EJÍ OLÒGBÓN - À Morte - Oyeku

Postado por: Ebomi at 04:40 6 Comentarios
EJÍ OLÒGBÓN é o 13º no jogo de búzios e o 2º na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido como OYEKU MEJI. Em Ifá é conhecido, entre os fon (jêje), como YEKÚ MEJI, palavra cuja etimologia é desconhecida.

Existe uma corrente que pretende dar a esta palavra um significado que está ligado ao termo "YÊ" (aranha) e "KÚ" (morte), por considerar-se a aranha como um animal de mau agouro e anunciador da morte. Já em Nagô, o sentido pode ser o seguinte: "tudo deve retornar depois da morte."
O odu da morte em  Ifa Oyekun Meji - Ejilogbon - MERINDILOGUN

Os nomes honoríficos deste ODÚ são: ALAGBA BABA EGUN (velho pai dos EGUNS); Alagba Baba Mariwô (velho pai do mariwô). Títulos este que designam o chefe vivo dos "KUTUTO", de quem OYEKÚ MEJI é o chefe espiritual; "YE-KU-MA-YEKE" (nós somos compostos de carne e de morte); e "ZAN-KI" (o dia está morto), esta última expressão usada pelos arautos; "ago zangulê", do Abomey, para anunciar a morte do rei.

JIOGÊ ou EJIOGÊ (dois "YÊ", duas mães), evocando como EJIOGBÊ, a dualidade céu e terra.

ODU EJI OLÒGBÓN OU OYEKU



EJI OLÒGBÓN é um ODÚ composto pelos elementos terra sobre terra, o que
indica a saturação total, o esgotamento de todas as possibilidades de acrescentar-se algo, o fim de um ciclo, a morte.

Corresponde ao ponto cardeal oeste, à carta nº 13 do Tarot (a "MORTE") e seu valor numérico é o 16. Suas cores são o negro, o branco nacarado e o cinza prateado. É um signo feminino, representado, esotericamente, por um círculo inteiramente negro, ao contrário de EJIOGBÊ (EJIÒNILÊ). OYEKÚ é a noite, o inverso do dia; a morte, o inverso da vida.

OYEKÚ MEJI (EJIOLÒGBÓN) ensinou os homens a alimentarem-se de peixes. Com este signo vieram ao mundo o couro de crocodilo, o focinho do hipopótamo, o chifre do rinoceronte, e todos os animais (de pelo ou de penas) que possuem hábitos noturnos; as nodosidades das madeiras e os nós das cordas.

Representando tudo que é neutro, ineficiente, fatal, o conformismo, aquilo que cai, que se decompõe. É o declínio do sol, o final do dia, o fim de uma etapa. Anuncia um acontecimento nefasto, uma notícia desagradável, um falecimento, uma condenação na justiça. Determina sempre o fim radical de uma situação, ou que pode ensejar, ou não, o surgimento de uma nova condição.

Os filhos deste ODÚ são pessoas dóceis, de temperamento mórbido, que preferem
ser dirigidas e orientadas por alguém em que depositam confiança cega. Preferem viver em grupo.

Dia da semana 2." feira

Cores Preto, branco nacarado e cinza prateado.

Números propícios 12, 16, 32, 48, 64, 80 e 96.

Tempo de atuação 1 mês
Letra de atuação "L"

Correspondência zodiacal Câncer

Correspondência planetária Lua

Personalidade

As pessoas sob domínio deste Odu sempre vencem as maiores dificuldades. As vezes comportam-se como velhos, mesmo tendo pouca idade. Costumam ser teimosos, resmungões, meio incoerentes, mas de muita responsabilidade. São trabalhadores, honestos ao extremo, possuindo vontade própria bem acentuada, o que demonstra uma forte personalidade. São inteligentes, espertas, super mães ou super pais.

Os filhos deste Odu não tem muita sorte na vida amorosa e, quase sempre sofre m uma série de perturbações físicas e espirituais(doenças, cirurgias). Os eleitos deste Odu possuem uma característica de aceitar todos os sofrimentos, tanto os de ordem física, bem como os espirituais, com grande capacidade de resignação, pois, no íntimo dos mesmos estará sempre a certeza de que nada é permanente e que tudo se transformará e de que eles serão os grandes vencedores. Trazem ajé em seus caminhos, o que os torna perigosos. Têm melancolia e nostalgia.

ORIXÁS QUE REGEM ESTE ODU



Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

6 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top