Exu Tiriri - Umbanda Entidade (Povo de Rua)

Postado por: Ebomi at 12:33 43 Comentarios
Exú Tiriri entidade de Umbanda (tido como povo de rua) tem sua história de vida que conta-se que viveu em Portugal, no final do século dezenove. Esse Exú é tido como o homem que tudo vê.

Passam das 23 horas quando Bartolomeu Custódio bate à porta de seu primo e é atendido pelo rapaz que, visivelmente, foi acordado pelas insistentes batidas.

- Primo, preciso urgente de ti!

- Fernando manda-o entrar deixando claro estar contrariado com a visita repentina em tão tardio horário. - Nem me fale Bartolomeu!

São réis o que deseja. Não é? –


Exú Tiriri - Povo de Rua na Umbanda

Ponto de Exú Tiriri


Quem tudo olha!
Quase sempre nada enxerga!
Quem não se quebra!
Logo logo se enverga!
A favor dos ventos!
Eu sempre arranjo um jeito!
De correr para o meu cruzeiro!
Pra ver os meus companheiros!
Para o meu povo!
Eu não preciso me apresentar!
Pois todos me conhecem!
Quando eu chego lá!
Sou o exu tiriri!
Na linha de lebá!
Até o inferno treme!
Quando me vê chegar!

O homem baixa a cabeça e responde num fio de voz:

- Perdi mais de mil no carteado do Barão senão pagar ele ameaçou acabar com minha família.

- Mil? Estás louco?
Não faz um mês que paguei sua divida de quinhentos e já vens aqui pedir-me mais de mil?

Onde vais parar, ou melhor, aonde vou eu parar com tantos réis que se vão ladeira abaixo?

Achas que por ter tido sorte na vida tenho que carregá-lo nas costas? 


A ti, tua família, teu maldito vicio? - Bartolomeu ouve tudo sem levantar os olhos. - Primo, só tenho a ti para recorrer. 

O que será de minha mulher e meus filhos? Juro-te que nunca mais jogarei um só conto em nada! –

Outro Ponto para Exú Tiriri


"Exu Tiriri de Umbanda
Dono da encruzilhada
Risca o ponto, presta conta
Ao romper da madrugada
O mal que aqui entrou
Ele entrou e vai sair
Pegou ele pelo rabo
E entregou pro Tiriri"

O rapaz está descontrolado e replica aos gritos: 


- Já ouvi essa ladainha muitas vezes e não vou mais cair nessa conversa. Vá ao Barão e diga que não tem, não conseguiu, e ele que espere. 

Ainda ontem a pobre de tua mulher veio até aqui pedir-me comida. Crês nisso? 

Tive que dar comida a tua família. Enquanto tu espezinha-me com dívidas de jogatina. 
Olhe para ti! Estás em estado lamentável, além de cheirar a vinho à distância. 

Saia já de minha casa. - Dirige-se para a porta e a abre com violência. Bartolomeu levanta-se lentamente, de seus olhos caem lágrimas, é duro ter que ouvir tudo que está ouvindo, apesar de ser a mais pura verdade. Faz ainda uma última tentativa. 

- Primo, pelos teus filhos, ajuda-me! Fernando continua parado à porta apontando a rua. 

- Fora daqui, vagabundo! Nunca mais me apareça, porco imundo! 

Sem mais nada dizer o homem retira-se lentamente ouvindo o baque violento da porta atrás de si. 

Caminha troperamente enquanto as lágrimas embaçam sua visão. 

Sabe que fez tudo errado. Sempre! Foi mulherengo, bêbado, viciado em jogos. Tem a exata noção do péssimo pai e marido que é. Seu primo tem toda a razão em humilhá-lo. 

Sem perceber, depois de muito caminhar, está sobre uma ponte. 

Talvez seja essa a única saída. Faz uma pequena prece e atira-se nas águas profundas do rio. O espírito de Bartolomeu Custódio durante anos perambulou por sendas escuras e tortuosas. Passado um longo tempo e depois de rever erros e acertos de vidas anteriores, foi amparado por mentores que o encaminharam para a labuta do resgate cármico. 

