OTIM esconde que nasceu com 4 seios

Postado por: Ebomi at 03:18 9 Comentarios

Orixá Otim OTIM O ORIXÁ

Otim esconde que nasceu com 4 seios" Oquê, rei da cidade de Otã, tinha uma filha. Ela nascera com 4 seios e era chamada de Otim.O rei Oquê adorava sua filha e não permitia que ninguém soubesse de sua deformação. Este era o segredo de O quê, este era o segredo de Otim. Quando Otim cresceu, o rei aconselho-a a nunca se casar, pois um marido, por mais que a amasse, um dia se aborreceria com ela e revelaria ao mundo seu vergonhoso segredo. Otim ficou muito triste, mas acatou o conselho do pai. Por muitos anos, Otim viveu em Igbajô, uma cidade vizinha, onde trabalhava no mercado.

Um dia, um caçador chegou ao mercado, e ficou tão impressionado com a beleza de Otim, que insistiu em casar-se com ela. Otim recusou seu pedido por diversas vezes, mas, diante da insistência do caçador, concordou, impondo uma condição: o caçador nunca deveria mencionar seus quatro seios a ninguém . O caçador concordou, e impôs também sua condição: Otim jamais deveria por mel de abalhas na comida dele, porque isso era seu tabu, seu euó (não pode).... Por muitos anos, Otim viveu feliz com o marido. Mas como era a esposa favorita, as outras esposas sentiram-se muito enciumadas. Um dia, reuniram-se e tramaram contra Otim. Era o dia de Otim cozinhar para o marido; ela preparava um prato de milho amarelo cozido, enfeitado com fatias de coco, o predileto do caçador.

Quando Otin deixou a cozinha por alguns instantes, as outras sorrateiramente puseram mel na comida. Quando o caçador chegou em casa e sentou-se para comer, percebeu imediatamente o sabor do ingrediente proibido. Furioso, bateu em Otim e lhe disse as coisas mais cruéis, revelando seu segredo: "Tu, com teus quatro seios, sua filha de uma vaca, como ousaste a quebrar meu tabu?"A novidade espalhou-se pela cidade como fogo.

Otim, a mulher de quatro seios, era ridicularizada por todos. Otim, fugiu de casa e deixou a cidade do marido Voltou para sua cidade, Otã, e refugiou-se no palácio do pai. O velho rei a confortou, mas ele sabia que a noticia chegaria também a sua cidade.Em desespero, Otim fugiu para a floresta. Ao correr, tropeçou e caiu. Nesse momento, Otim transformou-se num rio, e o rio correu para o mar. Seu pai, que a seguia, viu que havia perdido a filha.

Lá ia o rio fugindo para o mar. Querendo impedir o Rio de continuar sua fuga, desesperado, atirou-se ao chão, e, ali onde caiu, transformou-se em uma montanha, impedindo o caminho do rio Otim para o mar.Mas Otim contornou a montanha e seguiu seu curso.Oquê (Orixá), a montanha, e Otim, o rio, são cultuados até hoje em Otã. Odé (Oxossi), o caçador, nunca se esqueceu de sua mulher.
Leia também:

• Reza de Oxossi + Tradução completa

 

• Lenda de Oxossi é Castigado

 


Fonte: "mitologia dos Orixás" - Reginaldo Prandi


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

9 comentários:

  1. OLA! VOCES TEEM ALGUMA INFORMACAO SOBRE O ORISÁ OTIN COMO MASCULINO!!

    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hà duas qualidade de Otim.. uma sè, replesenta Masculino .outra Femenino.
      que s, duas qualidade deferente.. Bom como de casa pra casa munda muitas! coisas..

      Excluir
    2. Yá Otin é uma Yabá com 2 caminhos.. um caminho em que se apresenta como caçador, e outro caminho em que se apresenta nas águas.

      Excluir
  2. Olá nalto, olha nos meus conhecimentos Orisa Otin era uma mulher e só, pode até haver outras lendas (pataki ou Iton) deste orixá, até mesmo irei publicar mais sobre esta Orixá, mas em todos ele é feminino (mulher), sorte axé para você!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Nalton, Otin é sim um orisà feminino e devido ter se encantado com Odè muitos a confundem com ele. Sou iniciado Otin. Poucos a cultuam e a iniciam em homens (que muitos babalorisà e muitas yalorisàs não aceitam), sim há homens de Otin. Asè que Otin ilumine vossos caminhos e traga-lhe muita fartura.

    ResponderExcluir
  4. se otin é mulher como dizem muitos me passaram como homem no sentido rio mas no sentido montanha é união de pai e filha foi o que entendi.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar encontrar mais artigos sobre Otin e assim que possível irei publicar no site para todos Daniela. Sorte axé.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top