Ervas de Iansã - Oyá – No Candomblé e uso Medicinal Caseiro

Postado por: Ebomi at 15:55 7 Comentarios

iansa e raios Ervas de Iansa – As folhas de Orixa e suas funcoes medicinais e no Candomble.

Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha Ewe Orixá e suas finalidades medicinais:

 

Alface - Yansa Oya gbale Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Alface
: Utilizada em cultos de Egun, e em sacudimentos (ebó ou limpeza). Muitos indicam para o uso contra casos de insónia, usando as folhas ou o pendão floral. Além de chamar o sono, pacifica os nervos.

 

folha iansa ou Oya  -  Altéia – MalvariscoOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Altéia – Malvarisco: Geralmente usada para banhos de purificação das pedras dos orixás Nanã, Oxum, Oxumarê, Yansã Yemanjá. Muito prestigiada nos bochechos e gargarejos, nas inflamações da boca e garganta.

 

Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Iansa folha Angico-da-folha-miúda Angico-da-folha-miúda – Cambuí: Só possui aplicação na medicina caseira a casca ou os frutos em infusão no vinho do porto ou otin (cachaça), age como estimulador do apetite. Os frutos em infusão, também fornecem um licor saboroso, do mesmo modo combate a dispepsia.

Erva Banbu iansa ou oya Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Bambu: É um poderoso defumador de descarrego para purificar um ambiente negativo. O banho também é excelente contra perseguidores. Na medicina popular é benéfico contra as doenças ou perturbações nervosas, nas disenterias, diarreias e males do estômago.

Iansa Cambuí amarelo candombleOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Cambuí amarelo: Só é utilizado em banhos de descarrego contra coisas ruins. A medicina caseira indica como indica como adstringente, e usa o chá nas diarreias ou disenterias.

 

Candomble ervas Cambuí amarelo Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá

Catinga-de-mulata – Cordão-de-Frade – Cordão-de-São-Francisco: Geralmente usado para banhos de limpeza ou descarrego dos filhos de Iansã ou Oyá. As povo a indica para combater a asma, histerismo e como pacificadora dos nervos.

Orixa Iansã erva Cordão-de-Frade Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Cordão-de-Frade verdadeiro: Esta erva é usada e aplicada em banhos tonificantes da aura e limpezas em geral. As pessoas afirmam que hastes e folhas, em cozimento ou chá, combate a asma, melhora o funcionamento dos rins e beneficia no caso de reumatismo.

Candomble Oya - Cravo-da india Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Cravo-da Índia – Cravo-de- Doce: Muito utilizado em culto ao Orixá, entra em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô de purificação. Participa dos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. O povo indica suas folhas e cascas em banhos de assento para debelar a fadiga das pernas. Ótimo nos banhos aromáticos.

Orixa Oya gbale Dormideira sensitivaOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Dormideira sensitiva:. A medicina caseira indica esta planta como emoliente, mais especificamente para bochechos e gargarejos, nas inflamações de boca. Indicada como hipnótico, pondo fim a insônia. É utilizado o cozimento de toda a planta.

Candomble ervas Oya EspirradeiraOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Espirradeira – Flor-de-São-José: Participa de todas as obrigações nos cultos afro-brasileiros (claro, dependo de cada culto). Esta é uma erva utilizada nas obrigações de (Ori) cabeça, nos abô (banhos de ervas) e nos abô de ori. Pertence aos orixás Xangô e Yansã, porém há, ainda, um outro tipo branco que pertence a Oxalá. Pessoas indicam o suco das folhas desta contra a sarna e pôr fim aos piolhos. Em uso externo.

Yansa Orixa - Folha Eucalipto-limãoOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Eucalipto-limão: Bastante usado na aplicação de obrigações de cabeça e nos banhos de descarrego, purificação ou limpeza dos filhos de orixá. A medicina caseira indica-o nas febres e para suavizar dores. Usado em banhos de assento, é também emoliente.

 

Erva de Oya - Flamboiant Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Flamboiant: Não utilizada nas obrigações de Ori (cabeça), sendo usado somente em algumas casas de banhos de purificação dos filhos dos orixás. Porém suas flores tem vasto uso, como ornamento, enfeite de obrigação ou de mesas em que estejam arriadas as obrigações. Sem uso na medicina popular.