Hoje, trabalhador de nossos terreiros, é conhecido como o grande Exu Tiriri, elegante, educado e sempre com um profundo respeito para com seus consulentes, nem de longe lembra a triste figura apresentada neste texto.

E VOCÊ GOSTOU DA HISTÓRIA DE EXÚ TIRIRI?


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

43 comentários:

  1. Eu gostaria de sabe tudo sobre o exu tiriri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.juntosnocandomble.com.br/2015/11/exu-tiriri-das-almas-historia-completa.html?m=1

      Excluir
  2. amigo desculpa a demora mais o aviso de comentários do blog andou falhando, Exú tiriri é o dono da visão, aquele que enxerga de noite, o inteligente e rápido, age na estreita, eu estarei publicando mais sobre Exu Tiriri e os outros exus de umbanda em geral. ok abraços sorte axé para você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Fernandes tenho 12 anos e sou ogan vou me formar em janeiro e meu exu é o tiriri gostaria de saber mais sobre ele

      Excluir
  3. Oi, meu nome é Rachel e estou me desenvolvendo na Umbanda. Meu Exú se identificou como Tiriri Malandro. Gostaria de saber mais sobre ele. Axé!!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo o Exú Tiriri é um ótimo exú, aquele que enxerga logo, possui um visão noturna (de gato), rapido nos seus trabalhos e muito discreto, gosta de se locomover por dentro da madrugada, não é um exú velho, aparentemente é um exú novo (não criança na maioria das vezes). Acompanhe o blog, pois estarei publicando mais sobre esse belo exú. Eu custumo dizer que é o Exú da Visão, aquele que enxerga tudo bem distante das nossas encruzilhadas da vida!!

    ResponderExcluir
  5. meu no e vitor e estou desenvolvendo na naçao e ja sei que meu exu e seu tiriri e tenho uma profunda admiraçao por este grande exu seu tiriri

    ResponderExcluir
  6. Então amigo, faça por onde e por merecer que esse exú tiriri é um ótimo catiço (entidade), vai lhe dar tudo se fizer por onde.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Ana Paula fiz um trabalho e foi entregue ao Exú Tiriri, quero saber quanto tempo em média levar para este trabalho se concretizar?

    ResponderExcluir
  8. Olá Paula, olha essa é uma pergunta que muitos fazem em relação a quanto tempo demora para um trabalho, oferenda, feitiço, ebó, etc, para ser concretizado o que se pediu.

    Veja bem como eles mesmos dizem; (entidades)

    Tudo tem o seu tempo e meu tempo não é o seu, concluindo, você deve esperar com fé no que pediu, pois eles sabem e preparam a hora certa para nos dar o que pedimos. Eles tem várias maneiras de conseguir o que pedimos a eles, as vezes é muito rápido, mas as vezes demora uma pouquinho no nosso tempo da Terra (tempo dos vivos, que é diferente do tempo dos Espíritos "mortos"). Mesmo o trabalho já feito, não deixe de estar envocando Tiriri para que ele apresse e corra com seu trabalho.

    Dica ai pra você: Vá na Encruzilhada Meia noite, chegando lá, Mastigue 3 grãos de Pimenta da Costa (Não engula os grãos mastigados, só a saliva, os Grãos, cuspa no chão) e fazendo seus pedidos para exú tiriri,
    - logo em seguida Acenda uma vela e salve Exú Tiriri, e não esqueça de saudar os Exú que moram naquela encruzilhada.
    - É simples assim, isso é só para reforçar o trabalho, um meio de ativar seus pedidos para Exú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii amigo eu quero fazer um pedido pra o tiriri das almas como faço posso fazer o pedido cm a vela na mao e depois acende ela

      assim qu eu faço o pedido pra ele ele ja sabe na mesma hora que preciso dele

      Excluir
  9. É verdade que Exu Tiriri resolve qualquer problema? E ao fazer um trabalho e entreguar para o Exu Tiriri ele vai realizar seu pedido e se não for pelo amor vai ser pela dor, por ex meu caso que foi amoroso?

    ResponderExcluir
  10. ola,meu nome é salim zaidam e desculbri que meu exú e o sr tiriri,e ainda ele que vem na frente.
    como posso fazer para agradar ele corretamente

    ResponderExcluir
  11. Sou filho de tirir e tenho que me orgulhar, e pra naum sofrer de mandinga, carrego meu patua...meu exu é malandro brincalhão e bebum,nunca soube de uma entidade que pebesse tanto.
    Isso é normal do tiriri ou vai da qualidade do exu ?
    Motumba irmaum...

