Saida de um Yawo – Iao – yao – Uma criança no Candomble – Polemica.

Postado por: Ebomi at 16:55 8 Comentarios

Trago para compartilhar um vídeo de uma saída de Feitura de Santo “Yaô”, sendo que é uma criança. Sei que este vídeo irá causar um pouco de polêmica para alguns e um alto orgulho e respeito para os mais entendidos. Por que?

Pois como todos sabem que as restrições da religião do candomblé “Resguardo de santo” é algo muito polêmico até hoje, pois alguns acreditam que a maioria dos resguardos implantados no Culto (Candomblé em geral) aqui é uma criação particularmente nossa (Brasil). Então as vezes sendo uma crianção, mesmo não tendo o direito de optar qual religião ela gostaria de seguir, acredito que se fosse o caso eu faria o mesmo, pois se sabe que os primeiros anos são os mais difíceis para o iniciado.

 

Alguns cultos tais como o Culto a Orunla (Oruminlá) acredita que o resguardo é uma forma de oferecer algo a seu orixá, visto em questão de quando não há nada mais a se oferecer, a não ser o seu próprio sacrifício humano (o resguardo do corpo: sexo, carne vermelha, rua, contato direto sexual ou até mesmo mental, etc.…).

Para aqueles que estudam a verdadeira forma pela qual o Orixá era cultuado pelos nossos antepassados, diz que não há nenhum tipo de registro (escrita direta: Livro, conteúdo didático, etc.…) que diria que um feito de orixá na sua iniciação deve ficar após 21 dias recolhido no Roncó (quarto de santo) tem que se submeter a mais (+) 3 meses de total resguardo domiciliar, se limitando a só ir para o trabalho e tão logo sua casa de santo para as manutenções do seu culto.


Como se diz na Filosofia: "Penso, logo existo".         Então vejo que pensar é algo que todos devemos fazer para que um dia quem sabe, a religião possa ser tão esclarecida quanto uma aula de Escola (com bastante esclarecimento para todos), pois se sabe que os falsos religiosos (denominados marmoteiros), se prevalecem em cima dos menos providos de Cultura religiosa, tornando fácil simplesmente um:

Exú pegando em uma navalha e exercendo todas as funções de um ser vivo ou de um próprio Orixá em um roncó, em uma feitura de Orixá. (isso, deixo bem claro que não existe, isto é completamente errado).

Mas claro que Procuro sempre respeitar o modo pelo qual o espírita conduz sua fé e sua filosofia espiritual. Por favor gente, não se escondam em nada, vejam aqui alguns exemplos básico de uma filosofia erradamente da nossa religião:

- Não é preciso ter cargo de Santo (pai, mãe, ekeji, ogan) para aprender a cultura da nossa religião. Mas infelizmente o que eu mais custumo ver são pessoas de 40 anos de feito, que não sabe nada de seus próprios fundamentos tais como: Suas Folhas, seu odú, seu orixá, etc.…


Vai aqui uma dica para os pais de santo e mães de santo:

Seu filho é feito de orixá. Então se ele tem uma mão de corte “para sacrificar” (isso é, ele um dia determinado por Oruminla e Oxalá) que ele será, ou já é uma pessoa que deve e tem o direito de estar fazendo as coisas por si só. Lhe dê o que é de direito, não espere o dia em que você ache que aquilo é certo, respeite as ordens vindas lá de Cima (Orun “Deus”). Tenha ao seu lado uma pessoa que você pode contar para tudo dentro do culto, não limite seu filho de santo a só ser um filho eternamente uma criança na religião, pois como se sabe o filho que é feito hoje, será Pai (Zelador) amanhã.


”Estejam livre para dar sua Opinião abaixo nos comentários, mas lhe peço que não sejam agressivos. Lembrece-se que esse site é para ajudar e esclarecer os menos entendidos no assunto, isso não significa que eu seja totalmente correto mas, tento dar o melhor de mim para um dia constituir uma religião rica de cultura para todos.”


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

8 comentários:

  1. nao sou do candomble, mas meu noivo se iniciou semana passada, esta na roça a 1 mes sai proxima s emana. ele se tornando iaow de oxaguian, nao sei se falo certo, queria saber o que acontece agora que ele ta saindo. Pois sou leiga nisso, gosto muito, mas nao entendo ao certo como funciona.

    ResponderExcluir
  2. Fantsmao, normalmente agora ele passará por um resguardo de santo as vezes (sem carne, sexo, bebidas alcoolicas, etc..). Também normalmente um Yawo, (iao) fica de reguardo após sair do Roncó por 3 meses. Desculpe se não lhe respondi antes, mas é que houve um problema na notificação de comentários. Sorte axé para você e seu amigo recém raspado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde, tenho 30 anos e 3 filhos, todos os 3 correram risco de vida ao nascer, mas estão bem agora graças a Oxalá e Orun. Frequento o candomblé de Angola há 4 meses e sou de Nkosi e Ndandalunda, mas ainda não sou feita, estou aprendendo ainda. Gostaria de saber se eles podem ser crianças Abiku, pois o único menino tem um problema no sangue e sempre corre risco de vida.
    Obrigado,
    Rochele

    ResponderExcluir
  4. Olha Rochele, isso é algo bem complicado de se afirmar só em um texto. Você precisa mesmo é de um bom jogo de buzios ou até mesmo um jogo de Ifá com um babalawo, que lá ele irá lhe afirmar com certeza sobre a vida espiritual do seu filho e se no caso ele realmente for (caso se confirme) um babalawo é bem melhor preparado para lidar com os Abiku do que os candomblecista. Sorte axé para você e seus Fihos!!

    ResponderExcluir
  5. Ola, bom dia? Preciso urgentemente de respotas não sei o que fazer. Sempre frequentei como "assistência" um terreiro de Umbanda desde de criança, até porque minha tia era médium de lá. No final de Janeiro deste ano fui visitar um Candomblé (KETU),fui convidada uma semana depois para voltar para um evento, e aceitei. Neste dia fui "pega" de surpresa a entidade que estava com "mãe de santo" (LOGUN EDE), me perguntou se queria ser sua mãe, eu não sabia do que se tratava e respondi que sim: Foi feito então um ritual na hora e etc... Não, sei o que faço pois ainda não me adaptei a esses novos costumes e não sei se é isso o que eu quero. S puder me ajudar fico imensamente agradecidA

    ResponderExcluir
  6. http://marcelomatiaspereira.jusbrasil.com.br/artigos/221665747/a-atipicidade-da-conduta-da-iniciacao-de-criancas-nas-religioes-de-matriz-africana

    ResponderExcluir
  7. Exú pegando em uma navalha e exercendo todas as funções de um ser vivo ou de um próprio Orixá em um roncó, em uma feitura de Orixá. Mó juba a todos ( sou iniciado para esu orixá) sou neto do ille Ase opo afonja rio de janeiro

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top