvidas e que estão amarradas, ao ponto cardeal LESTE, a força Cristica deste Ponto Cardeal sob o aspcto da morte do Cristo ao morrer por nós na cruz, etc...... Então dentro da minha humilde ignorância me desculpe mas dizem tantas coisas diferentes que, por vezes fico muito confusa é muita informação mal esclarecida ... Estaria eu pedindo muito se pudesse me ajudar a obter um melhor entendimento...
    Desde já fico grata...
    Att...
    Luiza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, cuidado com o que os outros dizem. Você não revela se é iniciada, mas caso seja, siga o que o seu zelador ou zeladora lhe ensina. Pois se o seu próprio orixá o aceitou e as coisas em sua vida estão dando certo, não tem porque você estar com tantas dúvidas. Sente com ele e lhe exponha o que deseja saber.

      Excluir
  2. DESEJO SABER SOBRE EMITOGUNITA,UMA QUALIDADE DE OYA

    ResponderExcluir
  3. Olá kelly, olha eu conheço a Oya Gbale ou do balé como custumam dizer, a que me lembro é Oyá Egun Nitá, mas posso estar enganado, pois não sou o único que conhece qualidades, apenas estou dizendo que tem nomes parecidos. Sorte axé.

    ResponderExcluir
  4. Quando danças Oya, sacode a iruke para limpar as más influências do ar. Pensava que este ato fosse feito por Nanã Borocô, a quem escolhi expontaneamente. Nada sei sobre tudo isto, apenas, sinto-me bem acompanhando qualquer toque de percursão, e gosto de dançar com presença e força. Há algo entre as duas entidades que citei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, mesmo que as duas sejam dos Orixás distintos, ainda sim as duas são muito ligadas aos Eguns, Yansã tem o controle e carrega muitos com elas, e Nanã (mãe da morte), já foi dona do Culto aos egunguns, que no caso lhe foi roubado por Oxalá.

      Excluir
  5. gostaria de saber mais sobre iansã niké, alguem pra me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que puder irei publicar um pouco sobre as qualidades. Sorte axé.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top