ÒFÚN MEJI - "Significando mistério"

Postado por: Ebomi at 04:26 10 Comentarios
ÒFÚN MEJI é o 10º ODÚ no jogo de búzios e o 16º na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome. Em Ifá é conhecido, pelos fon (jêje), como "FU MEJÍ" ou "OFÚ MEJI". Os nagôs o chamam também de "LÀGIN MEJI". "LÀGUN" significando mistério. "OLOGBÔ" (misterioso e maléfico por haver cometido um incesto "lo"), "OGI OFÚ", por eufonia.



"Hekpa" ou "Baba Hekpa", por eufemia (reza, prece). Em yorubá, "fun" significa dar, doar. "Funfun" significa branco e este ODÚ representa esta cor, enquanto que "ofu" significa perda, prejuízo. A palavra "fu" transmite a idéia de limpar soprando, como quando se assopra um objeto ou superfície qualquer, para retirar a poeira ali depositada.

Corresponde ao ponto cardeal Sudeste, à carta nº 21 do Tarot (o "MUNDO") e seu valor numérico é o 11.

ÒFÚN MEJI é um ODÚ composto pelos elementos água sobre água, o que indica uma ajuda constante e pronta a apoiar, o esforço que evoca, sem obstáculos a serem vencidos ou contornados.

Sua cor é o branco, à qual representa, mas aceita também o azul e o violeta. É um ODÚ feminino, representado esotericamente por um ovo, onde se inscreve, à direita, verticalmente, doze pontos, em pares superpostos, e, à esquerda, quatro traços horizontais superpostos.

O ovo representa o próprio ÒFÚN MEJI, envolvendo todos os outros ODÚ e a si próprio. ÒFÚN MEJI é a mãe de OGBÊ MEJI (EJIONILÊ), OYÈKÚ MEJI (OLÒGBÓN), IWORÍ MEJI e ODÍ MEJI, a vida e a morte, o oculto e o revelado. Os doze pontos representam os demais ODÚ e inclusive o próprio ÒFÚN MEJI. A importância desse signo reside no fato de ela ser a mãe de OGBÊ (EJIÒNILÊ) e este ser o pai de todos os demais ODÚ. Segundo a opinião de alguns advinhos, ÒFÚN MEJI é também o pai de OGBÊ (EJIÒNILÊ), logo possuindo os dois sexos e sendo hermafrodita.

OGBÊ (EJIONILÊ), por ser o filho mais velho, reina sobre os demais ODÚ.

ÒFÚN MEJI é portador de um "ló" (mistério) que seria, na realidade, o incesto praticado com seu filho OSÊ MEJI. Em decorrência desse incesto, todos os segredos e mistérios são regidos por ÒFÚN MEJI, que conhecendo o segredo da morte, possui o poder de ressuscitar os mortos.

ÒFÚN MEJI representa a grande mãe e o princípio maternal, e sendo a mãe de todos os ODÚ o é, também, de toda a criação, não tendo domínio somente sobre o ar, que, após haver criado, liberou EJIOGBÊ (EJIÒNILÊ), que passou a dominá-lo.


Os naturais deste ODÚ são pessoas fadadas a viver muitos e muitos anos. Adquirem bens materiais somente depois da meia idade, quando se encontram e se realizam espiritualmente, na medida em que se descobrem interiormente.

As pessoas sob essa influência ou que sejam deste ODÚ, são sinceras, honestas, inteligentes, sabem fazer amizades e as conservam.

Geralmente as mulheres deste ODÚ ou influenciadas por ele quase sempre perdem a gravidez (abortam), ocasionando, na maioria, Histerectomia, inclusive correndo risco de vida.

São pessoas muito caladas, envelhecidas interiormente, embora possam parecer jovens algumas vezes, isso porque o ODÚ, é o mais velho por ordem de chegada.

São, ainda, pessoas ranzinzas e teimosas, embora sempre exaltem a paz. Este signo traz, constantemente, perigo de morte, porque possui uma característica velha, teimosa, ciumenta e também muito vingativa, e, por isso, envia a morte para seus adversários.

Odu OFUN (Senhor dos mistérios)

Personalidade
As pessoas sob influência deste Odu são sinceras, honestas, inteligentes, sabem fazer boas amizades.Costumam ser caridosos, humanos, calmos e pacientes. Normalmente entendem seus próprios problemas e assumem liderança para ajudar a quem precisa. Podem causar problemas por desejarem ajudar aos outros, pois têm sempre uma palavra amiga para consolar.

São pessoas que sonham com dias melhores, gostam de viver de fantasias. Vivem do passado. Este Odu adora velhice.É um Odu velho e teimoso, porém muito rico,inclusive dá fortes caracteres de espiritualidade elevada a seus escolhidos. Traz doenças na área respiratória,dores no corpo, desânimo, preguiça, melancolia, depressão, choro, pensamentos velhos, problemas amoroso se familiares, doenças na família, insônia, bronquite, rinite, problemas de coração e pressão arterial, têm sempre problemas de cirurgia, mulher sempre perde a gravidez ou têm problemas de útero, transpiram nas mãos e nos pés.

Cores: Branco, azul céu e violeta.

Dia da semana 6." feira

Números propícios 11, 27, 43, 59, 75 e 91.

Tempo de atuação 1 ano

Letra do alfabeto "G"

Correspondência zodiacal Signo de Capricórnio.

Correspondência planetária Saturno


Orixás que regem este Odu:
Oxalá  - Ogum – Oxum

(clique nos links para conhecer mais sobre seu Orixá protetor)


Oxalá



Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

10 comentários:

  1. muito legal esse site , calculei meu odu e bateu certinho com meu estilo de vida com minha natureza, muito bom mesmo!!!!!!!!!! Neia

    ResponderExcluir
  2. mil desculpas por não ter te respondido antes, pois estava um pouco ocupado, mas que bom que bateu tudo certinho. Sorte axé para ti minha querida

    ResponderExcluir
  3. poxa, gostei muito de quem postou isso aqui, mas sei tb que existem pontos negativos que podem ser cuidar atraves do odu fazendo algum trabalho, vc sabe me dizer como? aguardo sua resposta vmoura1974@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olha valeska, sobre como cuidar do lado negativo do Odu, só pode ser identificado e confirmado mediante um jogo, pois existe muitos apectos sobre o assunto e requer um mínimo de cultura em Odu ifá.

    ResponderExcluir
  5. agora ja sei da onde vem minha curiosidade sobre a morte

    ResponderExcluir
  6. A soma da minha data de nascimento é 10 o meu odu é ofum mesmo

    ResponderExcluir
  7. Olá. .. Eu adoro sua página. .Minha dúvida é ... Qual o odu principal ...Ou não precisa nenhum. Desses ser sua mãe ou pai de cabeça? Pra mim deu 11 na frente. .. 10 atrás. ..3 de um lado e 13 do outro. .. E me deram como filha de Iansa e omolu em jogos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmã, veja bem sei que no Brasil já estamos acostumados a ouvir coisas do tipo, mas na regra, jogo de buzios não pode determinar orixá de ninguém, aqui se faz assim, mas era por que não existia sacerdote de ifá na época da propagação do culto, mas hoje tem, então para determinar um Odu, um orixá pessoal (dono da cabeça) de uma pessoa, é preciso uma iniciação em Ifá, porém o babalawo não pode iniciar você em orixá, pois eles respeitam muito isso, (cada um no seu quadrado, mas juntos paralelamente). Sorte axé.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top