    ResponderExcluir
  12. Olá anderson, olha normalmente os Exús bebem muito mesmo, porém as vezes um bebe mais do que o normal, mas isto é da Entidade que tu carrega. Sorte axé pra você e salve Exú tiriri

    ResponderExcluir
  13. conheci agora este mundo fascinante,e me apaixonei pelo seu Tiriri,fiz um pedido acredito e confio q ele ira realizar acredito q ja esta realizando,gostaria de saber mais sobre Seu Tiriri.
    Obrigada Deby

    ResponderExcluir
  14. Olá! fizeram um trabalho pra me separa do meu marido com sr. tiriri eu entregeui o que ele pediu pra desfazer o que foi feito. Vc sabe quando tem po ele leva pra desfazer um trabalho??

    ResponderExcluir
  15. Olá! fizeram um trabalho pra me separa do meu marido com sr. tiriri eu entregeui o que ele pediu pra desfazer o que foi feito. Vc sabe quando tem po ele leva pra desfazer um trabalho??

    ResponderExcluir
  16. ENTREI PARA RELIGIÃO HA MAIS OU MENOS UM ANO E DESDE JA ADMIROE MUITO MEU TIRIRI, BONITO E RESPEITADOR.

    ResponderExcluir
  17. ENTREI PARA RELIGIÃO HA POUCO TEMPO MAS DESDE DE JA ME SINTO ORGULHOSO COM MEU TIRIRI, BONITO E TRABALHADOR.

    ResponderExcluir
  18. descobri que o sr tiriri trabalha nas sete irradiações mas é mais efetivo na lei e ordem e que se acompanha dos srs tranca rua e marabô sua companheira é sete saias bombo gira sete saias, isto é correto?paula R.OBS

    ResponderExcluir
  19. Podem sim paula, os exús de umbanda, não tem um limite ou uma ligação exata com qualquer entidade, portanto, que ele trabalhe na mesma linha não há problema nenhum.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Estou começando a desenvolver agr os meus guias, meu exú ainda ainda naum se identificou, mas acho qe ele seja o Sr. Tiriri. Meu exú chega em terra rindo muito alto, com as mãos para frente, com as costas das mãos encostadas uma na outra e com as mãos nas entres as pernas, ficando curvado, tbm qnd ele da a sua gargalhada ele faz um movimento de circulo com as pernas e as mãos entre as pernas. Gostaria de saber se meu exu pode ser o Sr. Tiriri ?

    ResponderExcluir
  21. Aninimo, olha pode ser sim Seu exú, sendo que deve perguntar onde está desenvolvendo sua espiritualidade para poder confirmar. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  22. olá...fiz um pedido ao seu tiriri há 1 mês e meio atràs em encruzilhada e depois encontrei o seu tiriri em uma festa dentro de um rapaz que nem conhecia... como ele estava com a entidade eu me aproximei dele e ele já sabia sobre meu pedido... e eu perguntei se iria demorar... e ele disse que seria rápido e que eu era muito forte... Minha ansiedade aumenta a cada dia... tenho muita fé... gostaria de uma opinião sua sobre o ocorrido

    ResponderExcluir
  23. Lisete, olha a primeira é coisa é ter fé e não perder a esperança que com certeza você irá conseguir o que almeja! Acredite em Exú (tiriri) pois ele dá as coisas na maioria das vezes sem pedir nada.