Ewe Iansa  - Gengibre-zingiber erva Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Gengibre-zingiber: São Utilizadas os rizomas, a raiz, que se adiciona ao aluá e a outras bebidas. As pessoas costumam dizer que é também ingrediente no amalá de Xangô. A medicina caseira a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago, em chá.

Folha de iansa - Gitó-carrapeta Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Gitó-carrapeta – bilreiro: Geralmente utilizado no culto Orixa, em banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá a que se destina. O povo indica na cura de moléstia dos olhos. Não aconselhamos o uso interno.

 

Folha de Oya - Hortelã-da-horta Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Hortelã-da-horta – Hortelã-verde: Bastemte usada na culinária sagrada. Entra nas obrigações de (Ori) cabeça alusivas a qualquer orixá. Participa do abô dos filhos-de-santo. A medicina caseira o aponta como eficiente debelador de tosses rebeldes; de bons efeitos nas bronquites é muito útil no tratamento da asma.

Erva candomble Oya - Hortelã-da-horta Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Inhame: Somente utilizada nas obrigações de Exú, o uso das folhas grandes para toalha nas obrigações de Exu. O inhame é tido como depurativo do sangue na medicina caseira.

 

Folhas candomble orixa Yansa - JenipapoOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Jenipapo: As folhas de Jenipapo são utilizadas para (abô) banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira aplica o cozimento das cascas no tratamento das úlceras, o caldo dos frutos é combatente de hidropisia.

 

Lírio do Brejo Oya OrixasOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Lírio do Brejo: Utilizam-se as folhas e flores nas obrigações de ori, nos abô e nos banhos de limpeza ou descarrego. As pessoas emprega o chá das raízes, rizomas, como estomacal e expectorante.

 

clip_image018Orixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Louro – Loureiro: Erva que representa a vitória, por isso pertence a Iansã ou Oyá. Não é utilizada na aplicação e nas obrigações de (Ori) cabeça, mas é usada nas defumações caseiras para atrair recursos financeiros. Suas folhas também são utilizadas para ornamentar a orla das travessas em que se coloca o acarajé para arriar em oferenda a Iansã.

Yansa - Mae boaOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Mãe-boa: Somente utilizada para os banhos de limpeza. Muito usada pela pessoas contra o reumatismo, em chá ou banho.

 

 

Manjericão-roxo Orixa OyaOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Manjericão-roxo: Utilizado nas obrigações de ori (cabeça) dos filhos pertencentes ao orixá do trovão. Colhido e seco, previne contra raios e coriscos em dias de tempestades, usando o defumador. Não possui uso na medicina popular.

 

Ervas do Candomble - Iansa - Maravilha boninaOrixá Iansã ou OyáA Erva ou folha - Ewe Orixá
Maravilha bonina: Utilizada nas obrigações de ori (cabeça) relativas a Oyá ebori, lavagem de contas e feitura de Orixa. Não entra nos abô a serem tomados por via oral. O povo a indica para eliminar leucorreia (corrimentos), hidropisia, males do fígado, afecções hepáticas e cólicas abdominais.

 

Conheça mais sobre Iansã ou Oyá:

Lenda de Iansã ou Oya

Cantigas de Iansã ou Oya

Oriki ou Saudção a Iansã ou Oya


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

7 comentários:

  1. Eu sou egblome de Oyá adoro minha relegião candomblé,vcs juntos no candomblé estão de parabéns pois este blog está lindo se todos tivese a umildade qe encontrei aqi neste blog.Seria mt bom pode contar qe estarei sempre aqi com vcs juntos no candomblé pois amoooo todos orisás. Mais Iansá é dona de minha cabeça ela tudo em minha vida para todos mt asé mutumba.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog pois estarei sempre aqi com juntos no candomblé. aqi encontre oqe a demais bonito na religião umildade.mt asé mutumba.

    ResponderExcluir
  3. eu tmbm adorei este blog irei passa pr meus amigo aq só tem cultura

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma mulher sogredoura gerreirs

    ResponderExcluir
  5. Não sou do candomble más gostei do blog.

    ResponderExcluir
  6. Sou do candomblé há 22 anos e ojuloya da casa na qual fui iniciada,tenho mt orgulho e felicidade de ser de oya e amei o blog.abença aos mais velhos e abençoa aos mais novos. Asè para tds nós.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top