EJIONILÊ - "Aquele que possui o mundo"

Postado por: Ebomi at 15:13 7 Comentarios
EJIONILÊ
Ejionilê, jionilê ou jionlê, Ogbê devem ser contrações das palavras "oji lo n'ilê", cuja tradução é: "aquele que possui a terra (o mundo)." Este odú ainda recebe em nagô os seguintes nomes:

Ogbê oji - duas palavras (vida e morte)
Oji Nimongbê - eu recebi duas dádivas
Aláfia - coisas boas
Awúlela - compra com teu sacrifício e serás bem sucedido
Aluku Gabyí - aquele que conhecendo a morte, se ergue sobre o mundo. Ele sabe se agitar ao redor do sol.


Ejiònilê é um odú composto pelos elementos fogo sobre fogo, o que indica dinamismo puro, que impele, de forma instintiva, a conquista do objetivo.
Corresponde ao ponto cardeal leste, a carta nº 1 do Tarot (o "Mago") e seu valor numérico é o 1. Sua cor é o branco, podendo, por vezes, aceitar o azul. É um odú masculino, representado esotericamente por um círculo inteiramente branco.

O círculo representando Ejiònilê (ou Ejiogbê) chama-se Gbê-ruê, sendo branco seu interior, como branco é o amanhecer do dia. É um universo conhecido e desconhecido, que é chamado, em fon, de kezê, e, em yorubá, de ayê.

Ejiònilê é considerado o pai dos demais odú, sendo, portando, o mais velho de todos, com exceção de Òfún Meji, de quem foi gerado. Sua principal função é de proteger o nosso mundo suprindo-o em todas as suas necessidades e cuidando de sua permanente renovação.

Representa o oriente e é o senhor do dia e de tudo que acontece durante ele. É, ainda, responsável pelo movimento de rotação da terra, que provoca, depois de casa noite, o surgimento de um novo dia.
Ejiònilê controla os rios, as chuvas e os mares; a cabeça humana e as dos animais; o pássaro lekèlekê (consagrado a Òsàlá); o elefante; o cão, a árvore Irôko, as montanhas. A Terra e o Mar pertencem a este signo, assim como todas as coisas naturalmente brancas.

Rege o sistema respiratório e tem também, sob suas ordens, a coluna vertebral, além de todo o complexo de vasos sangüíneos do corpo humano, embora se saiba que o sangue não lhe pertença, mas sim a Osá Meji.

As pessoas desse odú são impulsivas, chegando quase a irracionalidade; seus objetivos devem ser atingidos a qualquer preço, mesmo que represente o sacrifício de outrem.
Essa pessoas possuem desenvolvimento intelectual mediano, alimentado por sua curiosidade incontrolável e enfraquecido por imaginação excessiva, que os leva a criar fantasias demasiadamente absurdas.

Os filhos desse signo tendem ao vulgar, ao mais fácil, ao comum, não se importando muito com a qualidade das coisas. Costumam ser diretos. Sutileza é coisa que desconhecem quase que totalmente.

Os filhos deste odú não devem usar roupas vermelhas, pretas, ou de cores demasiadamente escuras. Não devem comer carne de galo, bolo de acaçá que tenha sido enrolado em folha de bananeira. Também não devem utilizar pérolas negras, ônix e corais negros. Não deve matar ratos.As pessoas regidas ou influenciadas por esse odú, possuem grande proteção espiritual, boas amizades e, quase sempre, caminhos abertos. Gostam de calma e procuram acalmar o próximo, porém são também vingativas, mas possuem comportamento delicado, são honestas e atenciosas. Vivem com grandes esperanças, estão sempre apaixonadas, são sonhadoras, sofrem e se desdobram para ajudar um amigo.

Dia da semana 2." feira

Oxoguiã, jovem e impetuoso, tendo nas mãos a espada com que elimina tantos quantos se atrevam interpor-se em seu caminho e a mão-de-pilão com que derruba e pulveriza qualquer obstáculo que surja à sua frente.
Números propícios 01, 17, 33, 49, 65, 81 e 97.

Tempo de atuação 1 mês

Letra do alfabeto "R"

Correspondência zodiacal Signo de Aries.

Correspondência planetária Marte

Ponto cardeal Leste


Orixás que regem este Odu:

Oxoguian - Yemojá – Ogum – Xangô – Oxalá  


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

7 comentários:

  1. descobri ha poucos dias que esse e meu odu e fiquei feliz ao ler sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Ja sabia deste meu odu so q eu vivo no negativo dele quase me levou a morte por suicidio e acidente o q eu faço para colocar o posetivo e ainda sou de aries e estou sem sorte nenhuma me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, olha eu te aconselho a procurar um Jogo com um Babalawo, Culto a Ifá. Lá você poderá encontrar as respostas que procura.

      Excluir
  3. Esse odu tem todas minhas características mais eu estou em dúvida pois sou do mês de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que Dionattan afirmou está correto também, sendo que o seu Odu pessoal, só poderá ser descoberto por uma iniciação em Ifá (que é uma iniciação bem sagrada). sorte axé!

      Excluir
  4. Caro Nelson, isso não tem nada a ver não, sou de sse odun e nasci em novembro, tem que fazer sua "cabala" para ter certeza que é esse seu odun mesmo, aconselho a ir em um jogo com um Babalawo para confirmar essa informação, caso seja vc terá que cuidar dele pelo resto da vida, pois é um odun muito complciado, forte abraço

    ResponderExcluir
  5. muito bem fundamentadas as explicações, parabéns a equipe.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top