    ResponderExcluir
  24. outra observação é que quando cheguei até a entidade tiriri ele disse que estava todo arrepiado com a minha presença e mostrou pra mim os pêlos do braço dele, me dizendo que eu era muito forte... Outra coisa é que nesta mesma festa conversei também com outras entidades como... cigana sara, maria padilha, mulambo, tranca rua, seu marinheiro 'que eu também tinha pedido na encruzilhada'... e todos tiveram a mesma opinião, de que eu consegueria tirar do meu caminho 4 pessoas... todos disseram que também não demoraria e que seria rápido... gostaria de mais opinião sua sobre o fato... principalmente sobre tempo... aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Lisete, o tempo de exú é muito relativo, pois pode acontecer agora como daqui algum tempo, por que eles quem sabem realmente qual é a hora que tem que fazer. Minha opinião é que você confie em Exú e tenha fé para aquilo que almeja aconteça de verdade. Sorte axé

      Excluir
  25. fiz um pedido e junto uma entrega, gostaria de saber quanto tempo devo esperar pra ter o resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris olha o tempo quem decide são eles (Exus), mas você pode todo dia estar lembrando a entidade para que não esqueça do que foi pedido, mas vale lembrar que depende muito o que foi pedido, pois as vezes eles sabem melhor do que ninguém o que são melhor para nós!

      Excluir
  26. Meo guardiao exu tiriri, tudo que pesso nunca dexo falta acaba dando ate mais do que pesso ! tenho muito orgulho de carrega essa entidade cmg ❤️
    Axe Sr Tiriri ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite... meu exu é o tiriri encruzilhadas ele vem mas não com as mãos pra frente tem algo a ver ou não?

      Ele gosta de dançar?

      Estas perguntas pq sou nova no caráter de incorporação mas como disseram eu tenho ele cmg desde outras vidas

      Excluir
    2. Olha irmã, sobre as mãos, eu não vejo nenhum problema, os exús tem muitas particularidades pessoais, é claro que quando é por exemplo um Exú tiriri, ele é trás algo em especial deste exú. Sobre a dança, ele dança sim. Sobre outras vidas, isso também é comum. Sorte axé!

      Excluir
  27. Bom dia, ontem eu tive a honra de receber o Sr Exu Tiriri da Kalunga...
    Mas, eu olhando agr nos comentarios, vi q o meu nn se parece em nada com esses... Ele nn vem com as maos para frente, e nn deu gargalhadas, ele deu gritos estrondosos e forte, reclamou da minha saia, querendo arranca-la, sua maos envergadas pra tras, e a pessoa q me disse, disse q ficou com medo. Bom é a primeira vez q incorporo ele, eu nem sabia q o carregava, e a minha moça é a Figueira da Kalunga...
    Fiquei confusa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice, olha como é a primeira incorporação é bem normal tudo isso acontecer, não precisa se preocupar, pois esses exús (entidades) eles vem assim mesmo, cada um com sua particularidade. Sorte axé!

      Excluir
  28. Bom, meu nome é Raphael e eu sou umbandista, a exatamente 2 semanas atrás eu descobri que eu tenho a sorte grande de incorporar o exú tiriri, só que eu estou na dúvida se o meu exu tiriri é o das almas ou o loña, qual a diferença entre eles? E quais as principais características desse belo exú?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão o caminho do Exú vem com o tempo, consultas, pois ele soltará quem realmente ele é, mas o que difere entre eles é a forma com quem trabalham (encruza, almas, cimitério, etc).

      Excluir
  29. OLÁ PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER A SUA BOA VONTADE EM DIVIDIR SEUS CONHECIMENTOS CONOSCO.SOU UMBANDISTA E GOSTARIA DE SABER COMO A ENTIDADE EXÚ ESCOLHE SEU MEDIUM PRA TRABALHAR .Ñ QUESTIONO AS MINHAS ,AMO TODOS .OBG E UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma ligação ancestral (de sangue mesmo), eles são designados para nos proteger espiritualmente, um homem e uma mulher. Sorte axe

      Excluir
  30. Olá primeiramente parabéns pelo seu site adorei o conteúdo e sua atenção em procurar resolver as dúvidas, gostaria de aproveitar e ver se conseguiria me tirar uma dúvida. Porque o Exu Tiriri tem suas mãos unidas na frente do tronco, ate em imagens e possível observar isso você saberia qual o motivo?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em particular ele é assim mesmo, mas não significa que todos sejam, alguns exús de rua (eguns) eles vem com a mão viradas (ou torcida), isso também faz parte das características destas entidades. Sorte axé!

      Excluir
  31. Hola me gustaria saber sobre tiriri lana. Gracias

    ResponderExcluir
  32. rse existem exu tiriri das encruzilhadas e como obter mais informações e historias.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top